Publicado em 12/10/2016

Os 15 anos de um clássico do cinema brasileiro serão comemorados com uma sessão especial no Festival do Rio 2016: Lavoura Arcaica, filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho, vai receber homenagens, no Estação NET Botafogo 1, na quinta, dia 13, às 21h. O elenco tem Simone Spoladore, Selton Mello, Juliana Carneiro da Cunha, Raul Cortez, Leonardo Medeiros. O filme também é tema de uma instalação do artista plástico Raimundo Rodriguez, que vai ocupar a galeria do Estação NET Botafogo 1 até o dia 16.

Lavoura Arcaica, que colecionou mais de 50 prêmios internacionais por onde passou, conta a história de André (Selton Mello), um jovem desgarrado da família e decidido a sair de casa para se livrar da rigidez do pai (Raul Cortez) e do sufocamento da mãe (Juliana Carneiro da Cunha). Com a missão de trazer o irmão de volta, Pedro (Leonardo Medeiros) consegue convencê-lo a retornar para casa.

Homenageado desta edição do Festival do Rio, o filme Lavoura arcaica (2001), é baseado no romance de Raduan Nassar. Numa atmosfera bem brasileira, mas dominada por um sopro universal da tradição clássica mediterrânea, o filme e o livro são uma versão ao avesso da parábola bíblica do Filho Pródigo. Ambos contam a história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, trazendo para a tela temas como o amor, o incesto e as relações familiares.

O filme virou tema de uma instalação do artista plástico Raimundo Rodriguez, que apresenta a memorabilia do filme, com elementos do cenário, como a cadeira da pensão do protagonista André (Selton Mello), o vestido branco usado por Ana (Simone Spoladore), críticas publicadas na época, fotos e diários do diretor feitos durantes as filmagens, com desenhos e estudos de cena.

Além da sessão especial, em 35mm, na quinta-feira, dia 13, no Estação Net Botafogo 1, às 21h,  haverá também uma apresentação do longa-metragem no dia 14, sexta-feira, às 19h, no Cine Reserva Cultural, em Niterói.


LAVOURA ARCAICA
(To The Left of the Father)
de Luiz Fernando Carvalho. Com Selton Mello, Raul Cortez, Juliana Carneiro da Cunha, Simone Spoladore, Caio Blat. Brasil, 2001. 170min, DCP.

Numa atmosfera bem brasileira, mas dominada por um sopro universal da tradição clássica mediterrânea, Lavouraarcaica é a versão ao avesso da parábola do Filho Pródigo. Transposição da obra homônima do escritor Raduan Nassar, o filme conta a história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, trazendo para a tela temas como o amor, o incesto e as relações familiares. Drama trágico da eterna luta entre a tradição e a liberdade. \(*** Com a presença de convidados\)
Clássicos & Cults - ) - 14 anos


QUI (13/10) 21:00 Estação NET Botafogo 1 ***
SEX (14/10) 19:00 Reserva Cultural Niterói 4 ***




Voltar