Publicado em 27/09/2016

Na década de 1950 nos Estados Unidos, filmes alternativos ou de baixo orçamento costumavam a ser exibidos à meia-noite nas televisões. Duas décadas depois, em Nova York, a prática foi levada aos cinemas, em concorridas sessões de filmes B, cult ou de contracultura, que ganharam o nome de “Midnight Movies”.

Uma das mostras mais tradicionais do Festival do Rio também é dedicado a essas produções. Em 2016, grandes atores e músicos fazem parte da seleção, ao lado de jovens atores e diretores de diferentes países.

Em O fim, de Guillaume Nicloux, Gérard Depardieu vive um caçador que se perde em uma floresta assustadora e povoada de estranhas criaturas. Bizarro e provocativo, o longa fez parte da seleção da mostra Fórum, do Festival de Berlim 2016.

Já Nicolas Cage, Willem Dafoe e Christopher Matthew Cook estrelam Dog Eat Dog, do diretor Paul Schrader, que participou da Quinzena dos Realizadores, em Cannes 2016. No filme, o trio vive um bando de ex-presidiário que, ao falhar em um serviço para a máfia, viram párias do submundo do crime. Porém, eles vão fazer de tudo para não voltarem à cadeia.

Para os fãs de música, os destaques da programação são duas homenagens. Na sessão Midnight Bowie será exibido o clássico Fome de Viver (1983), de Tony Scott. Com um sensual David Bowie atuando ao lado da bela Catherine Deneuve e Susan Sarandon. E em Midnight Prince, os filmes Sign ‘O’ the Times (1987) e Purple Rain (1984).

A mostra Midnight Movies 2016 ainda reúne produções da China, Índia, Irã , Jordânia, Qatar, Indonésia, Reino Unido, Estados Unidos, França e Austrália, em um panorama mundial da categoria. Conheça os longa-metragens selecionados.


Raw (Grave)
de Julia Ducournau. Com Garance Marillier, Ella Rumpf, Rabah Nait Oufella, Joana Preiss. França, 2016. 90min,DCP.

A jovem Justine nasceu no seio de uma família de veterinários. Aos 16 anos, a aplicada e talentosa adolescente está prestes a ingressar na faculdade, seguindo os passos de seus familiares na mesma universidade onde sua irmã mais velha faz sua graduação. Os trotes promovidos por veteranos começam já nos primeiros dias de aula e, em um dos desafios promovidos, Justine é forçada a comer carne crua pela primeira vez em sua vida. As consequências desse ato são inesperadas e logo Justine descobre sua verdadeira natureza. Prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2016. Midnight Movies - (LEP, LI) - 18 anos

Dog Eat Dog (Dog Eat Dog)
de Paul Schrader. Com Nicolas Cage, Willem Dafoe, Christopher Matthew Cook, Louisa Krause, Omar Dorsey. Estados Unidos, 2016. 95min,DCP.

Troy, Mad Dog e Diesel são três criminosos recém-saídos da cadeia que estão desesperados atrás de algum dinheiro. Quando um mafioso mexicano os chama para um trabalho muito suspeito, o trio aceita mesmo sabendo dos riscos. Tudo o que eles precisam fazer é sequestrar o filho de um trapaceiro que está passando a perna no mafioso. Quando o sequestro dá errado, terminando em uma morte, eles viram párias no submundo do crime, se tornando os fugitivos mais procurados de Los Angeles. Mas eles juram que, custe o que custar, jamais voltarão para a cadeia. Quinzena dos Realizadores, Cannes 2016. Midnight Movies - (LP) - 16 anos


Psycho Raman (Raman Raghav 2.0)
de Anurag Kashyap. Com Nawazuddin Siddiqui, Vicky Kaushal, Sobhita Dhulipala. Índia, 2016. 128min,DCP.

Ramanna é um serial killer de Mumbai fascinando por um psicopata da década de 1960, o infame Raman Raghav. Paralelamente, ele desenvolve uma obsessão por Raghavan, um policial novato. Ramanna se empenha em criar situações em que ambos fiquem cara a cara, promovendo lutas implacáveis entre os dois. Mas afinal, quem é a caça e quem é o caçador? Mais novo - e kitsch - trabalho de um dos mais influentes diretores de Bollywood da atualidade, Anurag Kashyap, o mesmo de As gangues de Wasseypur e Feio. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2016.
Midnight Movies - (LEP) - 16 anos


O fim (The End)
de Guillaume Nicloux. Com Gérard Depardieu, Swann Arlaud, Audrey Bonnet, Didier Abot, Xavier Beauvois. França, 2016. 85min,DCP.

Um corpulento caçador está sentado sozinho à mesa de jantar, conversando com seu cachorro. Eles saem juntos para a floresta para caçar. Em algumas horas, o cachorro desaparece e ele se vê perdido em um ambiente que lhe era familiar. Ele precisa então passar a noite na mata, enquanto estranhas criaturas desconhecidas o rodeiam. Um sinistro conto fantástico do diretor Guillaume Nicloux (o mesmo de O vale do amor), com Gérard Depardieu. Um dos filmes mais provocativos e bizarros do ano. Selecionado para a mostra Fórum do Festival de Berlim 2016.
Midnight Movies - (LEP) - 14 anos


Três (Saam yan hang, dir. Johnnie To, Hong Kong/China)
de Johnnie To. Com Vicki Zhao, Louis Koo, Wallace Chung, Lo Hoi-pang, Eddie Cheung Siu-fai. Hong Kong / China, 2016. 88min,DCP.

Han é um criminoso em fuga que, ao se ver encurralado pelo obcecado detetive Lok, decide tomar uma decisão extrema: dá um tiro em si mesmo para que o policial seja obrigado a leva-lo para o hospital. Uma vez lá, ele recusa tratamento, esperando que sua gangue venha resgatá-lo. Mas Zhau, a jovem cirurgiã que o atende, faz de tudo para cumprir seu dever de médica. Nesse cenário de tensão, Han, Lok e Zhau têm de lutar contra seus próprios demônios, encurralados na atribulada emergência do hospital. Novo trabalho do mestre do cinema de ação Johnnie To (Eleição, Blind Detective). Midnight Movies - (LEP) - 16 anos

Sob as sombras (Under the Shadow)

de Babak Anvari. Com Narges Rashidi, Avin Manshadi, Bobby Naderi, Ray Haratian, Arash Marandi. Irã / Jordânia / Qatar / Reino Unido, 2016. 84min.


Teerã, 1988. Shideh vive em meio ao caos da Guerra Irã-Iraque. Depois de ter sido acusada de comportamento subversivo, ela foi expulsa da faculdade de medicina e precisa cuidar sozinha da filha Dorsa enquanto seu marido luta na guerra. Um míssil atinge o prédio onde elas moram, mas não explode. Pouco depois, Dorsa fica muito doente e começa a apresentar um comportamento perturbador. Buscando por respostas, Shideh descobre que o míssil pode ter trazido consigo Djinn, um espírito maligno que viaja com o vento, uma força sobrenatural que estaria tentando se apossar de Dorsa. Sundance 2016.
Midnight Movies - (LEP) - 16 anos


Headshot (dir. Timo Tjahjanto, Kimo Stamboel, Indonésia)
de Timo Tjahjanto, Kimo Stamboel. Com Iko Uwais, Chelsea Islan, Sunny Pang, Julie Estelle. Indonésia, 2016. 117min.


Um homem acorda em um hospital depois de sofrer um traumatismo craniano sem se lembrar quem é e como foi parar ali. Ele se recupera com a ajuda da jovem médica Ailin, que lhe dá o apelido de Ishmael, em homenagem ao protagonista de Moby Dick. Mas logo o passado de Ishmael vem bater à sua porta: Lee, um chefão da máfia com influências na polícia e no judiciário, sequestra Ailin, e Ishmael precisa lutar contra um exército mortal para recuperá-la. E não demora para que fragmentos de seu passado comecem a vir à tona, dando forma ao quebra-cabeça de quem ele realmente é. Toronto 2016. Midnight Movies - (LEP) - 16 anos

Os garotos nas árvores (Boys in the Trees, dir. Nicholas Verso, Austrália)
de Nicholas Verso. Com Toby Wallace, Gulliver McGrath, Mitzi Ruhlmann. Austrália, 2016. 112min,DCP.

O ano é 1997. A noite de Halloween este ano marca também os últimos momentos de Corey, Jango e sua gangue skater, Os Gromits, como alunos do ensino médio. A infância ficou pra trás e a vida adulta já acena, mas alguns assuntos do passado de Corey ainda precisam ser resolvidos. Quando Jonas, seu ex-amigo de infância, se torna vítima do sadismo de Jango, Corey o ajuda e o acompanha até sua casa. O que começa como uma caminhada trivial por ruas suburbanas vazias se torna uma jornada sombria onde fantasmas já esquecidos voltam a assombrar. Festival de Veneza 2016.
Midnight Movies - (LEP) - 14 anos

O estrangulador seboso (The Greasy Strangler, dir. Jim Hosking, Estados Unidos)

de Jim Hosking. Com Michael St. Michaels, Sky Elobar, Elizabeth De Razzo. Estados Unidos, 2016. 93min,DCP.


Em Los Angeles, Ronnie e Brayden são pai e filho que levam uma vida decadente e promovem tours a pé com a temática da disco music. Quando a sexy Janet aparece para participar de um tour, pai e filho dão início a uma acirrada competição pela sua atenção. A sua chegada também atrai um maníaco bastante gordurento, que ronda as ruas à noite estrangulando inocentes e logo fica conhecido como o ‘Estrangulador Seboso’. Sensação do Sundance Film Festival, esta é uma alucinada mistura de suspense policial com altas doses de ofensas e diversão. Uma comédia familiar como nunca se viu. Sundance 2016.
Midnight Movies - (LEP) - 14 anos


Confidencial: mente assassina (Himitsu The Top Secret, dir. Keishi Ohtomo, Japão)
de Keishi Ohtomo. Com Toma Ikuta, Masaki Okada, Koji Kikkawa. Japão, 2016. 149min,digital.

Ikko Aoki se destaca entre os investigadores criminais de Tóquio há um bom tempo. Inteligente e um pouco arrogante, suas habilidades chamam a atenção do Departamento Especial da Polícia Metropolitana. Supervisionada pelo frio e enigmático Maki, a unidade se utiliza de nanotecnologia, um método eticamente questionável, para extrair fragmentos da memória de cadáveres ainda frescos. Em seu primeiro caso, Aoki terá que investigar a mente de um homem de meia-idade que matou toda sua família. Um dos corpos nunca foi encontrado e localizá-lo será fundamental para solucionar o caso.
Midnight Movies - (LEP) - 14 anos


MIDNIGHT BOWIE: Fome de viver  (The Hunger)
de Tony Scott. Com David Bowie, Catherine Deneuve, Susan Sarandon, Cliff De Young, Beth Ehlers. Reino Unido, 1983. 97min,35mm.


Miriam é uma vampira que se mantem viva e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição, os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem. Infelizmente, John, seu atual parceiro, está envelhecendo extremamente rápido e sua expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah, uma especialista em envelhecimento prematuro. Sessão especial em homenagem a David Bowie, músico e ator, falecido em janeiro deste ano. Com Catherine Deneuve e Susan Sarandon, do diretor Tony Scott. Festival de Cannes 1983.
Midnight Movies - (LP) - 14 anos


MIDNIGHT PRINCE: Purple Rain
de Albert Magnoli. Com Prince, Apollonia Kotero, Olga Karlatos, Clarence Williams III, Morris Day. Estados Unidos, 1984. 111min,DCP.


The Kid é um jovem e problemático músico de Minneapolis que vive atormentado em um contexto familiar abusivo. Em meio a um romance conturbado com Apollonia, onde se esforça para não reproduzir os erros de seu pai, ele terá que lidar com as provocaçãos de um cantor rival e sua banda, The Time. Para completar, The Kid anda insatisfeito com sua própria banda. Até que finalmente a sua estrela começa a brilhar. O clássico vencedor de dois Oscar é apresentado no Festival do Rio em cópia restaurada, em homenagem a seu protagonista, o compositor Prince, falecido este ano. 
Midnight Movies - (LEP) - 14 anos

MIDNIGHT PRINCE: Sign ‘O’ the Times 

 de Prince, Albert Magnoli. Com Prince, Sheila E., Sheena Easton. Estados Unidos / Canadá, 1987. 85min,digital.


Em 1987, Prince lançou aquele que ficaria conhecido como um dos discos mais importantes do rock’n’roll mundial: Sign o' the Times. Nono álbum da carreira do artista, o disco é uma mistura complexa de ritmos como funk, soul, pop psicodélico, música eletrônica e rock, e se desdobrou em uma bem sucedida turnê. Para uma multidão que se acotovelava na mais famosa casa de shows de Roterdã, Prince e sua banda apresentaram 13 canções, 11 delas oriundas do álbum. Um registro histórico de um momento único da música pop mundial. Sessão especial em homenagem ao artista Prince, falecido em abril deste ano. Midnight Movies - (LEP) - 14 anos




Voltar