Publicado em 25/09/2014

As atrizes Samara Felippo e Antônia Fontenelle e o ator Patrick de Oliveira farão a dublagem ao vivo do longa italiano Primeiros amores na Mostra Geração – segmento infanto-juvenil do Festival do Rio 2014.

"É uma novidade, diferente de tudo o que já vi de comunicação, não sabia nem que existia dublagem ao vivo. Eu dublei Ratatouille e amei, mas é completamente diferente ao vivo. É tensão o tempo todo. Estou muito empolgada e ansiosa para ver a reação das crianças, ver que eles realmente estão entendendo, curtindo o filme porque a gente está fazendo direitinho, vai ser muito gratificante", conta Samara Felippo, mãe de Alícia (5 anos) e Lara (1 ano).

Apesar de não ter experiência em dublagem de estúdio, Antônia Fontenelle aceitou o desafio: "Fiquei muito feliz com o convite. A preocupação é que é ao vivo, então não pode parar, como no estúdio. E é um público novo e que não perdoa. Se a criança não gostar, não esconde. A gente tem que levar muito a sério e treinar muito. É um superdesafio, mas o fato de as crianças assistirem e depois falarem com a gente, vai ser uma experiência lindíssima".

Patrick de Oliveira, que foi ator mirim na década de 1990 e dublou o personagem Simba de O rei leão, também destacou as diferenças para dublagem de estúdio. "Eu já dublo há bastante tempo, mas é diferente e a gente faz muitos personagens, eu estou fazendo quase todos os masculinos do filme. É uma adrenalina quase de uma peça teatral porque é tudo na hora, ao vivo", conta.

Na Mostra Geração, alguns filmes internacionais são dublados ao vivo para que os cinéfilos de todas as idades – mesmo os que ainda não sabem ler – aproveitem cada minuto da história. Para as crianças, é uma experiência única que exige muita técnica e ensaio da equipe de dubladores, que fica ali pertinho do público durante todo o filme. Nada é gravado, cada sessão é única e o público pode conversar com os "donos das vozes" no final. Essas ações estão dentro do objetivo da Mostra Geração de incentivar crianças e jovens a terem mais contato com o cinema e audiovisual em geral.

As sessões com dublagem ao vivo de Primeiros amores acontecem dia 1º de outubro, às 13h30, e dia 7, às 9h00, ambas no Estação Rio 1.

Para ficar por dentro das novidades da Mostra Geração, curta sua página no Facebook.



Voltar