Publicado em 28/08/2013

Oprah Winfrey e Forrest Whitaker

Em 2009, um novo nome surgiu no cenário do cinema independente americano. Lee Daniels, que até então havia dirigido apenas um longa (o pouco conhecido Matadores de aluguel), chamou atenção no Sundance Film Festival com seu segundo filme, Preciosa – Uma história de esperança. Em janeiro daquele ano, as montanhas geladas de Utah foram dominadas pelo calor do filme que viria a ser exibido em vários festivais ao longo do ano, dentre eles Cannes. No início do ano seguinte, o longa ainda ganhou dois Oscar (melhor atriz coadjuvante para Mo’Nique e melhor roteiro adaptado), além de outras quatro indicações, incluindo melhor filme e diretor.

Daniels volta a chamar atenção esse ano com O mordomo da Casa Branca, seu novo filme, que será exibido no Festival do Rio. Projeto ambicioso, o longa conta a história ficcional de Cecil Gaines, mordomo da Casa Branca entre 1957 e 1986, testemunhando os bastidores das vidas de oito presidentes americanos. O elenco conta com uma extensa lista de nomes estelares. No papel principal, está Forest Whitaker, vencedor do Oscar de melhor ator por O último rei da Escócia. Outros astros da cultura afro-americana também marcam presença, como Cuba Gooding Jr., Terrence Howard, Oprah Winfrey e Lenny Kravitz.

Alguns dos principais destaques são os atores que interpretam figuras históricas, como os presidentes Dwight Eisenhower (Robin Williams), John Kennedy (James Marsden), Lyndon Johnson (Liev Schreiber), Richard Nixon (John Cusack) e Ronald Reagan (Alan Rickman). O filme ainda conta com a presença de Vanessa Redgrave, Melissa Leo, Jane Fonda e a cantora Mariah Carey, que já havia trabalho com o diretor em Preciosa.

Todas essas credenciais posicionam O mordomo da Casa Branca entre os favoritos ao Oscar do ano que vem, com possibilidade de indicações nas principais categorias da premiação. Além disso, conta a seu favor o sucesso que vem fazendo nas bilheterias americanas. Até o momento, já acumula quase US$ 60 milhões, em apenas duas semanas em cartaz.

Assista abaixo ao trailer do filme que você confere em breve no Festival do Rio.



Voltar

Edição 2023