Publicado em 01/08/2019

Estão abertas as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio de Cinema, que acontece entre os dias 7 a 17 de novembro no Rio de Janeiro. Composta por mostras competitivas e não-competitivas, a Première exibe apenas filmes brasileiros de curta e longa-metragem. As inscrições deverão ser feitas até o dia 16 de agosto de 2019. 

Para fins deste regulamento, considera-se filme brasileiro todo aquele que tenha Certificado de Produto Brasileiro (CPB), registrado junto à Agência Nacional do Cinema (Ancine), ou, aquele que em caso de ser objeto de co-produção internacional, a empresa produtora majoritária seja brasileira.

As inscrições deverão ser feitas online, pelo site www.festivaldorio.com.br (Inscrições Première Brasil). Todos os filmes para seleção devem ser enviados por meio de links (em sites de compartilhamentos de vídeo por streaming. Não serão aceitos links para download), estes devem ser fornecidos (com senha, se houver) no momento da inscrição em boxes específicos para link e senha disponíveis no formulário.

A Première Brasil se divide nas seguintes mostras:
• Mostra Competitiva Principal Ficção
• Mostra Competitiva Principal Documentário
• Mostra Competitiva Principal Curta-Metragem
• Mostra Competitiva Novos Rumos
• Mostra Competitiva Novos Rumos Curta-Metragem 
• Mostras Especiais Não Competitivas

Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva Principal da Première Brasil concorrerão ao Troféu Redentor nas seguintes categorias:

I. Melhor Longa-Metragem de Ficção;
II. Melhor Longa-Metragem Documentário;
III. Melhor Curta-Metragem;
IV. Melhor Direção de Ficção;
V. Melhor Direção de Documentário
VI. Melhor Ator;
VII. Melhor Atriz;
VIII. Melhor Atriz Coadjuvante;
IX. Melhor Ator Coadjuvante;
X. Melhor Roteiro;
XI. Melhor Montagem;
XII. Melhor Fotografia;
XIII. Prêmio Especial do Júri;
XIV. Melhor Longa-Metragem de Ficção de Voto Popular;
XV. Melhor Longa-Metragem Documentário de Voto Popular;
XVI. Melhor Curta-Metragem de Voto Popular.

A escolha dos premiados da I a XIII categorias supracitadas será feita por um corpo de jurados composto por especialistas na arte cinematográfica (entre brasileiros e estrangeiros), convidados pela direção do Festival do RioA escolha dos premiados nas categorias de voto popular (categorias XIV a XVI) será feita pelo público que tenha assistido aos filmes concorrentes, por meio de voto direto, através de cédulas distribuídas no início das sessões pagas ou gratuitas que estejam dentro da programação de Voto Popular.

Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva Novos Rumos concorrerão ao Troféu Redentor de:

I. Melhor Filme Longa-metragem
II. Melhor Filme Curta-metragem
III. Prêmio Especial do Júri

A escolha dos premiados das categorias supracitadas será feita por um corpo de jurados composto por especialistas na arte cinematográfica (entre brasileiros e estrangeiros), convidados pela direção do Festival do Rio.

O resultado da seleção da Première Brasil 2019 será divulgado a partir da primeira semana de setembro, na seguinte ordem: comunicado aos selecionados (não podendo ser difundido em redes sociais, imprensa, ou qualquer outro meio de comunicação e difusão de informação), site do Festival do Rio e posteriormente pela imprensa.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!




Voltar

Edição 2023