Publicado em 28/06/2017

Na quarta-feira, 28 de junho, às 19h50 acontece mais uma edição do Cine Debate Mulheres no Cinema, logo após a exibição do filme "Mulher do Pai". A sessão é uma parceria da equipe do longa-metragem com o Circuito Estação NET de Cinema e diversos coletivos de mulheres no cinema: Cine Clube Quase Catálogo - Mulheres Diretoras, Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, Pod-Cast Feito Por Elas e o Cine Clube Delas!.

Participam do debate as convidadas: Michele Frantz (co-roteirista do filme), Fabiana Amorim (atriz do filme), Nina Tedesco (diretora de fotografia e professora da Universidade Federal Fluminense) e Samantha Brasil (cientista social, pesquisadora e crítica de cinema, curadora do "Cineclube Delas", no Tempo Glauber, e cofundadora das "Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema").

Sobre o filme
Primeiro longa-metragem de Cristiane Oliveira, "Mulher do Pai" é um filme encabeçado por mulheres e com uma temática feminina muito presente no roteiro. Protagonizado por Maria Galant e Marat Descartes, a trama conta a trajetória da adolescente Nalu, que, após a morte da avó, precisa cuidar de Ruben, o pai cego, mas, ao mesmo tempo, vive o dilema entre ser tecelã como a avó ou buscar uma nova vida longe da comunidade.  

Não só a temática do filme traz uma questão sobre o feminino e a condição da mulher, como o próprio processo de produção do longa também levanta pontos importantes. Rodado em municípios do interior do Rio Grande do Sul, onde a cultura do gado é muito forte, consequentemente, com menos atuação das mulheres no mercado de trabalho, o filme deu a oportunidade para muitas delas terem seu primeiro emprego remunerado. 

O filme já arrebatou oito prêmios em festivais, entre eles o de Melhor Direção e Melhor fotografia no Festival do Rio e o Prêmio ABRACCINE na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, ambos em 2016, além de ter sido selecionado para importantes festivais internacionais, como os de Berlim, Guadalajara e o do Uruguai – onde ganhou o prêmio da FIPRESCI na competição Ibero-americana.

O Estação Net Rio fica na Rua Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo. Ingressos: R$22,00 (inteira) / R$11,00 (meia).



Voltar