Publicado em 28/08/2013

Um caminho bastante comum na história do cinema é o de atores que passam para trás da câmera. De Clint Eastwood a Barbra Streisand, de Selton Mello a Ben Affleck, a história está recheada de exemplos, alguns de sucesso, outros nem tanto. Esse ano marca a estreia na direção de longas de dois atores renomados do cenário atual: Valeria Golino e Joseph Gordon-Levitt. E a safra nos apresenta ainda o terceiro filme assinado pela musa Valeria Bruni Tedeschi e o quinto dirigido pelo ítalo-americano John Turturro.

Estrela de filmes como Rain Man e Respiro, a italiana Valeria Golino já havia se aventurado por trás das câmeras com o curta-metragem Armandino e il Madre, exibido no Festival de Locarno em 2010. Agora, ela estreia na direção de longas com Mel, drama sobre eutanásia, que foi exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. Baseado no romance de Mauro Covacich, o filme é estrelado por Jasmine Trinca.

Como não perder essa mulher

Quem também estreia na direção de longas esse ano é o multifacetado Joseph Gordon-Levitt, astro de filmes como 500 dias com ela, Batman – O cavaleiro das trevas ressurge e A origem. Revelado quando ainda era adolescente, na série de TV 3rd Rock From the Sun, o ator já havia dirigido cinco curtas, quase todos animações. Com Como não perder essa mulher, ele já participou do Festival de Berlim e do Sundance Film Festival, entre outros. Estrelado pelo próprio ator e por Scarlett Josansson, o filme conta a história de Jon, um conquistador nato, viciado em pornografia, que vê sua vida mudar quando conhece Barbara.

Mais uma estrela do cinema europeu traz seu novo filme para o Festival do Rio. Valeria Bruni Tedeschi, italiana que cresceu na França e trabalhou com diretores como François Ozon (O amor em 5 tempos e O tempo que resta) e Claire Denis (Nénette et Boni), já havia dirigido dois longas, entre eles Atrizes. A irmã mais velha de Carla Bruni estreou seu novo filme, Um castelo na Itália, em grande estilo na competição oficial do Festival de Cannes. Uma comédia dramática, o longa é estrelado pela própria atriz e pelo galã do cinema francês Louis Garrel.

Dessa seleção de atores por trás das câmeras, o mais experiente, no entanto, é John Turturro, parceiro constante dos irmãos Coen em filmes como Barton Fink – Delírios de Hollywood, O grande Lebowski e E aí, meu irmão, cadê você?. Com seu primeiro longa, Mac, ele ganhou a Câmera de Ouro no Festival de Cannes de 1992. Agora, apresenta seu quinto filme, Gigolô em decadência. Estrelado pelo próprio diretor, o filme conta com nomes de peso no elenco, entre eles Woody Allen, Liev Schrieber, Sharon Stone e Sophia Vergara. Confirá o trailer dessa comédia que você poderá ver no Festival do Rio, em primeira mão.



Voltar