Publicado em 03/07/2025

Uma Bela Vida, Pedaço de Mim, Apocalipse nos Trópicos e O Deserto de Akin estão entre os principais destaques do mês de junho de 2025 — Foto: divulgação/Filmes do Estação/O2 Play/Netflix/Retrato Filmes

Faltando pouco menos de três meses para o início de mais uma edição do Festival do Rio, seguimos contando os dias para o início da 27ª edição do maior encontro de cinema da América Latina. Enquanto isso, os amantes da sétima arte terão a chance de assistir nas salas do circuito comercial alguns dos destaques da edição de 2024 da maratona cinéfila carioca, com títulos que figuraram nas mais diversas mostras do evento, atraindo elogios da crítica e até mesmo troféus na cerimônia de premiação da Première Brasil.

Entre os destaques estão o novo longa-metragem do cineasta Costa-Gavras, documentário sobre a influência evangélica na política brasileira assinado por Petra Costa e uma produção vencedora do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem na mostra Première Brasil: Novos Rumos.

A seguir, confira as datas de estreia dos títulos exibidos no Festival do Rio que chegam às salas neste mês. As datas podem sofrer alterações. Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais das distribuidoras responsáveis.

Quinta-feira, 03/07/2025

Pedaço de Mim (Mon inséparable), de Anne-Sophie Bailly (Filmes do Estação)
Exibido na mostra Expectativa no 26º Festival do Rio (2024)


Sinopse: Mona vive em um pequeno apartamento com seu filho adulto Joël, que é uma pessoa "especial", como dizem. Ele está perdidamente apaixonado por uma colega de trabalho que é assim como ele, Océane, mas Mona desconhece o relacionamento dos dois. Quando Océane engravida, escolhas devem ser feitas e o vínculo simbiótico entre mãe e filho é enfraquecido. Mostra Orizzonti Veneza 2024.

Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (O2 Play/Netflix)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil no 26º Festival do Rio (2024)


Sinopse: Quando uma democracia termina e uma teocracia começa? O documentário investiga a crescente influência que líderes evangélicos exercem sobre a política brasileira. Entrelaçando passado e presente, apresenta um espelho inquietante para o resto do mundo. Seleção oficial Veneza 2024.

Quinta-feira, 17/07/2025

Uma Bela Vida (Le Dernier Souffle), de Costa-Gavras (Filmes do Estação)
Exibido na mostra Panorama Mundial no 26º Festival do Rio (2024)

Sinopse: Em uma espécie de diálogo filosófico, o médico Augustin Masset e o renomado escritor Fabrice Toussaint discutem a vida e a morte. Em inúmeros encontros o médico é o guia e o escritor seu passageiro, levado a confrontar os próprios medos e ansiedades. Um balé poético em que cada personagem é um calhamaço de emoções, risos e lágrimas. Uma viagem ao coração pulsante de nossas vidas.

  • País: França
  • Gênero: Drama

Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (Bretz Filmes)
Exibido na mostra Première Brasil: Hors Concours no 26º Festival do Rio (2024)


Sinopse: Um homem violento e desregrado aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. Esta o acusa de roubo e tenta, em vão, que ele recupere suas lembranças e devolva o dinheiro. Durante o julgamento popular, vem à tona uma trama que envolve violência doméstica e de gênero, tráfico de pessoas e desvio de verba pública.

Quinta-feira, 24/07/2025

Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim (Descoloniza Filmes)
Exibido na mostra Première Brasil: Geração no 26º Festival do Rio (2024)


Sinopse: Os irmãos Thiago e Ísis, junto com seu pai, o cineasta João, exploram três biomas brasileiros: Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Em cada cenário eles ajudam um animal em perigo e descobrem a sua importância e os seus mistérios. Com músicas e animações divertidas, o filme apresenta às crianças o tema da preservação ambiental de forma lúdica.

Iracema – Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (Gullane+)
Exibido na mostra Semana da Crítica 50 anos no 13º Festival do Rio (2011) e na mostra Première Brasil: Clássicos Restaurados no 26º Festival do Rio (2024)


Sinopse: Um caminhoneiro que trafega pela Transamazônica, a grande rodovia brasileira que atravessa a Floresta Amazônica, conhece uma prostituta e aos poucos percebe os problemas daquela região.

Quinta-feira, 31/07/2025

Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (Embaúba Filmes)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil: Novos Rumos, na qual conquistou o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem


Sinopse: Dois músicos de gerações diferentes se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música na cidade de Fortaleza. Tuca tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio, de 18 anos, é um aspirante a artista que deseja fazer sucesso com suas próprias composições. Tentando conquistar essa vaga importante, os dois jogam suas esperanças e sonhos na possibilidade de serem aprovados.

O Deserto de Akin, de Bernard Lessa (Retrato Filmes)

Sinopse: Akin é um dedicado médico cubano em exercício no Brasil, pelo programa Mais Médicos, em meados de 2018. Entre sua rotina de trabalho na comunidade indígena e seus momentos de intimidade com Érica e Sérgio, sua relação com o Brasil se aprofunda e fortalece. Com o resultado presidencial de Jair Bolsonaro e o fim abrupto da cooperação entre os dois países, ele se vê impelido a tomar uma decisão: voltar a Cuba e abandonar as relações que vinha construindo ou permanecer e se reinventar mesmo sem poder medicar.


Siga o Festival do Rio nas redes sociais:


O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio



    Voltar