Publicado em 11/10/2016

Por: Dominique Valansi

A alegria de viver, reflexões sobre a vida e a nostalgia são elementos recorrentes nos filmes de Domingos de Oliveira. Depois de longas como Infância (2014), Primeiro Dia de um Ano Qualquer (2012), Era Uma Vez… (2008), Juventude (2008), entre outros, o diretor lança BR 716. O filme, parte da Mostra Hors-Concours, da Première Brasil, será exibido hoje às 19h30, no Cine Odeon.

Na intensa boemia carioca nos anos 1960, o engenheiro e aspirante a escritor Felipe (Caio Blat) leva uma vida regada a prazeres. É a fábula da fase do álcool, da mais intensa boêmia, em festas alucinantes realizadas num apartamento dado por seu pai, na famosa rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Lá, ele e seus amigos desfrutam de tudo que a liberdade pode oferecer, mesmo em meio a um momento político complicado, que termina no golpe de 1964.

Era o auge do samba-canção de Antonia Maria e Dolores Duran em reação talvez ao cinema americano, onde depois do primeiro beijo aparecia “The End” na tela e todos eram felizes para sempre. Uma boêmia apaixonada e desvairada como nunca houve outra.

No elenco estão ainda Sophie Charlotte, Maria Ribeiro e Gabriel Antunes. No Festival de Gramado deste ano, BR 716 recebeu os prêmios de melhor filme,melhor direção e melhor trilha musical e melhor atriz coadjuvante, para Glauce Guima.

Outras sessões do filme serão na quarta, 12/10, às 13h, também no Odeon, e na quinta-feira às 19h, no Kinoplex São Luiz 1.




Voltar

Edição 2023