Publicado em 10/09/2013

The Immigrant, de James Gray

Com a noite de abertura do Festival do Rio se aproximando, a expectativa cresce cada vez mais. Cinéfilos da cidade toda e de muitos pontos do país contam os dias para o início da maratona, que acontece de 26 de setembro a 10 de outubro. Assim, a poucos mais de duas semanas desse pontapé inicial, adiantamos aqui os títulos já confirmados na programação. Mas fiquem atentos, que continuaremos a trazer mais filmes e novidades aqui no site.

Por enquanto, já são 350 filmes divididos por mostras, entre eles, Blue Jasmine, de Woody Allen; Terra prometida, de Gus Van Sant; Spring Breakers: Garotas perigosas, de Harmony Korine; Pussy Riot - A prece punk, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin; Gravidade, de Alfonso Cuarón; Diana, de Oliver Hirschbiegel; A filha de ninguém, de Hong Sang-soo; As ondas do rádio (a oeste), de Lionel Baier;  Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles, de Ryan White; A dança da realidade, de Alejandro Jodorowsky; Jeune & Jolie, de François Ozon; o sci-fi iraniano Taboor, de Vahid Vakilifar; A grande beleza, de Paolo Sorrentino e outros.

Além das mostras já conhecidas - Panorama, Expectativa 2013, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Música, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários Únicos e Meio Ambiente,o Festival renova sua programação com novas mostras:

  • Mostra Tec: antes do mundo virtual, era a privacidade, com sete documentários que abordam o impacto da internet, mídia e novas tecnologias de informação e interação nas relações entre indivíduos, grupos sociais, povos e governos;
  • Mostra Expectativa Vanguarda, com seis filmes que desafiam as regras da narrativa convencional e descobrem e potencializam novos percursos no cinema atual: pinturas sensoriais até relatos íntimos e outros coletivos, desde uma sala de tribunal nos Estados Unidos até paisagens africanas longínquas;
  • Mostra Panorama Grandes Documentaristas, com recentes produções dos mestres do documentário Frederick Wiseman, Nicolas Philibert, Errol Morris, Rithy Panh e Claude Lanzmann e de três cineastas de peso, tanto na ficção quanto no documentário: Marcel Ophuls, Ken Loach e Werner Herzog.

Pelo terceiro ano, o Armazém da Utopia (Armazém 6) será a sede do RioMarket, do Cine Encontro e das sessões populares.
Palestras e rodadas de negócios, seminários sobre tecnologia, workshops para roteiro de cinema e televisão e outros temas serão abordados no RioMarket, com a presença de profissionais do audiovisual. Algumas oficinas terão entrada gratuita.
O Cine Encontro oferece ao público a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.
Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

Alguns filmes e mostras confirmados no Festival:

PANORAMA:
Computer Chess, de Andrew Bujalski
The Crash Reel, de Lucy Walker
Sozinha (Gu du), de Wang Bing
Até que a loucura nos separe (Feng Aimi), de Wang Bing
Sapi (Sapi), de Brillante Mendoza
Vosso ventre (Sinapupunan), de Brillante Mendoza
A ravina do adeus (Sayonara keikoku ), de Tatsushi Omori
Geografia humana (Geographie Humaine), de Claire Simon
Sonhos americanos na China (American Dreams in China), de Peter Ho-sun Chan
Walesa, homem da esperança (Walesa. Czlowiek z Nadziei), de Andrzej Wajda
Chegará o dia (Un Giorno Devi Andare), de Giorgio Diritti
Crystal Fairy e o cactus mágico (Crystal Fairy), de Sebastián Silva
Pussy Riot - A prece punk (Pokazatelnyy protsess: Istoriya Pussy Riot), de Mike Lerner, Maxim Pozdorovkin
Como não perder essa mulher  (Don Jon), de Joseph Gordon-Levitt
A garota de lugar nenhum (La Fille de Nulle Part ), de Jean-Claude Brisseau
Spring Breakers: Garotas perigosas (Spring Breakers), de Harmony Korine
Time show de bola (Metegol), de Juan José Campanella
Fading Gigolo, de John Turturro
Gravidade (Gravity), de Alfonso Cuarón
Outrage Beyond (Autoreiji: biyondo), de Takeshi Kitano
Terra prometida (Promised Land), de Gus Van Sant
A filha de ninguém (Nugu-ui Ttal-do Anin Haewon), de Hong Sang-soo
Vic+Flo viram um urso (Vic+Flo ont vu un ours), de Denis Côté
O mordomo da Casa Branca (Lee Daniels’ The Butler), de Lee Daniels
Questão de tempo (About Time), de Richard Curtis
Diana, de Oliver Hirschbiegel
Suspensão da realidade (Suspension of Disbelief), de Mike Figgis
Mea Maxima Culpa: Silêncio na casa de Deus (Mea Maxima Culpa: Silence in the House of God), de Alex Gibney
The Canyons, de Paul Schrader
A batalha de amfAR (The Battle of amfAR), de Rob Epstein, Jeffrey Friedman
Only Lovers Left Alive (Only Lovers Left Alive), de Jim Jarmusch
Bastardos (Les Salauds), de Claire Denis
Jeune & Jolie, de François Ozon
The Immigrant, de James Gray
Apenas Deus perdoa (Only God Forgives), de Nicolas Winding Refn
Um episódio na vida de um catador de ferro-velho (Epizoda u zivotu beraca zeljeza), de Danis Tanovic
Um castelo na Itália (Un Château en Italie), de Valeria Bruni Tedeschi
Michael Kohlhaas, de Arnaud des Pallières
Nebraska, de Alexander Payne
A grande beleza (La Grande Bellezza), de Paolo Sorrentino
Um estranho no lago (L’Inconnu du Lac), de Alain Guiraudie
Blind Detective (Man Tam), de Johnnie To
Jackie Stewart - O fim de semana de um campeão (Weekend of a Champion), de Frank SIMON
Feio (Ugly), de Anurag Kashyap
François Hollande no poder (Le Pouvoir), de Patrick Rotman
Manuscritos não queimam (Dast-Neveshtehaa Nemisoosand), de Mohammad Rasoulof
Os belos dias (Les beaux jours), de Marion Vernoux
The Zero Theorem, de Terry Gilliam
Nós somos os melhores! (Vi är bäst!), de Lukas Moodysson
Blue Jasmine, de Woody Allen
Viramundo, de Pierre-Yves Borgeaud
Ensaio, de Tânia Lamarca
Real (Riaru: Kanzen naru kubinagaryû no hi), de Kiyoshi Kurosawa
Mão na Luva (Mão na Luva), de José Joffily, Roberto Bomtempo
Gare du Nord, de Claire Simon
Quando a noite cai em Bucareste ou metabolismo (Când se las  seara peste Bucure ti sau metabolism), de Corneliu Porumboiu
Joe, de David Gordon Green
Le Week-End, de Roger Michell
O grande Kilapy, de Zézé Gamboa

PANORAMA – GRANDES DOCUMENTARISTAS:
A estação de rádio (La Maison de la Radio), de Nicolas Philibert
O espírito de 45 (The Spirit of ‘45), de Ken Loach
A imagem que falta (L’Image Manquante), de Rithy Panh
Marcel Ophuls, Um viajante (Un Voyageur), de Marcel Ophuls
O último dos Injustos (Le Dernier des Injustes), de Claude Lanzmann
Em Berkeley (At Berkeley), de Frederick Wiseman
O conhecido desconhecido: a era Donald Rumsfeld (The Unknown Known), de Errol Morris
Corredor da Morte II - Retratos: Blaine Milam + Robert Fratta, de Werner Herzog
Corredor da Morte II - Retratos: Darlie Routier + Douglas Feldman, de Werner Herzog

EXPECTATIVA 2013:
O que não falam quando falam de amor (Yang Tidak Dibicarakan Ketika Membicarak), de Mouly Surya
Fruitvale Station, de Ryan Coogler
Emanuel e a verdade sobre peixes (Emanuel and the Truth About Fishes), de Francesca Gregorini
Austenland (Austenland), de Jerusha Hess
As delícias da tarde (Afternoon Delight), de Jill Soloway
O verão da minha vida (The Way, Way Back), de Nat Faxon e Jim Rash
Quando eu era sombrio (I Used to Be Darker), de Matthew Porterfield
Chevrolet azul (Blue Caprice), de Alexandre Moors
May e o verão (May in the Summer), de Cherien Dabis
Carmina ou que se exploda (Carmina o Revienta), de Paco León
Yema, de Djamila Sahraoui
Para toda a vida (Hayatboyu), de Asli Özge
Rock the Casbah (Rock ba'Kasba), de Yariv Horowitz
Juventude (Youth), de Tom Shoval
Diego Star, de Frédérick Pelletier
A gatinha esquisita (Das merkwürdige Kätzchen), de Ramon Zürcher
Alì tem olhos azuis (Alì ha gli occhi azzurri), de Claudio Giovannesi
Tirem o sorriso do rosto (Hide Your Smiling Faces), de Daniel Patrick Carbone
The Broken Circle Breakdown, de Felix van Groeningen
Boteco, de Ivan Dias
Acalme esse coração inquieto (Stop the Pounding Heart), de Roberto Minervini
Mel (Miele), de Valeria Golino
Sarah prefere correr (Sarah Préfère la Course), de Chloé Robichaud
O chefe (The Major), de Yuri Bykov
Salvo (Salvo), de Fabio Grassadonia, Antonio Piazza
O gigante egoísta (The Selfish Giant), de Clio Barnard
Minha doce Pepper Land (My Sweet Pepper Land), de Hiner Saleem
Meia sombra (Halbschatten), de Nicolas Wackerbarth
A batalha de Solferino (La Bataille de Solférino), de Justine Triet
Um fim do mundo (Um Fim do Mundo), de Pedro Pinho
Hotel Transeuropa (Transeurope Hotel), de Luigi Cinque
Baby Blues (Bejbi blues), de Katarzyna Ros aniec
Burma, de Carlos Puga
Meio sol amarelo (Half of a Yellow Sun), de Biyi Bandele
Bethlehem, de Yuval Adler

EXPECTATIVA VANGUARDA :
Matéria obscura (Materia Oscura), de Massimo Danolfi Martina Parenti
Taboor, de Vahid Vakilifar
A batalha de Tabatô (A Batalha de Tabatô), de João Viana
Lacrau, de João Vladimiro
Mapa, de León Siminiani
Audiência pública (Public Hearing), de James N. Kienitz Wilkins

TEC: ANTES DO MUNDO VIRTUAL, ERA A PRIVACIDADE:
Roubamos segredos - A história do Wikileaks  (We Steal Secrets The Story of WikiLeaks), de Alex Gibney
Google e o cérebro do mundo (Google and the World Brain), de Ben Lewis
TPB AFK: O caso Pirate Bay (TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard), de Simon Klose
O horário nobre no Afeganistão (The Network), de Eva Orner
Sujeito a termos e condições (Terms and Conditions May Apply), de Cullen Hoback
Downloaded - A saga do Napster (Downloaded), de Alex Winter
vidareal.com (InRealLife), de Beeban Kidron

ALAIN GUIRAUDIE:
O rei da fuga (Le Roi de Lévasion)
Agora é o momento (Voici Venu le Temps)
Os fortes não descansam (Pas de Repos Pour les Braves)
Esse velho sonho que se move (Ce Vieux Rêve Qui Bouge)
Por um lugar ao sol (Du Soleil Pour les Gueux)

CLAIRE SIMON:
As oficinas de Deus (Les Bureaux de Dieu)
Pegando fogo (Ça Brûle)
Mimi
Custe o que custar (Coûte Que Coûte)

DOX:
M99 - O filme colaborativo do Occupy Wall Street (M 99 The Occupy Wall Street Collaborati), de Audrey Ewell, Aaron Aites, Lucian Read e Nina Kristic
Guerras sujas (Dirty Wars), de Richard Rowley
O ato de matar (The Act of Killing), de Joshua Oppenheimer

Deixe queimar (Let the Fire Burn), de Jason Osder
Filhos do vento (Les fils du vent ), de Bruno Le Jean
Nana Benz - As rainhas do mercado  (Nana Benz), de Thomas Böltken
Nos braços de minha mãe (In My Mother’s Arms), de Mohamed Al-Dardji
Setenta, de Emilia Silveira
Desconectado (Katiyabazz), de Deepti Kakkar, Fahad Mustafa
A fábrica de revoluções (La Fabbrica delle Rivoluzione), de Franco Fracassi
A colheita do Império (Harvest of Empire), de Peter Getzels, Eduardo Lopez
A toca do diabo (Devil’s Lair), de Riaan Hendricks
Nós mulheres guerreiras  (We Women Warriors), de Nicole Karsin
Ritmos de resistência, de Jason O’Hara

FRONTEIRAS:
Narco cultura (Narco Cultura), de Shaul Schwarz
Como chego na linha de frente? A Vida de Tim Hetherington(Which Way Is The Front Line From Here? The Life and Time of Tim Hetherington), de Sebastian Junger
Deus ama Uganda (God Loves Uganda), de Roger Ross Williams
Fogo nas veias (Fire in the Blood), de Dylan Mohan Gray
Acesso à zona de risco (Access to the Danger Zone), de Peter Casaer e Eddie Gregoor
Meu Afeganistão - A Vida na zona proibida (Mit Afghanistan - Livet I Den Forbudte Zone), de Nagieb Khaja
Libertem Angela (Free Angela), de Shola Lynch

FOCO ALEMANHA:
Houston, de Bastian Günther
Ouro (Gold), de Thomas Arslan
Layla Fourie, de Pia Marais
Sonar (Echolot), de Athanasios Karanikolas
Os filhos de Hitler, de Chanoch Ze'evi
No quarto escuro, de Nadav Schirman
Fontes de vida (Quellen des Lebens), de Oskar Roehler
O último amor de Mr. Morgan (Mr. Morgan’s Last Love), de Sandra Nettelbeck
Saída Marrakech (Exit Marrakech), de Caroline LInk
A outra pátria (Die Andere Heimat), de Edgar Reitz
Os mortos e os vivos (Die Lebenden), de Barbara Albert
Nordstrand, de Florian Eichinger
Pais (Eltern), de Robert Thalheim
Broken Glass Park (Scherbenpark), de Bettina Blumner
A garota das nove perucas (Heute bin ich blond), de Marc Rothemund
Nemez (Nemez), de Stanislav Güntner
Louisa Jules (Ich bin Louisa Jules), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer

ESCOLA DE BERLIM:
Viver na RFA (Leben – BRD), de Harun Farocki
A segurança interna (Die Innere Sicherheit), de Christian Petzold
Excursão escolar  (Klassenfahrt), de Henner Winckler
Marselha (Marseille), de Angela Schalenec
Saudade (Sehnsucht), de Valeska Grisebach
Yella (2007, 89 min), de Christian Petzold
Todos os outros (Alle Anderen), de Maren Ade
Cidade abaixo (Unter Dir Die Stadt), de Christoph Hochhäusler
Nas sombras (Im Schatten), de Thomas Arslan
À procura (Auf Der Suche), de Jan Krüger
A doença do sono (Schlafkrankheit), de Ulrich Köhler
Dreileben: Algo melhor do que a morte (Dreileben – Etwas Besseres Als Den Tod), de Christian Petzold
Dreileben: Um minuto no escuro (Dreileben - Eine Minute Dunkel), de Christoph Hochhäusler
Dreileben: Não me siga  (Dreileben – Komm Mir Nicht Nach), de Dominique Graf
Ouro (Gold), de Thomas Arslan
A gatinha esquisita (Das Merkwürdige Kätzchen), de Ramon Zürcher
Meia sombra (Halbschatten), de Nicolas Wackerbarth

ITINERÁRIOS ÚNICOS:
Sophie Calle sem título (Sophie Calle Sans Titre), de Victoria Clay Mendoza
Muhammad Ali - Das lutas ao ativismo (Trials of Muhammad Ali), de Bill Siegel
The Director - Uma criadora na Gucci (The Director), de Christina Voros
Carine Roitfeld, Mademoiselle Vogue (Mademoiselle C), de Fabien Constant
Gore Vidal: Os Estados Unidos da Amnésia (Gore Vidal: The United States of Amnesia), de Nicholas Wrathall
Restless - Keith Haring na Bahia (Restless - Keith Haring in Brazil), de Guto Barra, Gisela Matta
A fotografia oculta de Vivian Maier (Finding Vivian Maier), de John Maloof, Charlie Siskel
Richard Artschwager - Cale-se e olhe (Shut Up and Look), de Maryte Kavaliauskas
Get the Picture - Um retrato de John G. Morris (Get the Picture), de Cathy Pearson
Stuart Hall e os estudos culturais (The Stuart Hall Project), de John Akomfrah
Christoph Schlingensief e a Vila Opera em Burkina Faso (Knistern der Zeit - Christoph Schlingensief und sein Operndorf in Burkina Faso), de Sibylle Dahrendorf
Dona Romana e o grande eixo da Terra (Dona Romana e o Grande Eixo da Terra), de Paulo Rezende
Fragmentos de dois escritores (Fragmentos de Dois Escritores), de João Bethencourt

MIDNIGHT:
Os encontros da meia-noite (Les Rencontres d’apres Minuit), de Yann Gonzalez
A dança da realidade (La Danza de la Realidad), de Alejandro Jodorowsky
Em serviço (On the Job), de Erik Matti
Uma noite de crime (The Purge), de James DeMonaco
Wrong Cops - Os maus policiais (Wrong Cops), de Quentin Dupieux
kink - Sadomasô online (kink), de Christina Voros
Eu sou Divine (I am Divine), de Jeffrey Schwarz
O ABC da morte (The ABCs of Death), de vários diretores
A gatinha Lil Bub e seus amiguinhos (Lil Bub & Friendz), de Andy Capper, Juliette Eisner
O lado sombrio (Dark Touch), de Marina de Van
Dragon Ball Z: A batalha dos deuses (Dragon Ball Z: Battle of Gods), de Masahiro Hosoda
Os lobos maus (Big Bad Wolves), de Navot Papushado, Aharon Keshales
Por que você não vai brincar no inferno? (Jigoku de Naze Warui), de Sion Sono

MIDNIGHT MÚSICA:
A um passo do estrelato (Twenty Feet from Stardom), de Morgan Neville
As canções que dizem eu te amo - Um concerto de Rufus & Martha Wainwright (Sing Me the Songs that Say I Love You - A Concert for Kate McGarrigle), de Lian Lunson
Muscle Shoals - Um estúdio lendário do rock (Muscle Shoals), de Greg "Freddy" Camalier
Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles (Good Ol’ Freda), de Ryan White
The National: Mistaken for Strangers (Mistaken for Strangers), de Tom Berninger
Peaches Does Herself - Uma ópera-rock (Peaches Does Herself), de Peaches
Os impostores do hip hop (The Great Hip Hop Hoax), de Jeanie Finlay
Kuduro (Kuduro), de Mário Patrocínio

GAY:
Valentine Road (Valentine Road), de Marta Cunningham
Abalo (Concussion), de Stacie Passon
Mr. Angel (Mr. Angel), de Dan Hunt
Arranha-céus flutuantes (Plynace wiezowce), de Tomasz Wasilewski
She Said Boom: A história do Fifth Column (She Said Boom: The Story of Fifth Column), de Kevin Hegge
O comediante (The Comedian), de Tom Shkolnik
Havaí (Hawaii), de Marco Berger
Dúbio (Dvojina), de Nejc Gazvoda
Um dia desses (Any Day Now), de Travis Fine
Uma família gay (Una Familia Gay), de Maximiliano Pelosi

FILM DOC:
Casting By - Escolhendo o elenco (Casting By), de Tom Donahue
Michael Haneke - Profissão: Diretor (Michael H - Profession: Director), de Yves Montmayeur
Contadores de imagens (Conteurs D’Images), de Noelle Deschamps
Jean-Claude Carrière, 250 metros (Carrière, 250 Metros), de Juan Carlos Rulfo, Natalia Gil
Uma história de crianças e cinema (A Story of Children and Film), de Mark Cousins
Invadindo Bergman (Trespassing Bergman), de Jane Magnusson, Hynek Pallas
Seduzido e abandonado - Os bastidores de Cannes (Seduced and Abandoned), de James Toback
Milius, de Joey Figueroa, Zak Knutson

GERAÇÃO:
Tom o garoto malandro (Tom le Cancre), de Manuel Pradal
Aya (Aya de yopougon), de Clément Oubrerie, Marguerite Abouet (animação)
Mãe, eu te amo (Mammu, es Tevi milu), de J nis Nords
A pérola (Morvarid), de Sirous Hassanpour
O Super-Formiga (Antboy), de Ask Hasselbalch
Pee Wee ou O inverno que mudou minha vida (Les Pee-Wee: L'hiver qui a changé ma vie ), de Éric Tessier
Inocentes (Innocents), de Chen-Hsi Wong
A fraternidade negra (Die schwarzen Brüder ), de Xavier Koller



Voltar