Publicado em 14/09/2016

Uma grande mostra dentro da Première Brasil. É assim que se pode definir a seleção de filmes Hors Concours que serão apresentados no Festival do Rio 2016. Ao todo serão 16 obras divididas entre as categorias Ficção, Documentário, Curta-metragem, Retratos Falados, Tesouro Restaurado (o filme É Um Caso de Polícia, de 1959) e Homenagem 15 anos, dedicado ao filme Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.

Hors Concours Ficção

A juventude boêmia e desvairada de Copacabana da década de 1960, em um período pré-Golpe, é o tema do longa-metragem BR 716 (85 min), do diretor Domingos de Oliveira. Estrelado por Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro e Alamo Faco, com participações especiais de Pedro Cardoso e Daniel Dantas, o filme é regado a muito samba-canção, cinema americano, praia, festas e uma bebedeira desenfreada. Muita gente vai sentir saudades da época (tendo ou não vivido a mesma).

Em uma atuação emocionante, a atriz Andreia Horta vive a cantora Elis Regina no primeiro longa-metragem do diretor Hugo Prata. A cinebiografia Elis (110 min) foi vencedora de três Kikitos no Festival de Gramado 2016, nas categorias melhor filme pelo júri popular, melhor atriz e melhor montagem. No elenco, Gustavo Machado interpreta Ronaldo Bôscoli; Caco Ciocler vive César Camargo Mariano; e Lucio Mauro Filho, o multi-talentos Miéle. Imperdível.

Baseado em fatos reais, o filme Pequeno Segredo (105 min), conta a história da família Schurmann, que vive aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro, a partir da adoção da Kat, uma órfã soropositiva. O longa, do diretor David Schurmann , escolhido como o brasileiro que vai disputar o Oscar 2017, tem no elenco Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Marcello Antony, Erroll Shand e Mariana Goulart.

O longa O que seria deste mundo sem paixão? (75 min), do cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, apresenta a relação de amizade entre os escritores mineiros Lúcio Cardoso (1912-1968) e Murilo Mendes (1901-1975), interpretados por Armando Babaioff e Saulo Arcoverde. O filme terá sua primeira exibição no Festival do Rio.

Documentário

Filme premiado com o L'Oeil D'Or, do 69º Festival de Cannes, o documentário Cinema Novo (90 min), de Eryk Rocha, uma reflexão sobre o movimento cinematográfico brasileiro, iniciado na década de 1960, que reuniu nomes como Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha (pai do diretor), Ruy Guerra, Joaquim Pedro de Andrade, Cacá Diegues, Paulo César Saraceni, Rogério Sganzerla, entre outros.

Um dos maiores atores do cinema nacional é o tema do documentário dirigido pela dupla Camila Pitanga e Beto Brant. Em Pitanga (110 min), que faz sua estréia na Première Brasil, a trajetória na telona de Antônio Pitanga, que atuou em filmes icônicos como “Bahia de Todos os Santos” (1960), Barravento (1962), O pagador de promessas”, “Ganga Zumba”, “Os fuzis”, entre dezenas de outros.

Curta-metragem

Luísa Sequeira dirige o único curta hors-concours do Festival do Rio 2016: Os Cravos e a Rocha (16 min). O filme fala sobre a passagem de Glauber Rocha por Portugal, no 25 de Abril de 1974, durante a Revolução dos Cravos e sua participação no filme coletivo “As Armas e o Povo”.

Retratos Falados

O filme Entre os homens de bem (104 min), de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, acompanha o deputado Jean Wyllys em um Congresso Nacional de tendências cada vez mais conservadoras. Além de traçar o perfil de um personagem singular, o longa reforça o atual cenário de crise de representatividade e polarização da política brasileira.

O documentário Galeria F (86 min), de Emília Silveira, conta a história de Theodomiro Romeiro dos Santos, militante do Partido Comunista Brasileiro condenado à morte que escapou da ditadura militar no Brasil, conseguindo exílio na França. A trama acompanha o ex-preso político e seu filho mais velho em uma viagem que refaz sua fuga.

Outro filme inédito que faz sua estréia no festival é Intolerância.doc (85 min), de Susanna Lira. O documentário mergulha em um aspecto da sociedade brasileira pouco abordado com profundidade: o crescimento dos crimes de ódio no país e o que está por trás dos discursos de intolerância.

A barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, são o tema de Holocausto Brasileiro (90 min), documentário de Daniela Arbex e Armando Mendz. Pelo menos 60 mil pessoas morreram no local, conhecido por Colônia, na cidade mineira de Barbacena. A maioria era internadas à força sem diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder.

Latina / Fronteiras

Filmes brasileiros hors concours também estarão na Première Latina (a comédia La Vingança dirigida por Fernando Fraiha) e na mostra Fronteiras (os filmes Kabadio – O Tempo Não Passa, de Daniel Leite; e Central, de Tatiana Sager e Renato Dornelles).

Tesouro Restaurado

A mostra vai homenagear o filme É Um Caso de Polícia (1959), de Carla Civelli, com roteiro de Dias Gomes, que foi restaurado por iniciativa de Patricia Civelli, sobrinha da diretora. O longa, que nunca foir lançado no cinema, chegou a ser considerado desaparecido. A restauração ótica do filme foi realizada por Francisco Sergio Moreira e a digital pela TeleImagem. Trata-se de uma comédia rodada na mansão que pertenceu ao prefeito Pereira Passos (hoje demolida). Na comédia restaurada, fazem parte do elenco: Glauce Rocha, Sebastião Vasconcelos, Claudio Corrêa e Castro e Renato Consorte.

Homenagem 15 anos

Completa a mostra, uma homenagem aos 15 anos do lançamento de Lavoura Arcaica (2001), primeiro filme de Luiz Fernando Carvalho. O filme já acumulou 50 prêmios neste periodo de 15 anos. Baseado no romance homônimo de Raduan Nassar publicado em 1975, o longa-metragem teve direção de fotografia de Walter Carvalho e no elenco Selton Mello, Raul Cortez, Juliana Carneiro da Cunha, Simone Spoladore, entre outros.  




Voltar

Edição 2023