Publicado em 18/05/2017

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Talent Press Rio. Voltado para a capacitação e treinamento de jovens jornalistas e críticos de cinema de países de língua portuguesa, o programa é uma parceria do Festival do Rio de Cinema, o Berlinale Talents, o Goethe Institut e a Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).

Seis participantes (três brasileiros e três críticos de outros países lusófonos) serão selecionados por um júri formado por profissionais da área e terão a oportunidade de participar do workshop entre os dias 07 e 12 de outubro de 2017, no âmbito da 19ª edição do Festival do Rio. Além de acompanharem a programação do evento, os talents participam de seminários, mesas-redondas e master classes, sob a tutela de expoentes da área, com o objetivo de desenvolver conteúdo jornalístico sobre os filmes assistidos.

Na edição de 2016, participaram: Aisha Rahim (Portugal), Alex França (Brasil, BA), César Castanha (Brasil, PE), Eliana Nzualo (Moçambique), Renato Guimarães Furtado (Brasil, RJ) e Sabrina Marques (Portugal). Confira durante o Festival do Rio de 2017, as críticas e textos produzidos pelos participantes.

O Talent Press Rio é parte da iniciativa internacional dos trabalhos da Berlinale Talent Press, que também acontece em Berlim, Buenos Aires, Durban, Guadalajara e Sarajevo.

Normas de seleção

Condição:

Para concorrerem a uma vaga no projeto, os inscritos concordam automaticamente que todo o material produzido pelos participantes será publicado nos sites do Festival do Rio, do Goethe-Institut, da Fipresci e da Berlinale Talents. Além disso, o conteúdo também constará nos dailies impressos do Festival do Rio.

Candidatura:

As inscrições estão abertas de 09 de maio até 18 de junho e são feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Todos os documentos solicitados deverão ser enviados em um arquivo único. Candidatos que enviarem mais de um arquivo serão automaticamente desclassificados. Ao término da inscrição ou se solicitada alguma modificação por parte da organização, é necessário sempre clicar no botão “submeter” para que a mesma seja efetivada.

Pré-requisitos:

É necessário que os candidatos:

  • Sejam iniciantes na área de cinema e jornalismo, com experiência prática comprovada;
  • Tenham disponibilidade exclusiva ao programa de 6 a 13 de outubro;
  • Sejam naturais de países lusófonos ou residam neles – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste;
  • Tenham publicado três artigos relacionados a filmes, obrigatoriamente em português, nos últimos dois anos (seja no formato impresso ou virtual – é necessário que conste a data de publicação em cada artigo). É necessário o envio dos artigos no formato PDF. Se impresso, escaneado; se virtual (blog é aceitável), impressão PDF diretamente da pagina web. É necessário, ainda, que nos artigos enviados conste o nome do autor da matéria;
  • Falem e redijam em português;
  • Tenham o conhecimento intermediário da língua inglesa que permita o diálogo com críticos e jornalistas internacionais convidados.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: sergio.allisson@rio.goethe.org



Voltar