Publicado em 05/09/2013

Gravidade, de Alfonso Cuarón

Ainda faltam quatro meses para saírem os indicados ao Oscar, no início de janeiro. Mas muito já se fala sobre o assunto, especialmente com a chegada dos festivais do segundo semestre, como Veneza, Toronto, Telluride e Nova York. Já se pode ler reações de críticos e espectadores a alguns desses filmes, que despontam desde já como favoritos em várias das categorias principais. O Festival do Rio vai exibir boa parte desses filmes, antecipando também por aqui o clima de premiação.

De Cannes, vem o vencedor do prêmio de melhor ator, Nebraska, de Alexander Payne. A história de um senhor com problemas de memória caindo na estrada com seu filho é estrelada por Bruce Dern, que aparece como forte candidato ao Oscar na categoria. Payne tem uma relação estreita com o Oscar: ele já ganhou o prêmio pelos roteiros de Sideways – Entre umas e outras e Os descendentes; e foi indicado a melhor diretor pelos dois filmes e também pelo roteiro de As confissões de Schmidt.

Outro habitué da premiação é Lee Daniels. Seu filme O mordomo da Casa Branca tem a seu favor o tema forte sobre a sociedade americana dos últimos 50 anos, além de uma robusta bilheteria, que já soma mais de US$ 80 milhões. Vale lembrar que Daniels é o diretor de Preciosa – Uma história de esperança, pelo qual foi indicado a melhor direção e que ganhou os prêmios de atriz coadjuvante (Mo’nique) e roteiro adaptado. Indicações de melhor ator (Forrest Whitaker) e atriz (Oprah Winfrey) são quase garantidas.

As questões de igualdade social da comunidade afro-americana também é tema central de Fruitvale Station, o grande vencedor do Sundance Film Festival desse ano, que vem sendo considerado o independente do ano. Essa credencial pode inseri-lo no lugar que Preciosa, Pequena Miss Sunshine e Indomável sonhadora tiveram em anos recentes. O filme, baseado numa história real, acompanha o jovem Oscar Grant por São Francisco no último dia de 2008 e nas primeiras horas de 2009. Ao fim de sua trajetória, ele tem de lidar com um mal-entendido nas mãos da polícia interna do sistema de metrô da cidade. O longa marca a estreia do diretor Ryan Coogler. Vale lembrar que, em anos recentes, diretores com poucos filmes no currículo levaram o prêmio, como Michel Hazanavicius (O artista) e Tom Hooper (O discurso do rei).

Blue Jasmine pode marcar um novo retorno de Woody Allen ao prêmio. Sua comédia dramática, estrelada por Cate Blanchett, dispara como favorito em melhor atriz e roteiro original. Há dois anos, Allen voltou a ser indicado com seu Meia-noite em Paris, pelo qual ganhou o prêmio de melhor roteiro. O novo longa vem sendo chamado de “seu melhor filme em muito tempo”, adjetivo que, em se tratando de Woody Allen, tem peso dobrado.

O mexicano Alfonso Cuarón tem em seu currículo três indicações ao Oscar, pelos roteiros de E sua mãe também e Filhos da esperança e pela montagem desse último. Seu novo filme, Gravidade, uma fábula de sobrevivência no espaço, vem sendo comparado ao clássico 2001 – Uma odisseia no espaço, de Kubrick, e pode render a Cuarón sua primeira indicação a melhor filme e direção. Sandra Bullock e George Clooney são os dois únicos atores em cena e a atriz já vem sendo considerada como favorita ao prêmio por muitos especialistas. Ela ganhou o prêmio em 2010 por Um sonho possível.

Uma das coisas que mais atraem os votantes do Oscar são atores personificando personagens reais. E a transformação de Naomi Watts para Diana, sobre os dois últimos anos de vida de Lady Di, impressiona desde já. O longa, do diretor alemão Oliver Hirschbiegel (de A queda! – As últimas horas de Hitler) também tem grandes chances na já lotada categoria de melhor atriz.

Outro personagem real que ganha as telas esse ano é Julian Assange, a mente por trás do Wikileaks. O quinto poder, retrato do revolucionário da mídia, tem direção de Bill Condon, vencedor do Oscar pelo roteiro de Deuses e monstros e diretor de Dreamgirls: Em busca de um sonho. No papel principal, está Benedict Cumberbatch, um dos novos queridinhos de Hollywood, que esteve em cinco filmes só esse ano, entre eles o blockbuster Além da escuridão - Star Trek, onde incorporou o clássico vilão Khan. Talvez o Oscar de melhor ator seja o próximo passo que dará em direção ao estrelato.

Além desses, outros filmes com fortes chances no Oscar serão confirmados na programação do Festival do Rio nas próximas semanas e você vai poder conferi-los em breve.



Voltar