Publicado em 14/02/2015

O Festival de Berlim anunciou na noite do sábado, dia 14, os premiados da competição oficial. O júri presidido pelo cineasta Darren Aronofsky escolheu o iraniano Taxi, de Jafar Panahi, como melhor filme, vencedor do Urso de Ouro. O longa se passa todo dentro de um táxi, dirigido pelo próprio Panahi pelas ruas de Teerã, e cria um misto de ficção e documentário típico do cinema do diretor. Panahi, aliás, é veterano de Berlim: em 2006 seu Fora de jogo ganhou o Grande Prêmio do Júri, enquanto há dois anos, Cortinas fechadas levou o troféu de melhor roteiro.

Na lista de premiados, aparecem dois empates: melhor direção ficou com Radu Jude, por Aferim, e Malgorzata Szumowska, por Body; já o prêmio de contribuição artística foi para o trabalho de câmera dos filmes Victoria e Pod electricheskimi oblakami.

Já os brasileiros, que estiveram em peso no festival, marcaram presença com sessões lotadas. E Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, levou o prêmio do público da mostra Panorama. O longa já havia sido premiado recentemente no Sundance Film Festival com o Grande Prêmio do Júri de melhor atriz, para Regina Casé e Camila Márdila. A dupla interpreta mãe e filha no novo filme da diretora de Durval Discos, É proibido fumar e Chama a cobrar. A boa recepção em festivais internacionais anteveem uma carreira promissora para o filme.

A lista completa de premiados pode ser encontrada no site oficial do Festival de Berlim.




Voltar