Publicado em 10/10/2016

Por: Dominique Valansi

O artista visual Tunga, um dos maiores nomes das artes visuais brasileiras, morto este ano, recebe uma homenagem hoje no Festival do Rio. Em uma sessão de gala às 19h45, no Estação Net Botafogo, serão exibidos diferentes registros visuais da trajetória do artista.

O filme És Tu, Brasil – Tunga (2003), é um projeto pessoal do cineasta Murilo Salles que examina a identidade brasileira através de uma jornada pelos mundos de quatro talentos brasileiros cujos trabalhos têm bastante notoriedade no cenário cultural internacional hoje. Na sessão, será exibido o segmento dedicado a Tunga, onde o excesso do barroco brasileiro se faz evidente, assim como nossa mais profunda tradição antropomórfica.

Em seguida, registros das cinco performances do artista, também pelas lentes de Murilo Salles, na histórica inauguração da Galeria Psicoativa Tunga, em Inhotim, em 6 de setembro de 2012. Os trabalhos são: Xifópagas capilares (9 min), Tereza (7 min), Make Up Coincidence - A prole do bebê (7 min) e Experiência física sutil & Inside Out, Upside Down – A Walk in Venice (10 min).

“Os quatro vídeos são o resultado de um olhar para cinco performances simultâneas num espaço e tempos determinados, com a participação do público, no dia da abertura da galeria Psicoativa - um cinema specific. No mais, essas ‘construções’ que apresento foram esculpidas pós registro - na montagem - tentando dar conta da relação da imagem captada com as performances”. Existia para nós - cineasta e artista - a preocupação de fazer perceber a energia centrífuga proposta pela galeria. Isso foi construído em Xifópagas capilares. É sempre muito enriquecedor e formador a relação da imagem cinematográfica com as performances do Tunga. Um prazer e um desafio. Enormes.”, comentou o diretor. 

Completam a sessão os filmes Quimera, uma parceria entre o cineasta Eryk Rocha e o artista plástico Tunga, que foi exibido na competição do Festival de Cannes 2004. E “Cooking”, de Tunga, que retrata um casal que leva o sexo a limites extremos. Com um olhar alquímico, cercados de esculturas e cristais, seus corpos mimetizam as obras feitas pelo artista que constituem o universo do filme. O curta integra o projeto Destricted.br, versão brasileira de Destricted, concebido originalmente pelo curador inglês Neville Wakefield.




Voltar