Publicado em 09/10/2017

A estreia do novo filme de Domingos de Oliveira, "Os 8 Magníficos", no domingo (dia 8) no Festival do Rio foi repleta de artistas que se posicionaram contra a censura a manifestações artísticas e ao fechamento de exposições que agora enfrentam acusações de pedofilia, como aconteceu com a moatra Quuermuseu, em Porto Alegre. A estreia contou com a presença do diretor e de vários atores do filme, como Maria Ribeiro e Du Moscovis e a conversa sobre a censura tinha tudo a ver com o tema do filme. Em Os 8 magníficos, a câmera testemunha um almoço de domingo, que reúne em torno da mesma mesa os atores Maria Ribeiro, Fernanda Torres, Wagner Moura, Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte, Mateus Solano, Alexandre Nero e Du Moscovis.. O evento dá início a uma discussão espantosamente sincera sobre a arte de representar, a profissão e, sobretudo, às dúvidas sobre o amor e a vida. Daí o protesto em torno da censura aparecer como assunto natural entre os artistas no Festival do Rio.​

Para a atriz Maria Ribeiro, boa parte da população brasileira não tem acesso à cultura e às artes, o que gera desinformação e que esse fator deve fazer parte desse debate. 

_ Acho triste o que estamos vivendo um momento triste de volta da censura e também um momento em que é muito importante perceber que quem não tem acesso à escola e às artes não compreende a urgência de reagir à violência da censura. A arte questiona, a arte faz pensar. Neste momento não basta dizer não à censura; é preciso também apoiar os artistas e explicar a função da arte para o grande público. Neste sentido, este filme em que se conversa sobre a arte de representar é incrivelmente atual _ disse Maria Ribeiro, ao lado de Du Moscovis, que também esteve na estreia.

O diretor Domingos de Oliveira estava feliz com o resultado de seu filme:

_ Há algum tempo eu queria reunir atores que não tinham tempo de fazer cinema, sem prever qual seria o resultado dessa conversa, sem ter um roteiro prévio para obedecer. Foi um almoço muito interessante. É um filme despretencioso e simpático, que vai agradar em cheio as plateias de cinema. É uma conversa gostosa sobre a arte de representar e, por causa desses movimentos de censura que agora ocorrem, se tornou ainda mais necessária _ avaliou Domingos.

Foto de Rogério Resende, com \mateus Solano, Maria Ribeiro, Domingos de Oliveira e Du Moscovis




Voltar