Publicado em 28/08/2013

Em fevereiro de 2012, três integrantes do grupo de punk rock feminista Pussy Riot participaram de um protesto na catedral de Cristo Salvador, em Moscou, contra a união entre Igreja e Estado perpetrada pelo presidente Vladimir Putin. Nadia, Masha e Katia foram presas e acusadas de crime de intolerância religiosa, protagonizando um julgamento que chamou a atenção do mundo todo para a sociedade russa contemporânea. Organizações como a Anistia Internacional e celebridades engajadas como Paul McCartney, Yoko Ono e Sting se posicionaram em favor das acusadas e da liberdade de expressão.

O documentário Pussy Riot: A prece punk revela os bastidores do julgamento com imagens de arquivo inéditas, além de contar com uma série de entrevistas exclusivas com integrantes da banda, familiares das acusadas e advogados de defesa do caso. O filme, dirigido por Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin, faz um raio-x da batalha do grupo contra um sistema que tenta fazer delas um exemplo. As três meninas foram condenadas a dois anos de trabalho forçados. Nadia e Masha pagam sua pena atualmente, enquanto Katia conseguiu revertê-la em uma apelação.

Pussy Riot: A prece punk ganhou o Prêmio Especial do Júri para documentários no Sundance Film Festival 2013. Confira abaixo o trailer do filme, que você poderá assistir em breve no Festival do Rio.



Voltar