A documentary-style record influenced by Italian neorealism, Nelson Pereira Santos’s first feature film is a rich panorama of Rio de Janeiro. The city is explored through a day in the lives of five boys from a favela. On a sunny Sunday, they sell peanuts at Copacabana and walk around the Sugar Loaf and the Maracana Stadium to the sound of samba singer Zé Kéti. The camera follows the kids and reveals the streets in a way never seen before on the screen. The film is acknowledged as a relevant inspiration to Cinema Novo.
Nelson Pereira dos Santos
Nascido em São Paulo, em 1922, formou-se em Direito e trabalhou como jornalista, mas, em 1950, já debutava no cinema com o documentário Juventude. Seu primeiro longa, Rio, 40 graus (1955), é um marco na cinematografia nacional. Da relação com a literatura resultaram, entre outras adaptações, Jubiabá (1987), a partir do livro de Jorge Amado, Boca de ouro (1962), de Nelson Rodrigues, e o clássico Vidas secas (1963), de Graciliano Ramos. Sua carreira prolífica foi ainda da comédia histórica (Como era gostoso o meu francês, 1970) a documentários sobre personalidades como Tom Jobim e Sérgio Buarque de Holanda. Nelson Pereira dos Santos morreu no Rio, aos 89 anos, no dia 21 de abril de 2018.