Publicado em 03/07/2014

A norte-ameircana Variety e o brasileiro Filme B noticiaram essa semana que, ao contrário do que se esperava, a Copa do Mundo não tirou público do cinema. Muito pelo contrário: o desempenho das salas de exibição no Brasil cresceu nas duas últimas semanas de junho, com relação ao mesmo período em 2013. De 12 de junho (data de início da Copa) a 29, o aumento foi de 25% de público e 32% de renda.

Paul Dergarabedian, analista do mercado de cinema, diz que o fenômeno talvez se deva a uma contraprogramação, já que os dois filmes mais procurados nesse período foram o drama romântico A culpa é das estrelas e a animação infantil Como treinar seu dragão 2, cujo público alvo seria o oposto daquele do mundial de futebol. “O que poderia ser mais diferente da Copa do que A culpa é das estrelas?”, pergunta ele.

Valmir Fernandes, presidente da Cinemark Interntional, compara o desempenho com o que aconteceu na Alemanha em 2006, ano em que o país sediou a Copa. Por lá, a queda de público foi de 40%.

No entanto, com medo de que a Copa assustasse os espectadores das salas, alguns filmes que tiveram lançamento mundial vão acabar chegando mais tarde por aqui, caso de Transformers: A era da extinção (estreia dia 17 de julho).

Clique aqui para ler a matéria completa da Variety.



Voltar