Publicado em 09/10/2016

A atriz argentina Julieta Zylberberg, estrela de filmes como O décimo homem (do diretor Daniel Burman), Relatos Selvagens (de Damián Szifron) e Estranhos da Noite (de Alejandro Montiel) está lançando seu novo longa-metragem no Festival do Rio. Vencedor do Prêmio Especial do Júri de Sundance 2016, Minha amiga do parque, dirigido por Ana Katz, é um dos destaques da Mostra Latina.

Na trama, Julieta vive Liz, mãe de primeira viagem que está cuidando sozinha do filho Nicanor enquanto o marido fora, filmando um documentário sobre um vulcão em um lugar remoto. “A Liz é uma mulher que teve um filho há pouco tempo, acabou de se mudar e seu marido está viajando. Ela está em um momento de muitas transformações E nessa busca de como se encontrar, como se posicionar, na vida, ela começa a ir ao parque e conhece uma amiga inesperada”, conta.

A amiga é Rosa, interpretada pela diretora Ana Katz, que também frequenta o grupo de mães e pais. Porém, sua fama de trambiqueira é notória. “Ela não é exatamente a pessoa de quem a Liz seria amiga. Ela pertence a outro grupo, outra classe social. E juntas elas vivem uma grande aventura… doméstica!”.

Apesar dos recém nascidos, mamadeiras e a tranquilidade do parque, a trama é intensa. Há sempre a sensação de que algo sairá fora de controle, quando Rosa e sua irmã começam a entrar cada vez mais na rotina de Liz. A cumplicidade traz uma sensação de liberdade para a protagonista, mas tudo pode se transformar a qualquer momento em algo perigoso.

Depois da sessão, a atriz conversou com o público e falou sobre a idealização da maternidade, os tipos de família, questões essas que viveu ao ter seu primeiro filho. Outro tema foi o cinema argentino, sua importância mundial, a quantidade enorme de mulheres que dirigem filmes e o problema de exibição no país.

“O cinema argentino é muito fértil, tem uma grande quantidade de diretores, de roteiristas, produções de diferentes tamanhos, grandes e pequenas. Creio que este é um momento incrível porque somos muito reconhecidos no exterior. Mas há muitos anos a Argentina tem um problema de exibição. Se consegue subsídios para produzir os filmes, mas é muito difícil manter as produções em cartaz. É difícil que as pessoas consigam ver toda essa filmografia. É um problema grande que temos que resolver”. Quando perguntada sobre o que gosta de cinema brasileiro, Julieta não hesitou: Cidade de Deus e Tropa de Elite.

Para quem quiser assistir à Minha amiga do parque, o filme terá sessões nos dias 10/10 às 19h45, no Reserva Cultural Niterói 4, em Sao Domingos, com a presença da atriz; e na quarta-feira, 12/10 às 17h20, no Roxy 1, em Copacabana.






Voltar

Edição 2023