Publicado em 12/10/2016

Uma cópia restaurada de um dos filmes fundamentais do Cinema Novo vai ser exibida na Cinemateca do MAM, às 19h, nesta quarta feira, dia 12. Trata-se de A Grande Cidade, dirigido por Cacá Diegues, em 1966.  E o cineasta vai estar presente para receber homenagem especial do Festival do Rio 2016 pelo conjunto de sua obra, que hoje é um dos tesouros na cinematografia brasileira.

A restauração de A Grande Cidade foi feita pelo Centre National du Cinema et de l'Image Animée, o CNC, na França. O filme data do período mais criativo e efervescente do Cinema Novo, o período entre 1964 e 1968, quando artistas e cineastas se uniram num movimento de resistência cultural que produziu movimentos como a Tropicália e alguns dos títulos marcantes do Cinema Novo. A Grande Cidade, como tantos filmes do movimento naquele período, trata do sertão brasileiro, mas visto de uma perspectiva urbana. São os sertanejos na cidade grande, os nordestinos que se tornam protagonistas de uma história que tem como pano de fundo a enorme mudança da população do campo para os centros urbanos, na década de 1960 no Brasil.  Como diz Cacá Diegues, "o filme acompanha os sertanejos da cidade grande". 

O filme tem no elenco Anecy Rocha (irmã de Glauber Rocha), Leonardo Villar, Joel Barcelos, e Antonio Pitanga, um ator ícone do cinema brasileiro, que este ano mereceu uma cinebiografia, intitulada simplesmente Pitanga, dirigida por sua filha, Camila Pitanga e por Beto Brandt. 

O enredo de A Grande Cidade conta a história de Luzia sai do Nordeste para o Rio de Janeiro à procura de seu noivo, Jasão. Nessa busca, conhece Calunga, malandro carioca que lhe mostra a cidade e a apresenta para Inácio, um nordestino que deseja loucamente voltar para sua terra. Finalmente, Luzia descobre que o noivo Jasão mora em uma favela e que se transformou num temido assaltante. Mas, antes que ela consiga salvá-lo do crime, ambos acabam sendo vítimas dos conflitos e da violência gerados pela grande cidade.

O cineasta está no momento terminando O Grande Circo Místico, inspirado na obra de Chico Buarque e Edu Lobo, filmado em Portugal, com Mariana Ximenes, Vincent Cassel. O novo filme de Cacá acompanha um século na vida de uma família de circo e deve ser lançado em maio de 2017.

A restauração de A Grande Cidade é, sem dúvida, um presente para o cinema brasileiro.



Voltar