Publicado em 30/09/2016

A trilha sonora dos filmes musicais selecionados para o Festival do Rio 2016 tem um time de superstars. Madonna e sua trupe de dançarinos, Prince, Frank Zappa, The Beatles, The Rolling Stones, Nick Cave, David Bowie, Beyoncé são alguns dos nomes que terão documentários sobre suas vidas, seus trabalhos e seus fãs nas telas cariocas entre 6 e 16 de outubro.

Entre os filmes de megaturnês musicais lançados em 2016 está um documentário dirigido por Ron Howard sobre os anos dourados dos Beatles, chamado The Beatles: eight days a week. Trata-se de um documentário autorizado, que acompanha a carreira do quarteto fabuloso de Liverpool entre 1962 e 1966, quando a banda estourou mundialmente e fez uma famosa excursão aos Estados Unidos. O filme tem entrevistas exclusivas com Paul McCartney e Ringo Starr. No trailer, Paul McCartney se lembra: “Éramos todos crianças e estávamos muito assustados”. Há muitas cenas em aeroportos e bastidores de shows que testemunham a beatlemania.

Ron entrevistou também Yoko Ono e Olivia Harrison, a última mulher de George. A produção conta ainda com o reforço de Nigel Sinclair, vencedor do Grammy e responsável pela pesquisa de imagens do filme George Harrison: Living in the Material World, além de Scott Pascucci, um dos grandes amigos de George, produtor do filme sobre o beatle. O documentário acaba de estrear nos Estados Unidos. É o segundo documentário musical dirigido por Howard, que fez Made in America (2013), sobre o festival de Jay-Z. Howard é bastante conhecido como director de filmes blockbusters, entre eles os da série de Dan Brown: o Código Da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno (o último, que será lançado até o fim do ano).

Aquela outra banda que concorria com os Beatles na década de 1960 também está lançando documentários. The Rolling Stones marcam presença no Festival do Rio com dois filmes:  The Rolling Stones: Olé, Olé, Olé e Moon in Havana: The Rolling Stones live in Cuba. Como dizem os dois títulos, são documentos da passagem histórica dos Stones pela ilha de Fidel Castro, em homenagem ao fim do bloqueio diplomatico e comercial a Cuba. O show e os seus bastidores foram gravados por Paul Dugdale

Homenageado pelo Festival do Rio, Prince está presente em dois filmes da mostra Midnight Movies. Um deles é o classico  Purple Rain e o outro o documentário sobre Sign ‘O’ Times, um dos grandes shows da carreira do músico pop, morto em abril de 2016. Os dois filmes são dirigidos por Alberto Magnoli, que conquistou a confiança do cantor nos anos 80 e teve acesso à sua intimidade, a ponto de documentar apresentações marcantes e flagrantes dos bastidores.

Madonna é tema de três documentários. Um deles, um classico da década de 1990, Na cama com Madonna, dirigido por Alek Keshisuan, documenta a turnê do megashow Blond Ambition, um dos grandes hits da cantora pop. O segundo, Strike a pose (direção de Ester Gould e Rejer Zwaan), concentra o foco na incrível trupe de dançarinos que acompanhou Madonna na década de 1990. São dançarinos que, além de inaugurarem um novo estilo de dança nos palcos americanos, também viraram ícones da liberdade sexual e da luta contra a Aids. E o terceiro, Kiki, mergulha no universe dos bailes kiki, muito populares na comunidade LGBTQ de Nova York, onde há competições de uma dança moderna chamada Voguing,  em homenagem à famosa boate Vogue, onde os bailarinos de Madonna marcaram época e criaram um estilo hoje imitado por multidões de jovens bailarinos americanos. É a escola Madonna de festa, sacudindo novas gerações. O filme ganhou o Prêmio Teddy no Festival de Berlim 2016.

Ainda na linha da nostalgia, a programação traz David Bowie, morto em janeiro de 2016, como ator no filme Fome de Amor, dirigido por Tony Scott. Bowie está ao lado de um grande elenco, que inclui Catherine Deneuve e Susan Sarandon. E traz também Frank Zappa, num documentário repleto de entrevistas com o músico, a ponto de ter como título Eat that question: Frank Zappa em suas próprias palavras (Frank Zappa in his own words). O filme do alemão Thorsten Schutte tem imagens raras de arquivo, com poderosas entrevistas para a televisão e performances memoráveis dos 30 anos de carreira do músico, desde alguns dos primeiros flagrantes de Zappa, bem jovem, até seus últimos dias, aos 52 anos, em 1993, quando liderou a luta contra a censura na indústria da música. O filme fez parte da seleção oficial do Sundance Film Festival de 2016.

Os fãs da cena punk vão adorar o revelador documentário sobre Nick Cave e a banda Bad Seeds, intitulado One More Time With Feeling, dirigido por Andrew Dominik. O filme acompanha a gravação do álbum mais recente de Cave, intercalando sessões de estúdio, performances ao vivo e uma série de depoimentos do músico australiano em torno do luto pela morte de um de seus filhos gêmeos, aos 16 anos, num acidente num penhasco na Inglaterra. É filme para emocionar e ouvir música da mais alta qualidade, já que o album foi consagrado pela crítica especializada como um dos melhores já lançados por Cave.

E para fechar a programação musical em grande estilo, os fãs de Beyoncé são as estrelas do documentário Waiting for B, de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel. O filme acompanha a jornada de superfãs de Beyoncé que, sem condições de pagar por ingressos caros, acamparam por dois meses para garantir seus lugares na primeira fila de um show. Beyoncémania em grande estilo.


Saiba mais sobre os flmes musicais no Festival do Rio 2016:

THE BEATLES

The Beatles: Eight Days a Week, direção de Ron Howard

Um documentário que acompanha a carreira do quarteto fabuloso de Liverpool entre 1962 e  1966, quando a banda estourou mundialmente e fez uma famosa excursão aos Estados Unidos. O filmes tem entrevistas exclusivas com Paul McCartney e Ringo Starr. No trailer, Paul McCartney se lembra: “Éramos todos crianças e estávamos muito assustados”. Há muitas cenas em aeroportos e bastidores de shows que testemunham a beatlemania. Ron entrevistou também Yoko Ono e Olivia Harrison, viúva de George. A produção conta com o reforço de Nigel Sinclair, vencedor do Grammy e responsável pela pesquisa de imagens do filme George Harrison: Living in the Material World, além de Scott Pascucci, um dos grandes amigos de George, produtor do filme sobre o beatle.

http://www.allocine.fr/film/fichefilm_gen_cfilm=230314.html


MADONNA:

Strike a pose (direção de Ester Gould e Rejer Zwaan)

Em 1990, sete jovens dançarinos – seis gays e um hétero – juntaram-se à estrela do pop Madonna em sua turnê Blond Ambition, a mais ousada e controversa até então e que deu origem ao filme Na cama com Madonna. Autoproclamada mãe de seus dançarinos, a cantora aproveitou as filmagens para marcar posição em questões ligadas aos direitos dos homossexuais, liberdade de expressão e desmistificação da AIDS. Este documentário revela a surpreendente e emocionante história desses extravagantes dançarinos, que logo se tornaram ícones da liberdade sexual, inspirando jovens do mundo todo. Participou do Festival de Berlim 2016.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/strike-a-pose


Na Cama com Madonna (Truth or Dare), direção de Alek Keshishuan

A turnê Blond Ambition, a terceira da cantora Madonna, ainda é vista como um divisor de águas nas perfomances ao vivo. Com coreografias elaboradas e apresentações extravagantemente sensuais e provocativas, o espetáculo se tornou o mais bem sucedido da década de 1990. Grande parte dessa trajetória ficou registrada neste que se tornou um cult do documentário musical, e que ganha sessão comemorativa de seus 25 anos dentro do Festival do Rio, revelando não só os batidores dos shows, mas também traçando um painel da vida pessoal de Madonna e de seu então namorado Warren Beatty.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/madonna-truth-or-dare


Kiki, direção de Sara Jordeno

Na comunidade LGBTQ negra de Nova York, são muito populares os bailes kiki, onde ocorrem acirradas competições de voguing, uma dança moderna com movimentos corporais definidos por linhas e poses. Este documentário mergulha no fascinante universo da cena queer nova-iorquina, a partir de cenas da competição de dança e de entrevistas com enérgicos jovens, que utilizam termos como "heteronormatividade" e "desconstrução de gênero" de forma arrebatadora. Vinte e cinco anos depois do clássico Paris Is Burning, Kiki joga luz nas gritantes mudanças que tomaram este cenário. Prêmio Teddy, Berlim 2016.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/kiki


PRINCE

Purple Rain, direção de Alberto Magnoli

The Kid é um jovem e problemático músico de Minneapolis, que vive atormentado em um contexto familiar abusivo. Em meio a um romance conturbado com Apollonia, no qual se esforça para não reproduzir os erros de seu pai, ele terá que lidar com as provocações de um cantor rival e sua banda, The Time. Para completar, The Kid anda insatisfeito com sua própria banda. Até que finalmente a sua estrela começa a brilhar. O clássico vencedor de dois Oscar é apresentado no Festival do Rio em cópia restaurada, em homenagem a seu protagonista, o compositor Prince, falecido este ano.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/purple-rain


Sign ‘O’ Times, direção de Alberto Magnoli

Em 1987, Prince lançou aquele que ficaria conhecido como um dos discos mais importantes do rock’n’roll mundial: Sign o' the Times. Nono álbum da carreira do artista, o disco é uma mistura complexa de ritmos como funk, soul, pop psicodélico, música eletrônica e rock, e se desdobrou em uma bem sucedida turnê. Para uma multidão que se acotovelava na mais famosa casa de shows de Roterdã, Prince e sua banda apresentaram 13 canções, 11 delas oriundas do álbum. Um registro histórico de um momento único da música pop mundial. Sessão especial em homenagem ao artista Prince, falecido em abril deste ano.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/sign-o-the-times


THE ROLLING STONES

The Rolling Stones, Olé, Olé Olé: a Trip (direção de Paul Dugdale)

Há poucos lugares no mundo onde os Rolling Stones nunca se apresentaram - e Cuba era um deles. Esta verdadeira aventura cultural segue a banda por toda a sua turnê pela América Latina, passando por Santiago do Chile, Buenos Aires, um circuito de Street Art em São Paulo e um encontro com uma banda de mariachis na Cidade do México, até o histórico concerto final na capital cubana, onde Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood apresentaram sucessos como “Gimme Shelter” e “Satisfaction” para uma multidão de 1,2 milhão de fãs. Festival de Toronto 2016.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-rolling-stones-ole-ole-ole-a-trip-across-latin-america


Havana Moon: The Rolling Stones Live in Cuba (direção de Paul Dugdale)

Quando uma jovem banda ousou tocar um cover dos Rolling Stones na Ilha da Juventude, em Cuba, na década de 1960, soldados armados interromperam a apresentação. Cinquenta anos mais tarde, Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood enfim visitam a ilha de Fidel para tocar hits como “It's Only Rock’n’Roll”, “Gimme Shelter” e “Satisfaction”, entre muitos outros, para 1,2 milhão de fãs. Um registro histórico do épico concerto da banda em Havana, que marcou o final de Olé, sua turnê pela América Latina. O evento aconteceu dias após a visita de Barack Obama, presidente dos EUA, ao país.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/havana-moon-the-rolling-stones-live-in-cuba


FRANK ZAPPA

Eat That Question: Frank Zappa por ele mesmo (direção de Thorsten Schutte)

Um encontro revelador com Frank Zappa, músico, cantor iconoclasta e um dos mais lendários nomes do rock no século XX. Raras imagens de arquivo revelam o provocativo gênio musical cuja visão de mundo reverbera até os dias de hoje e além. O material engloba desde poderosas entrevistas para a televisão até performances memoráveis de seus 30 anos de carreira, começando ainda em sua juventude e seguindo até seus últimos dias, aos 52 anos, em 1993, quando liderou a luta contra a censura na indústria da música. Seleção oficial do Sundance Film Festival 2016.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/eat-that-question-frank-zappa-in-his-own-words


NICK CAVE

One More Time With Feeling, direção Andrew Dominik

Inicialmente pensado apenas como registro de uma perfomance musical, este filme alcançou um novo formato, repleto de significados, ao acompanhar o contexto trágico de composição e gravação do álbum One More Time With Feeling, do músico Nick Cave e sua banda The Bad Seeds. Intercalando performances ao vivo com a primeira execução de novas canções e entrevistas, o material tem como guia uma narração intermitente, reflexiva e de improviso do próprio Cave. O resultado é um tributo a um artista que tenta encontrar seu caminho através da escuridão. Festival de Veneza 2016.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/one-more-time-with-feeling


Os belos dias de Aranjuez, direção de Wim Winders

É um belo dia de verão em uma cidade do interior da França. Dentro de uma casa bucólica, um escritor imagina uma conversa entre o casal de protagonistas de seu novo romance. Nos jardins da casa, ela e ele falam sobre suas experiências sexuais, suas infâncias, memórias e as diferenças entre homens e mulheres. Mas é o escritor quem decide o que falam ou ele apenas põe no papel o que os dois ditam? Nos intervalos de sua escrita, o escritor respira ao som de uma jukebox, que toca canções do músico Nick Cave. Novo filme do diretor Wim Wenders, exibido nos festivais de Veneza e Toronto 2016.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/les-beaux-jours-d-aranjuez


DAVID BOWIE

Fome de Viver (The Hunger), direção de Tony Scott

Miriam é uma vampira que se mantem viva e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição, os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem. Infelizmente, John, seu atual parceiro, está envelhecendo extremamente rápido e sua expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah, uma especialista em envelhecimento prematuro. Sessão especial em homenagem a David Bowie, músico e ator, falecido em janeiro deste ano. Com Catherine Deneuve e Susan Sarandon, do diretor Tony Scott. Festival de Cannes 1983.

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-hunger


BEYONCÉ

Waiting for B., direção de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel

Esse documentário observacional acompanha a jornada de superfãs de Beyoncé que, sem condições de pagar pelos ingressos mais caros, acamparam por dois meses para garantir seus lugares na primeira fila. Convivendo com essa comunidade improvisada, vêm à tona assuntos importantes, como classe econômica, identidade negra, homofobia, feminismo e o que significa este sacrifício em prol de um fenômeno midiático muito maior e mais poderoso que eles próprios.​

http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/waiting-for-b




Voltar

Edição 2023