Publicado em 16/07/2014

Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro

O Festival de Locarno, na Suíça, um dos mais tradicionais do mundo, divulgou hoje a seleção oficial de sua 67ª edição, que traz uma forte presença do cinema brasileiro. Na competição internacional, o carro-chefe do evento, está o longa Ventos de agosto, mais novo trabalho do pernambucano Gabriel Mascaro (de Avenida Brasil formosa e Doméstica), que concorre ao Leopardo de Ouro ao lado de nomes como o português Pedro Costa (Cavalo dinheiro) e o filipino Lav Diaz (Kung Ano Anh Noon).

Poder dos afetos, de Helena Ignez, exibido na última edição do Festival do Rio, estará presente na seleção fora de competição, junto com filmes como Adieu au langage, de Jean-Luc Godard, e À propôs de Venise, de Jean-Marie Straub.

O longa Com os punhos cerrados, de Pedro Diogenes, Ricardo Pretti e Luiz Pretti, faz sua estreia mundial dentro da mostra Signs of Life (Sinais de Vida). Já entre os curtas, a presença brasuca fica com O bom comportamento, de Eva Randolph, na competição dedicada ao formato.

O passado do nosso cinema também dá as caras, com a exibição da cópia restaurada de Copacabana mon amour, clássico marginal de Rogério Sganzerla, lançado em 1970, dentro da mostra Histoire(s) du cinéma.

O festival, que acontece entre os dias 6 e 16 de agosto, conta com presença brasileira ainda nos dois júris oficiais: no da competição internacional, a atriz Alice Braga estará acompanhada do documentarista italiano Gianfranco Rosi (vencedor do Leão de Ouro de Veneza com Sacro Gra, exibido no Festival do Rio 2013), da atriz dinamarquesa Connie Nielson (de Gladiador), do diretor chinês Diao Yinan (de Thin Ice, vencedor do último Festival de Berlim) e do alemão Thomas Arslan (Ouro, também exibido no Festival do Rio 2013). Já no júri da competição de curtas-metragens, presidido pelo ator holandês Rutger Hauer, estará o diretor mineiro Helvécio Marins Jr. (de Girimunho).

O festival exibirá ainda uma grade seleção de filmes em várias mostras. Alguns dos destaques são Lucy, de Luc Besson, The Hundred-Foot Journey, de Lasse Hallström, e Sils Maria, de Olivier Assayas. Confira a programação completa no site oficial do Festival de Locarno.



Voltar

Edição 2023