Publicado em 10/10/2017

O Cine Encontro desta segunda feira (9) trouxe o documentário Henfil. O filme sobre o conhecido cartunista e ativista foi exibido no espaço BNDES. Após a sessão, ocorreu um debate com a diretora Angela Zoe, mediado pelo também cartunista Arnaldo Branco e contou com a presença do produtor cultural Ivan Souza, filho de Henfil e Marcos Souza, sobrinho de Henfil, que também fez a música do filme, além de outros integrantes da equipe, os animadores Bruna Bakker e Gabriel Kalegário, a montadora Indira Rodrigues, a roteirista Gabriela Javier e a pesquisadora e assistente de direção Ana Clara Ribeiro.

O atual cenário político brasileiro foi bastante citado durante toda a conversa. O mediador Arnaldo Branco começou o debate perguntando como a equipe acreditava que seria a realidade hoje, caso Henfil estivesse vivo. Para Marcos Souza, Henfil e seus dois irmãos, Betinho e Chico Mário “certamente estariam combatendo com ternura e inteligência que eles tinham. Certamente a gente estaria bem mais amparado hoje”.

Para o público presente, o documentário inova ao trazer conteúdo de arquivo como entrevistas, vídeos em super 8 gravados pelo próprio Henfil em suas viagens, cartas que o personagem trocava com familiares simultaneamente a uma espécie de reality show com alunos de um curso de animação que estão aprendendo sobre o cartunista e pretendem realizar uma animação com seus personagens. Sobre isso, a diretora Angela Zoe afirma que sua intenção ao misturar essas linguagens era “trazer o pai e o filho para o cinema juntos”.

Da plateia, a primeira pessoa a falar não trouxe uma pergunta, mas sim uma observação: “Precisamos de mais filmes encabeçados por mulheres”. Sua fala foi seguida de muitos aplausos. Ao final do debate, a atriz e diretora Ruth Escobar, falecida na última semana, foi lembrada por Ivan Souza. Ela chegou a dirigir uma das peças teatrais escritas por Henfil.

Texto de Milena Terra




Voltar