Publicado em 09/10/2017

Na tarde do dia 8 de outubro, aconteceu a estreia do filme "Querido Embaixador", do diretor Luiz Fernando Goulart, no Cinepolis Lagoon 1. O filme faz parte da Première Brasil Retratos Longa. Baseado em fatos reais recentemente descobertos e apoiado por depoimentos e imagens de arquivo, o filme conta a história de Luiz de Souza Dantas. 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o embaixador brasileiro se opõe a ordens expressas e secretas de Getúlio Vargas que proibiam nossas embaixadas de darem vistos a “judeus e outros indesejáveis”. Ele passa então a descumprir essas ordens, enfrentando Vargas, o governo francês e o Nazismo, emitindo mais de mil vistos diplomáticos irregulares para o Brasil, concedidos a perseguidos pelo regime nazista.

Na apresentação do documentário, o diretor declarou: "Espero que o filme cumpra seus dois destinos. O primeiro é nos dar orgulho de termos um conterrâneo nosso tão brilhante como o embaixador Souza Dantas. E o segundo, que nos leve a refletir, repensar que a tragédia humanitária do Holocausto não pode se repetir em hipótese alguma. E, hoje ,há ainda pequeno, mas perigoso risco disso acontecer".

Este é o segundo filme que Luiz Fernando Goulart apresenta no Festival do Rio. O primeiro foi "Mestre Bimba, a Capoeira Iluminada", de 2005. O filme Querido Embaixador ainda terá sessões na terça (10/10), às 19:30, na Cinemateca do MAM.

Texto: Bruna Velon

Foto: Jonathan Menezes



Voltar