Publicado em 07/10/2017

eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim.

"Cogito", de Torquato Neto


Como parte da mostra Hors Concours da Première Brasil, será exibido hoje o documentário “Torquato Neto - Todas as horas do fim”, de Eduardo Ades e Marcus Fernando. A sessão acontece às 19h30 no CCLSR - Cine Odeon NET Claro, e conta com a presença dos diretores.

O filme narra a trajetória, a obra, a carreira e a vida de Torquato Neto. Ele nasceu em Teresina em 1944. Atuando em múltiplas frentes – no cinema, na música, no jornalismo –, o poeta viveu apaixonadamente as rupturas de sua época e se engajou ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 1960 e 1970.

Foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, é o autor das canções-manifesto “Geléia Geral” e “Marginália 2”, com Gilberto Gil, e de “Mamãe Coragem” e “Deus vos salve esta casa santa”, em parceria com Caetano Veloso. Edu Lobo e Jards Macalé também foram importantes parceiros.

Junto à arte marginal, radicalizou sua atuação e crítica cultural, ao lado de Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Por fim, suicidou-se em 1972, no dia de seu aniversário de 28 anos. Logo após sua morte, um material inédito de poemas foi reunido por Waly e pela esposa de Torquato, Ana Araújo, no livro Os Últimos Dias de Paupéria.

Sobre os diretores

Eduardo Ades dirigiu e escreveu o documentário Crônica da demolição (2015) e o curta A dama do Estácio (2012). Foi produtor de Morro dos Prazeres (2013), de Maria Augusta Ramos, Yorimatã (2014), de Rafael Saar, e diversos curtas. Marcus Fernando é pesquisador e produtor musical. Trabalhou com artistas como João Bosco, Moraes Moreira, Flavio Venturini, Joyce, Leila Pinheiro e Nei Lopes. Dirigiu a série Cale-se - A censura musical (2016).

O documentário “Torquato Neto - Todas as horas do fim” também terá sessões na segunda, dia 9 de outubro, às 20h30 no Reserva Cultural Niterói 4, também com a presença dos diretores, e no Roxy 2, na terça, 10/10, às 18h45. Ingressos à venda.




Voltar

Edição 2023