Publicado em 07/10/2017

Texto de Ana Paula Sousa

A segunda edição do Talent Press Rio, que acontecerá entre os dias 7 e 12 de outubro, reúne, no Festival do Rio, seis jovens jornalistas do Brasil, de Portugal e de Moçambique. 

O Talent Press é uma iniciativa do Berlinale Talents (braço do Festival de Berlim) realizada em parceria com a Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o Instituto Goethe. O programa procura capacitar jovens profissionais e estimular um diálogo sobre cinema entre jornalistas e críticos de todo o mundo. O Talent Press Rio, criado em 2016, é voltado aos falantes de língua portuguesa.

Selecionados entre quase 100 inscritos, os participantes do workshop brasileiro terão a oportunidade de acompanhar sessões e eventos especiais do Festival do Rio, entrevistar convidados, participar de uma master class com o escritor José Eduardo Agualusa e conversar com profissionais importantes do mercado. A vivência do dia-a-dia de um grande festival de cinema inclui, para esses jovens, a produção de críticas e de um ensaio final. Os textos terão versões em português, inglês e alemão e serão publicados no site do Festival do Rio, da Berlinale, do Instituto Goethe e da Fipresci. Todo o trabalho será acompanhado de perto por três mentores. 

Os seis escolhidos para o 2º Talent Press foram os portugueses Alexandra João e Francisco Noronha, o moçambicano Sérgio Simao e os brasileiros Felipe André da Silva, Felipe Ribeiro e Thayná Almeida.

Saiba um pouco sobre cada um deles:

Alexandra João Ramos Martins

Formada em Ciências da Comunicação e Jornalismo e mestre em Estudos da Arte, Teoria e Crítica, a portuguesa Alexandra João Martins escreve, desde 2011, sobre cultura e arte para diversos jornais, revistas e sites portugueses, como Bodyspace.net e Artecapital.

Felipe André da Silva

Felipe André da Silva, de Cabo de Santo Agostinho (Brasil) desenvolveu sua paixão pelo cinema por meio das aulas de sua professora de literatura, no ensino médio; ainda na escola, criou um Cineclube. Ele escreve sobre cinema desde 2010 para o site Kinemail e mantém seu próprio blog.

Felipe Oliveira Ribeiro

Ator, escritor e realizador, Felipe Ribeiro é graduando em Comunicação Social – Cinema pella Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é estagiário no site AdoroCinema e escreve para o site Cinema2Manos. Foi também um dos fundadores do Cinestesia Coletivo, coletivo de produção audiovisual e de mídias sociais da UFRJ.

Francisco Noronha

Formado em Direito pela Universidade do Porto (Portugal), Francisco Noronha é crítico de cinema do jornal Artes Entre as Letras e do site À pala de Walsh; escreve também sobre música para o jornal Público. No momento, finaliza o documentário Não consegues criar o mundo duas vezes, realizado em parceria com Catarina David.

Sergio Simao Raimundo

Estudante de Filosofia, Sergio Raimundo, de Maputo, Moçambique, teve uma breve passagem, como estagiário, pela sessão de Cultura do jornal Público. Com um grupo de amigos, fundou e editou o jornal Pirâmide. É apaixonado por cinema.

Thayná Almeida 

Recém-formada em cinema pela Universidade Federal da América Latina (UNILA), Thayná Almeida é paulista, residente em Pernambuco. Já participou de curtas-metragens como roteirista, diretora e diretora de arte. Ela publica também críticas em sites de festivais, blogs e revistas como a Barbatana e fez assistência de curadoria no Festival Internacional de Realizadoras, em Recife.




Voltar