O Festival do Rio tem hoje uma sessão de gala para o primeiro filme longa metragem de um diretor com uma extensa carreira como produtor de cinema. Trata-se de Indignação (Indignation), dirigido por James Schamus, produtor de onze filmes de Ang Lee, incluindo Brokeback Mountain e A Vida de Pi. E nesta estreia na direção, Schamus, que vai estar presente para conversar com a plateia às 21h45m desta sexta, dia 14, no Cine Odeon, fez questão de caprichar no roteiro. 

Indignation é uma viagem de volta ao ambiente repressivo da universidade americana da década de 1950, quando os jovens ali vislumbravam uma oportunidade para escapar ao alistamento para a Guerra da Coreia e acabavam se defrontando com uma outra guerra, aquela contra os preconceitos e o conservadorismo moralista. O roteiro é baseado num romance famoso de Philip Roth, um dos mais persistentes candidatos ao Nobel de Literatura de seu país, considerado um dos grandes romancistas vivos americanos.

O filme acompanha a trajetória de Marcus Metzner, um estudante judeu que decide investir numa carreira universitária, num momento que seu país vivia um período sombrio da Guerra Fria, quando o conflito da Coreia explodiu as possibilidades de diálogo entre as potências militares que haviam vendido a Segunda Guerra Mundial. Metzner logo descobre que o ambiente universitário, num período de forte polarização ideológica, é arrastado numa onda de preconceitos e de moralismo tão opressora quanto o pesadelo do serviço militar.

Indignation é cinema para quem gosta de tramas bem urdidas e diálogos bem escritos, em meio a cenas impecavelmente produzidas, de modo a fazer o tempo voltar para trás e permitir ao público apreciar melhor os contrastes entre passado e presente, sempre que eles existirem.


Saiba mais sobre o filme:

Indignação (Indignation)

Direção de James Schamus

Estados Unidos, 1951. O país vive uma era sombria. Jovens estão sendo recrutados e enviados para a guerra na Coreia. Marcus Metzner está particularmente aliviado por ter conseguido uma vaga na Universidade de Ohio, o que lhe dispensa do serviço militar. A partida para a faculdade também significa que ele escapará enfim de seu pai autoritário e paranoico. Mas a vida universitária não será tão fácil quanto parece. Primeiro longa como diretor do veterano produtor James Schamus (O segredo de Brokeback Mountain e As sufragistas). Sundance Film Festival e Festival de Berlim 2016.​

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/indignation



Voltar