Publicado em 19/09/2013

Diferente, insólito, curioso, surpreendente, bizarro: qualquer um desses adjetivos se encaixa perfeitamente nas atrações que integram a mostra Midnight Movies, uma seleção de fortes candidatos à categoria de filmes cult deste e dos próximos anos. Um verdadeiro laboratório de experimentação e tendências, a Midnight é a mostra perfeita para quem gosta de apostar no risco e na diversão sem medo de esbarrar com temas inusitados e abordagens originais a cada filme assistido.

Os lobos maus

Nada como começar essa jornada com uma macabra volta ao mundo: em O ABC da morte, diretores de todas as partes do planeta conspiram para apresentar as mais divertidas e grotescas formas de matar e morrer – uma para cada letra do alfabeto –, num legítimo “quem é quem” do cinema de horror contemporâneo. No caminho, vale aproveitar o ímpeto e descobrir pérolas de cinematografias que raramente flertam com o cinema de gênero, como de Israel (com o surpreendente suspense Os lobos maus) e das Filipinas (com o policial Em serviço).

Os encontros da meia-noite

É claro que o Japão não poderia ficar de fora desta viagem – seja com o retorno em grande estilo de uma das séries de anime mais populares da história com Dragon Ball Z: A batalha dos deuses, ou com a mistura de Yakuza e humor negro de Por que você não vai brincar no inferno?, do cultuado Sion Sono. Da França, surgem exemplares como Wrong Cops – Os maus policiais, nova empreitada do cineasta responsável pelos alucinantes Rubber e Wrong; o suspense sobrenatural O lado sombrio; e Os encontros da meia-noite, uma investigação surrealista das taras e fantasias de um grupo de estranhos personagens da noite.

Kink – Sadomasô online

É também no terreno dos fetiches que se instala o documentário Kink – Sadomasô online, que explora o universo do mais famoso site dedicado a vídeos sadomasoquistas do mundo – uma produção do astro James Franco. A seleção deste ano conta ainda com o documentário A gatinha Lil Bub e seus amiguinhos, sobre as maiores estrelas da internet mundial (os gatinhos!); e Uma noite de crime, um thriller tenso que tomou as bilheterias norte-americanas de assalto.

The Green Inferno

Por fim, dois nomes de peso integram a mostra: Eli Roth e seu The Green Inferno, homenagem aos filmes italianos de canibal dos anos 70; e o mestre Alejando Jodorowsky, com a autobiografia alucinada A dança da realidade. E em que outro lugar, que não a mostra Midnight Movies, filmes tão diferentes (nas mais diversas acepções do termo) poderiam conviver de forma tão harmônica?



Voltar