Festival do Rio nos cinemas: estreias de junho Saiba quais filmes exibidos no maior encontro de cinema da América Latina ganham as telas comerciais em junho. Lista traz longa-metragem que se destacou na Première Brasil: Novos Rumos, produção sul-coreana que integrou a Midnight Movies e mais
A Procura de Martina, O Silêncio das Ostras, Ainda Não É Amanhã e Na Teia da Aranha estão entre as principais estreias de junho — Foto: divulgação/Bretz/Ipanema Filmes/Olhar Distribuição/Embaúba Filmes/Pandora Filmes
O mês de junho traz ao circuito exibidor brasileiro uma seleção de filmes que estiveram nas telas do Festival do Rio nos últimos anos, reafirmando o papel do evento como uma verdadeira festa da cinefilia, que antecipa projetos instigantes para os amantes da sétima arte. A diversidade temática e geográfica que marca a curadoria do festival está presente nos lançamentos do mês, que transitam do drama social ao romance, em diferentes estilos, ritmos e linguagens. Em todas as semanas do mês, o público terá a chance de revisitar ao menos um título que integrou a programação das edições 25 e 26 do Festival do Rio, seja na mostra Première Brasil ou nas seleções internacionais.
Entre os destaques nacionais, estão Ainda Não É Amanhã, vencedor do Troféu Redentor de Melhor Atriz na mostra Première Brasil: Novos Rumos em 2024 e A Procura de Martina, que aborda temas como memória, devoção familiar e os traumas do período de ditadura militar na América Latina, estrelado por Mercedes Morán, atriz argentina que presidiu o júri da Première Brasil na edição do ano passado.
A seguir, confira as datas de estreia dos títulos exibidos no Festival do Rio que chegam às salas neste mês. As datas podem sofrer alterações. Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais das distribuidoras responsáveis.
Quinta-feira, 06/06/2025
Ainda Não É Amanhã, de Milena Times (Embaúba Filmes)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil: Novos Rumos no 26º Festival do Rio (2024), na qual venceu o Troféu Redentor na categoria Melhor Atriz - Novos Rumos pelo trabalho de Mayara Santos
Sinopse: Janaína é uma jovem de 18 anos que mora com a mãe e a avó em um conjunto habitacional na periferia do Recife. Ela é a primeira pessoa da família que pode obter um diploma universitário, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que havia traçado para sua vida.
País: Brasil
Leia mais: Drama apresenta história sobre aborto com empatia e densidade emocional
A Procura de Martina, de Márcia Faria (Bretz/Ipanema Filmes)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil: Novos Rumos no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Martina é uma viúva argentina que procura há mais de 30 anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A necessidade de encontrá-lo se torna ainda mais urgente quando ela recebe o diagnóstico de Alzheimer. Por isso, ao descobrir que o rapaz pode estar no Brasil, Martina embarca numa jornada em que passado e presente se misturam, transformando sua busca em uma luta contra o esquecimento.
País: Brasil, Uruguai
Leia mais: Com Mercedes Morán, drama aborda Alzheimer, memórias e traumas de uma nação
Teleférico do Amor (Gondola), de Veit Helmer (Pandora Filmes)
Exibido na mostra Panorama Mundial no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Iva começa a trabalhar como atendente num teleférico que liga uma aldeia nas montanhas a uma pequena cidade no vale. O teleférico tem duas gôndolas e, enquanto uma sobe, a outra desce, se encontrando no meio do caminho. A atendente da outra gôndola é Nino, que cruza com Iva nos ares a cada meia hora. Até que, certa noite, as duas se encontram depois do horário de expediente.
País: Alemanha, Geórgia
Leia também: Veja a lista completa dos filmes de temática LGBQTIAPN+ confirmados na Festival do Rio 2024
Quinta-feira, 12/06/2025
Na Teia da Aranha (Cobweb/Geo-Mi-Jip), de Kim Jee-woon (Pandora Filmes)
Exibido na mostra Midnight Movies no 25º Festival do Rio (2023)
Sinopse: Após uma estreia bem-sucedida, o diretor Kim sofre ataques mordazes dos críticos na Coreia dos anos 1970. Ao terminar mais um longa, ele tem sonhos vívidos com um final alternativo durante vários dias. Sentindo que essas cenas podem transformar seu filme em uma obra-prima, Kim luta por dois dias de filmagem adicional. O roteiro reescrito, no entanto, não passa pela censura, e os atores não conseguem entender o novo encerramento. No meio de tanta confusão, o cineasta nota que está prestes a enlouquecer, mas continua em frente.
País: Coreia do Sul
Quinta-feira, 19/06/2025
A Odisseia de Enéias (Enea), de Pietro Castellitto (Pandora Filmes)
Exibido na mostra Panorama Mundial no 25º Festival do Rio (2023)
Sinopse: Enea persegue o mito que seu nome carrega. Ele faz isso para sentir-se vivo e tem a companhia de Valentino, um aviador recém-batizado. Além do tráfico de drogas e das festas, os dois compartilham a juventude. Amigos de longa data, são vítimas e perpetradores de um mundo corrupto, mas movidos por uma vitalidade inabalável.
País: Itália
Leia também: Saiba quais filmes exibidos e premiados em Veneza estão na programação do Festival do Rio 2023
Quinta-feira, 27/06/2025
O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (Olhar Distribuição)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: A vida de uma garota que nasceu numa vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com sucessivas perdas. Com o fim da mineração, o local se transforma em uma cidade-fantasma. Sem ter para onde ir, ela e seu cachorro são os únicos que não abandonam o lugar, até que o rompimento de uma barragem dizima a região. Após perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre crescer e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio.
País: Brasil
Leia mais: Longa-metragem de Marcos Pimentel ilustra devastação causada pela mineração em tragédias cotidianas
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
O Festival do Rio conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.
Newsletter
Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio
Voltar