Publicado em 06/11/2017

O Festival do Rio retorna ao Espaço Cultural BNDES com o melhor das produções brasileiras exibidas em sua edição deste ano. Com sessões especiais nos dias 8 e 9 de novembro às 12h30 e às 18h30, o Festival do Rio reapresentará no local documentários que ganharam destaque em sua programação, além do longa-metragem de ficção “Altas Expectativas”, dos diretores Pedro Antônio Paes e Álvaro Campos (Menção Honrosa pelo Júri da Mostra Geração).

A entrada é gratuita com acesso à sala de exibição 30 minutos antes de cada sessão, segundo ordem de chegada e respeitando a lotação máxima. O Espaço Cultural BNDES fica na Av. Chile, 100 – Centro.

Quarta-feira, dia 8/11

12h30 KARINGANA — LICENÇA PARA CONTAR

(dir. Monica Monteiro; Moçambique / Brasil, 2017)
Duração: 73min. Classificação: 14 anos.
Documentário com Maria Bethânia, José Eduardo Agualusa e Mia Couto, entre outros.

Maria Bethânia leva pela primeira vez o seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos de Moçambique e Angola, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura nos dois países, tratando de sua importância na resistência à colonização, a conexão com os idiomas nativos, as tradições orais e a influência de escritores brasileiros.​

18h30 YOGA ARQUITETURA DA PAZ

(dir. Heitor Dhalia; Brasil / Estados Unidos / Índia / China, 2017)
Duração: 92min. Classificação: 14 anos. Legendado em Português.
Documentário com Deepak Chopra, Sadhu Vijay Giri, Dr. Dean Ornish e Nevine Michaan, entre outros.

Baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O'Neill, este documentário conta a história dos dez anos em que o autor fotografou os grandes mestres da ioga. Criado como uma profunda extensão do livro original, o filme aborda questões muito humanas da nossa perspectiva atual, misturando-as com elementos de movimento e som experienciais, resultando em uma nova visão da arte da ioga.

Quinta-feira, dia 9/11

12h30 DEDO NA FERIDA (dir. Silvio Tendler; Brasil, 2017)
ELEITO “MELHOR LONGA DOCUMENTÁRIO” PELO JÚRI POPULAR
Duração: 91min. Classificação: Livre. Legendado em Português.

Este documentário trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos em um cenário onde a lógica do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida, enquanto o capital só aspira à concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, intelectuais lutam para transformar o mundo, levantando temas como o fim dos direitos sociais, o desemprego, o mercado e o ressurgimento de movimentos extremistas.​

18h30 ALTAS EXPECTATIVAS (dir. Pedro Antônio Paes e Álvaro Campos; Brasil, 2016)
MENÇÃO HONROSA PELO JÚRI DA MOSTRA GERAÇÃO
Duração: 90min. Classificação: Livre.
Ficção com Leonardo Reis, Camila Márdila, Maria Eduarda de Carvalho, Felipe Abib e Milhem Cortaz.

​Décio é um treinador de cavalos vencedores que trabalha no Jockey Clube do Rio de Janeiro, onde Lena administra um café endividado que recebeu como herança. Preocupada com a sua situação financeira e tendo que cuidar do irmão mais novo, que é cadeirante, Lena nunca sorri. Apaixonado, Décio precisa superar sua timidez para se aproximar dela, sobretudo porque mede apenas 1,20m de altura. Ele vai fazer de tudo para disputar a atenção de Lena, inclusive tornando-se comediante, para ver Lena sorrindo. 




Voltar

Edição 2023