Publicado em 01/11/2018

Foi dada a largada para a maior festa do cinema da América Latina. Na noite desta quinta-feira, a cerimônia de abertura do Festival do Rio 2018 levou ao público do Cine Odeon Net Claro a primeira sessão pública de “As Viúvas” no Brasil. Antes da exibição do novo longa de Steve McQueen, diretor do premiado “12 anos de escravidão”, a atriz Julia Lemmertz fez as honras da casa como mestre de cerimônias da noite. Agradeceu a presença da plateia, lembrou que o Festival chega à vigésima edição em 2018 e anunciou que o Rio de Janeiro tornava-se, naquele momento e mais uma vez, a capital do cinema. Não é exagero: até o próximo dia 11, o Festival do Rio vai exibir mais de 200 filmes de 60 países em dezenas de endereços da cidade – do suntuoso Odeon às salas do grupo Estação, passando por espaços do circuito SESC RJ e pela Cinemateca do MAM, entre outros pontos. Nos títulos selecionados, a produção nacional mostra força com 84 filmes presentes, entre longas e curtas, ficção e documentário.

“Vocês não têm ideia de como estou feliz de estar aqui hoje”, disse Walkiria Barbosa, diretora do Festival do Rio, ao lado de Ilda Santiago – ambas convidadas ao palco por Júlia Lemmertz. “Este festival é muito importante, é o festival da democracia, da liberdade, desde o seu início procura abraçar tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Continuaremos, independente de qualquer coisa, porque juntos somos fortes”, arrematou Walkiria, antes de passar o microfone para sua parceira no comando do evento. 

“Enfrentamos enormes desafios. São vinte anos de cinema brasileiro, vinte anos de acreditar no Rio, no estado, no país”, afirmou Ilda Santiago. Depois, as duas renderam uma merecida homenagem a parceiros e colaboradores que contribuíram para a viabilização do Festival do Rio em 2018. Petrobras, Caixa Seguradora, Firjan (a Casa Firjan, este ano, vai abrigar a programação do RioMarket, a frente do Festival voltada a negócios), Globo Filmes, Ministério da Cultura, BRDE, FSA e Ancine foram instituições que, mais uma vez, compreenderam a importância de um evento que é ponto alto no calendário cultural da cidade.

Júlia Lemmertz, a apresentadora da noite, despediu-se das diretoras. Em seguida, desejou a todos “boa sorte e coragem”, além de um “viva ao cinema brasileiro”. Antes do início do longa, a surpresa: ganhou a tela uma mensagem gravada pelo diretor de “As viúvas”. “Espero que gostem do filme. Desejo sucesso ao festival”, disse Steve McQueen. Agora é com você: é hora de acompanhar a programação, escolher os filmes e curtir. O Festival do Rio é seu.




Voltar