Festival do Rio nos cinemas: estreias de maio Saiba quais filmes exibidos no maior encontro de cinema da América Latina ganham as telas comerciais em maio. Lista traz produção premiada em Sundance, drama nacional que recebeu menção honrosa na Première Brasil e muito mais
Uma Família Normal, Sempre Garotas, Manas e Lispectorante estão entre as principais estreias de maio nos cinemas — Foto: divulgação/Pandora Filmes/Filmes do Estação/Paris Filmes/Embaúba Filmes
No mês de maio, a presença de filmes que passaram pelo Festival do Rio nos últimos anos segue enriquecendo o calendário de estreias no circuito exibidor brasileiro. Produções de diversos países, gêneros e linguagens cinematográficas chegam agora às salas comerciais, levando ao grande público um pouco da instigante oferta de longas-metragens que a curadoria do festival antecipa anualmente ao seu público.
Para maio, estão previstas as estreias de dramas sobre amadurecimento, suspenses intensos, retratos baseados em figuras reais, histórias de amor delicadas, enredos sobre reinvenções pessoais e muito mais.
Entre os destaques estão a estreia do coming of age indiano Sempre Garotas, premiado em Sundance; o tocante Manas, drama amazônico com Dira Paes no elenco; e Lispectorante, ficção brasileira que explora uma dimensão mágica inspirada em Clarice Lispector.
A seguir, confira as datas de lançamento de todos os filmes exibidos em edições anteriores do Festival do Rio que estreiam neste mês. As datas de estreia podem estar sujeitas a alterações. Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais das distribuidoras responsáveis.
Quinta-feira, 01/05/2025
Sempre Garotas (Girls Will Be Girls), de Shuchi Talati (Filmes do Estação)
Exibido na mostra Expectativa no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Em um rigoroso internato situado no Himalaia, Mira, de 16 anos, descobre o desejo e o romance. No entanto, seu despertar sexual e rebelde é interrompido por sua mãe protetora, que nunca chegou a passar pelo mesmo processo libertador de amadurecimento. Prêmio do Público e de Melhor Atriz para Preeti Panigrahi no Festival de Sundance 2024.
País: Índia, França, Estados Unidos, Noruega
Uma Família Normal (A Normal Family), de Hur Jin-ho (Pandora Filmes)
Exibido na mostra Expectativa no 25º Festival do Rio (2023)
Sinopse: Jae-wan, um advogado criminalista que não vê problema algum em defender assassinos, e seu irmão mais novo Jae-Gyu, um pediatra caloroso e moralista, encontram-se uma vez por mês para jantar, acompanhados por suas respectivas esposas. Certo dia, a gravação de um adolescente e uma garota espancando um homem sem teto até a morte viraliza. A polícia investiga, mas o caso não avança porque os rostos dos criminosos não foram flagrados pela câmera. No entanto, após verem as imagens, a esposa de Jae-Gyu e a esposa de Jae-wan descobrem um segredo chocante.
Quinta-feira, 08/05/2025
Lispectorante, de Renata Pinheiro (Embaúba Filmes)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Glória Hartman, uma mulher madura que atravessa uma crise existencial e financeira, volta à sua cidade natal, que passa por um processo de abandono. Através de uma fenda nas ruínas de onde morou a escritora Clarice Lispector, Glória começa a ver cenas fantásticas que vão alterar sua vida.
País: Brasil
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Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado (H2O)
Exibido na mostra Première Brasil: Hors Concours no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: A história do encontro de duas mulheres extraordinárias: a brasileira Virgínia Bicudo e a alemã Adelaide Koch. Virgínia, uma mulher negra, foi a primeira psicanalista brasileira. Adelaide, psicanalista judia, veio para o Brasil em fuga do regime nazista na Alemanha. Elas se conheceram em novembro de 1937, em São Paulo, no exato momento em que Getúlio Vargas decretava o Estado Novo. Médica e paciente por cinco anos, colegas e amigas pela vida inteira, são duas mulheres que enfrentaram o racismo e participaram ativamente da fundação da psicanálise no Brasil.
País: Brasil
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Quinta-feira, 15/05/2025
Manas, de Marianna Brennand (Paris Filmes)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil no 26º Festival do Rio (2024), onde recebeu uma menção honrosa pela atuação de Jamilli Correa
Sinopse: Marcielle, de 13 anos, vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da mãe, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para longe após "arrumar um homem bom" nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê suas idealizações ruírem e fica presa entre ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade. Director's Award Giornate degli Autori Veneza 2024.
País: Brasil
Animale, de Emma Benestan (Pandora Filmes)
Exibido na mostra Expectativa no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: A região de Camarga, no sul da França, é famosa pela tradicional corrida de touros. Mas apenas uma mulher de 22 anos, Nejma, tem coragem de entrar na competição empolgante entre homens e feras. Provocando e escapando dos animais com ousadia, ela treina duro e quer provar ser igual aos rapazes dentro e fora da arena. No entanto, seu desejo de liberdade colide com a necessidade de segurança quando a violência de um touro à solta aterroriza a comunidade. Filme de encerramento Semana da Crítica Cannes 2024.
País: França, Bélgica, Arábia Saudita
Quinta-feira, 22/05/2025
Os Dragões, de Gustavo Spolidoro (Lança Filmes)
Exibido, em competição, na mostra Première Brasil: Novos Rumos no 23º Festival do Rio (2021)
Sinopse: Em uma conservadora comunidade, cinco adolescentes vêm seus corpos se transformarem de forma assustadora. Diante da repulsa da cidade e do medo da vida adulta, eles devem escolher se aceitam seu lado dragão ou se rendem ao tédio e às regras locais. Os dragões é um mergulho no universo fantástico do escritor Murilo Rubião.
País: Brasil
A Mulher que Nunca Existiu (Aïcha), de Mehdi M. Barsaoui (Imovision)
Exibido na mostra Expectativa no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Se aproximando dos 30 anos, Aya ainda vive com os pais no sul da Tunísia e se sente presa numa vida sem perspectivas. Um dia, a minivan que ela pega para ir ao trabalho sofre um acidente. Sendo a única sobrevivente, ela percebe a situação como uma oportunidade de recomeçar. Aya foge para a capital do país usando outra identidade, mas seu plano é comprometido quando ela se torna a principal testemunha de um erro policial. Mostra Orizzonti Veneza 2024.
País: Tunísia, França, Itália, Arábia Saudita, Catar
Quinta-feira, 29/05/2025
Teleférico do Amor (Gondola), de Veit Helmer (Pandora Filmes)
Exibido na mostra Panorama Mundial no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Iva começa a trabalhar como atendente num teleférico que liga uma aldeia nas montanhas a uma pequena cidade no vale. O teleférico tem duas gôndolas e, enquanto uma sobe, a outra desce, se encontrando no meio do caminho. A atendente da outra gôndola é Nino, que cruza com Iva nos ares a cada meia hora. Até que, certa noite, as duas se encontram depois do horário de expediente.
País: Alemanha, Geórgia
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