Publicado em 10/09/2019

O Festival do Rio tem um grande valor simbólico  para o público e para os profissionais do mercado audiovisual brasileiro. Após 20 anos de existência e sucesso de realização para o cinema brasileiro e internacional - passamos por enormes desafios financeiros capazes de nos levar ao cancelamento do evento, com todas as perdas advindas dessa decisão. Convidamos você a contribuir para manter a trajetória deste nosso patrimônio cultural brasileiro e garantir a vinda de muitos filmes, muitos talentos e muitos públicos.

Acesse https://benfeitoria.com/festivaldorio e faça parte deste movimento!



Aqui você vê o mundo, dizia uma de nossas campanhas há alguns anos. Daqui queremos continuar a ver, entender e acolher muitos mundos.  Ao longo de 20 anos, e a cada dia de cada ano, construimos uma sintonia com um público diverso, vimos o florescimento da indústria do audiovisual brasileiro e as profundas transformações na indústria do entretenimento no mundo inteiro.


Cada edição do Festival do Rio foi uma grande aventura em que buscamos de cada espectador esse desejo de ver filmes, sonhar imagens e promover encontros de ideias, de reflexões, de entendimentos. Trouxemos crianças para ver filmes pela primeira vez e formamos plateias e cidadãos. Vieram talentos do mundo inteiro para conhecer o público brasileiro e o Brasil. Tivemos a presença de profissionais estrangeiros para conhecer o mercado e a economia do país.

Convidamos o país inteiro a se juntar a nós no Rio de Janeiro. Promovemos paixões, co-produções e projetos futuros. Vimos o mundo passar do analógico para o digital. Cinemas fecharam e cinemas abriram, mas permaneceram cinemas. Celebramos o cinema e o orgulho de sermos anfitriões de um evento que nos enche de alegria e expande nossos horizontes de conhecimento.

O Festival do Rio, um dos festivais de cinema de referência para a América Latina, após 20 anos de existência e trabalho, passa por seu maior desafio em termos financeiros. Pode ser um sintoma dos tempos que vivemos, mas certamente não a expressão do desejo do nosso público fiel e do nosso compromisso com todos os profissionais. O prazer coletivo de usufruir de tantas realidades - próximas ou distantes - e da delícia de encontrar nossos artistas continua sendo o motor do nosso trabalho e do nosso público, temos certeza disso!

O Festival do Rio tem - em sua alma e origem - a capacidade de mobilizar, multiplicar, educar, expandir, incluir. Um evento plural onde todos são acolhidos por momentos de emoção, risos e lágrimas. O universo transcendental que o cinema constrói há mais de cem anos. 

Corremos o risco de não existir neste ano por falta de recursos. Corremos o risco de quebrar essa trajetória de comunhão dos muitos, dos diferentes e dos iguais. De todos nós e de nossa cidade e país.

O Festival do Rio construiu, ao longo de anos, uma enorme família. Você é parte dela e pode contribuir para garantir que o Festival do Rio continue a fazer parte do patrimônio cultural do país.  E continuar a fazer parte da vida de todos e da cidade do Rio de Janeiro.

Somos muitos no cinema!





Voltar

Edição 2023