Publicado em 06/08/2015

Neste mês de agosto, nada menos que cinco filmes que passaram pela Première Brasil nos últimos anos vão entrar em cartaz no circuito. Confira os títulos:

Dia 6 de agosto: Meia Hora e as manchetes que viram manchete (foto acima), de Ângelo Defanti

Sinopse: No Meia Hora, tabloide carioca de manchetes bem-humoradas e abordagens inusitadas, tiro vira "pipoco"; facção criminosa é "bonde sinistrão"; bandido escondido "tá malocado", vivo "toca o terror", e morto "levou ferro"; a polícia, quando invade, "dá sacode", quando atira, "senta o dedo", quando prende, "mete em cana"; cadeia fica melhor como "tranca", "jaula" ou "xilindró"; ladrão de galinha é "vagabundo"; estuprador é "monstro"; o exterior é tratado de "no estrangeiro"; e mulher bonita ganha adjetivos hortifrutigranjeiros como morango, melancia, maçã, cereja e jaca.

Dia 13 de agosto: Cativas - Presas pelo coração, de Joana Nin

Sinopse: A história de sete mulheres livres que se mantêm cativas em nome do amor. Apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O filme investiga como são estes casamentos, o que eles são capazes de construir ou destruir na vida delas. O universo destas mulheres é visto por meio de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais.

Dia 13 de agosto: Obra, de Gregorio Graziosi

Sinopse: Na populosa cidade de São Paulo, um jovem arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.

Dia 20 de agosto: O último cine drive-in, de Iberê Carvalho

Sinopse: O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, Fátima, para fazer um exame em Brasília. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 1970.

Dia 27 de agosto: Periscópio, de Kiko Goifman

Sinopse: Dois homens em um apartamento. Brigas, conflitos, ironia. Eric, 76 anos, e Élvio, 43, não se suportam. O mais jovem é um misto de assistente, secretário e enfermeiro do mais velho. Em um cenário no qual o mundo lá fora parece não existir, sobram provocações. O tempo está imobilizado, suspenso – e o tédio media a relação entre eles. Não existe uma gota de esperança e eles parecem estar apenas à espera da morte. Até que, subitamente, surge um estranho objeto do apartamento de baixo. Tudo se modifica.



Voltar