• Wellesiana: Rare Welles’ Footage
  • Wellesiana: Rare Welles’ Footage

O pesquisador Joseph McBride, autor de três livros sobre Orson Welles e ator em seu filme inacabado The Other Side of the Wind, irá apresentar e comentar este programa imperdível, composto de raridades da obra do cineasta. O material inclui o curta-metragem que Welles fez aos 19 anos (The Hearts of Age), trailers, aparições em filmes de outros diretores, programas de TV, teatro, cinejornais, testes de elenco e partes de filmes inacabados, que darão cabo de mais de meio século de carreira do mestre. Agradecimentos especiais a Bruce Goldstein, William Hohauser e Film Forum (Nova York).

Orson Welles e outros

Orson Welles e outros

Nasceu em Kenosha, Wisconsin, EUA, em 6 de maio de 1915. Foi ator, diretor, roteirista, dramaturgo e produtor para cinema, teatro e rádio. No teatro, dirigiu montagens que marcaram época. Em seu programa de rádio, fazia versões de obras clássicas e abalou o país ao adaptar A guerra dos mundos, de H. G. Wells. Esse foi seu passaporte para Hollywood, onde estreou aos 26 anos com Cidadão Kane (1941), pelo qual ganhou o Oscar de roteiro original. Bem recebido pela crítica, o filme ganhou reconhecimento internacional por suas inovações narrativas. Daí em diante, sua relação com Hollywood e produtores foi de altos e baixos, com projetos iniciados e deixados de lado, e outros modificados por terceiros. Dirigiu 11 longas completos, incluindo clássicos como Soberba (1942), A dama de Xangai (1947), A marca da maldade (1958) e O processo (1962), além de três adaptações de Shakespeare: Macbeth (1948), Otelo (1952) e Falstaff – O toque da meia-noite (1965). Faleceu em 1985, em Los Angeles.




SESC GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA CULTURA ANCINE FSA BRDE CIMA CANAL BRASIL CANAL CURTA ADORO CINEMA IEH TELECINE GLOBO FILMES FIRJAN CAIXA SEGURADORA PETROBRAS LEI DE INCENTIVO A CULTURA