Publicado em 14/07/2022

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, MOSTRA ESPECIAL ONLINE ACONTECE NO TELECINE, DENTRO DO GLOBOPLAY. JÁ EDIÇÃO PRESENCIAL DO FESTIVAL DO RIO, A 24ª, ESTÁ CONFIRMADA PARA OUTUBRO

Depois do sucesso em 2021, o Festival do Rio e o Telecine se unem novamente para promover uma segunda edição da mostra especial, online - acessível, portanto, de qualquer lugar. Com dez novos filmes (muitos inéditos), de oito países, o evento acontece entre os dias 15 e 24 de julho no Telecine, dentro do Globoplay. A cada dia, um longa estreia na plataforma, sempre às 10h, e fica disponível por 24 horas.

Às sextas e aos domingos, o Telecine Cult exibe, às 22h, alguns dos principais longas da seleção.

O Filme de abertura do Festival do Rio no Telecine, A Felicidade das Pequenas Coisas, estará disponível gratuitamente online para não assinantes (na sexta-feira, 15 de julho). Às 22h, no mesmo dia, o longa será exibido no Telecine Cult. O título é a primeira produção do Butão indicada ao Oscar e concorreu em 2022 na categoria Melhor Filme Internacional.

Vale lembrar que a 24ª edição do Festival do Rio, presencial, acontece entre 06 e 16 de outubro de 2022.

Confira a programação completa do Festival do Rio no Telecine:

Sexta, 15 de julho, às 10h (disponível também para não assinantes)/ Sessão especial no Telecine Cult, às 22h

A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS (Lunana: A Yak in the Classroom), de Pawo Choyning Dorji. Butão/ China, 2021

Primeiro filme do Butão a disputar um Oscar (Melhor Filme Internacional), o longa conta a história de um jovem professor daquele país que foge de seus deveres cívicos enquanto planeja ir para a Austrália realizar o sonho de ser cantor. Como reprimenda, seus superiores o mandam para a escola mais remota do mundo, no Himalaia, para completar seu serviço. Lá, apesar das condições adversas para exercer a profissão de educador, ele é bem recebido pelos aldeões, com quem aprende importantes lições.

---

Sábado, 16 de julho, às 10h

A ÚLTIMA NOITE (Silent Night), de Camille Griffin. Reino Unido, 2021

Ao lado do filho Art (Roman Griffin Davis, de Jojo Rabbit), o casal Nell (Keira Knightley) e Simon (Matthew Goode) organiza um jantar de Natal anual em sua propriedade rural para receber os amigos. Tudo parece perfeito, mas, aos poucos, é revelado que há uma catástrofe ambiental iminente e esta poderá ser a última noite da vida deles. 

---

Domingo, 17 de julho, às 10h/ Sessão especial no Telecine Cult, às 22h

O SALÃO DE HUDA (Huda's Salon), de Hany Abu-Assad. Egito/ Países Baixos/ Território Palestino Ocupado, 2021 

A trama aborda o complexo conflito entre Palestina e Israel. Nadia, uma jovem mãe casada com um homem ciumento, vai ao salão de Huda, em Belém, para cortar o cabelo. Porém Huda, depois de ter colocado Nadia em uma situação vergonhosa, a chantageia para que ela trabalhe para o serviço secreto. Inédito no Brasil.

---

Segunda, 18 de julho, às 10h

BLUE BAYOU (Blue Bayou), de Justin Chon. EUA/ Canadá, 2021

Dirigido, roteirizado e estrelado por Justin Chon, o longa conta a história de um coreano-americano que trabalha duro nos Estados Unidos para ganhar a vida e sustentar a família. No entanto, ele terá que enfrentar os fantasmas do passado ao descobrir que pode ser deportado do único país que já chamou de lar. O filme foi selecionado também para o Festival de Cinema de Toronto e para o Festival de Cannes. Inédito no Brasil.

---

Terça, 19 de julho, às 10h

ARTHUR RAMBO - ÓDIO NAS REDES (Arthur Rambo), de Laurent Cantet. França, 2021

Dirigido pelo premiado cineasta francês Laurent Cantet (Entre os Muros da Escola), o filme convida o público para um debate sobre o cancelamento nas redes sociais. Com isso, o longa traz uma provocação: Quem é este Karim D., o novo jovem escritor de quem os meios de comunicação social não se fartam? Ou o seu pseudônimo, Arthur Rambo, o autor de velhas mensagens cheias de ódio que um dia são retiradas de sites de redes sociais? 

---

Quarta, 20 de julho, às 10h

O CONTADOR DE CARTAS (The Card Counter), de Paul Schrader. EUA/ Reino Unido/ China/ Suécia, 2021

Escrito e dirigido pelo cultuado Paul Schrader (que será homenageado esse ano no Festival de Veneza com o Leão de Ouro honorário), esse intenso thriller - protagonizado por Oscar Isaac - mescla drama e suspense. No filme, o ator interpreta William Tell, um jogador de cartas e ex-militar que se une a um jovem em busca de vingança contra um inimigo mútuo de seu passado. 

---

Quinta, 21 de julho, às 10h

RABIYE KURNAZ VS GEORGE W. BUSH (Rabiye), de Andreas Dresen. Alemanha/ França, 2022

O longa levou dois prêmios no Festival de Berlim, em uma edição marcada por mulheres, como Meltem Kaptan, eleita a melhor atriz por sua interpretação no filme, enquanto Laila Stieler conquistou a categoria Melhor Roteiro. Na história, desesperada para ajudar seu filho, Rabiye Kurnaz, uma dona de casa e mãe amorosa, vai à polícia, notifica as autoridades e quase se desespera com sua impotência. Inédito no Brasil.

---

Sexta, 22 de julho, às 10h/ Sessão especial no Telecine Cult, às 22h

OLGA (Olga), de Elie Grappe. Suíça/ França/ Ucrânia, 2021

Vencedor do SACD Award para melhores novos autores na Semana da Crítica do Festival de Cannes. A história se passa no fim de 2013, período em que a Ucrânia, atualmente em guerra, enfrentava outra época de efervescência. O longa acompanha uma ginasta ucraniana de 15 anos no exílio na Suíça, que trabalha para garantir um lugar no Centro Nacional do Esporte do país. 

---

Sábado, 23 de julho, às 10h

NOITES DE PARIS (Les passagers de la nuit), de Mikhaël Hers. França, 2022

Abandonada pelo marido, Elisabeth (Charlotte Gainsbourg, de Anticristo) se vê sozinha, responsável pela criação de seus dois filhos. Ela consegue um emprego em um programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma jovem que ela decide ter sob seus cuidados. O longa foi selecionado para o Festival de Berlim. Inédito no Brasil.

Domingo, 24 de julho, às 10h/ Sessão especial no Telecine Cult, às 22h

---

O PAI DA RITA, de Joel Zito Araújo. Brasil, 2021

A comédia nacional O Pai da Rita traz a força do protagonismo negro, com Ailton Graça, Wilson Rabelo e Jéssica Barbosa. Na trama, Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, dividem um apartamento, décadas de amizade e uma dúvida do passado: o que aconteceu com uma antiga paixão deles, a bailarina Rita? O surgimento de Ritinha ameaça acabar com essa amizade.

O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio. E conta com o patrocínio máster da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Rio Filme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública e apoio da FUNARJ.




Voltar

Edição 2023