Publicado em 21/05/2025


Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar

Selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Festival do Rio para representar o Brasil na vitrine internacional Goes to Cannes na Marché du Film, o longa-metragem Virtuosas foi o vencedor do Goes to Cannes Award 2025. O longa-metragem, que está em fase de finalização, foi dirigido por Cíntia Domit Bittar e produzido por Ana Paula Mendes e pela própria diretora.

O anúncio foi realizado no último sábado (18) pela Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cannes que é realizado desde 1959 e se consolidou como o maior encontro de negócios da indústria cinematográfica global. A premiação conta com apoio do estúdio espanhol Sideral Cinema, especializado em vendas e distribuição de filmes independentes. Apresentado pelo Festival do Rio em parceria com o Ministério da Cultura, que organizou o edital que recebeu os projetos brasileiros, Virtuosas foi escolhido entre todos os 25 projetos participantes para receber um MG no valor de € 10.000, assegurado pela Sideral como parte de seu compromisso com o fortalecimento do cinema independente internacional.

A trama acompanha um grupo de mulheres cristãs em um retiro de luxo, cujas estruturas são abaladas por uma antiga lenda de bruxaria. Descrito pela curadoria do Marché como um projeto "ousado" que funde diversos gêneros, o longa faz de sua narrativa um veículo para discutir deturpações da fé, fundamentalismo religioso e a ascensão de movimentos ultraconservadores protagonizados por mulheres. “O filme revela um Brasil raramente retratado nas telas”, observou a produtora Ana Paula Mendes à Variety. Para Bittar, Virtuosas é "um terror feminista que ultrapassa o clichê da 'final girl', mergulhando na psicologia de mulheres complexas, falhas, que abraçam ou exploram sua fé distorcida".

O reconhecimento de Virtuosas ganha ainda mais destaque por ocorrer no ano em que o Brasil é o País de Honra da Marché du Film, celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. Em 2025, o Festival do Rio foi um dos cinco festivais internacionais convidados a selecionar projetos nacionais em desenvolvimento para compor a vitrine Goes to Cannes, voltada a agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais de todo o mundo.

A escolha de Virtuosas como destaque do ano no Goes to Cannes reforça o vigor e a diversidade criativa do cinema brasileiro em um momento de projeção internacional. "Estamos especialmente orgulhosos de destacar o cinema brasileiro este ano", disse um comunicado da Marché du Film, que avaliou que o longa-metragem de Bittar "é um verdadeiro testemunho da narrativa destemida que vem da vibrante cena criativa do Brasil".

Leia mais:


Siga o Festival do Rio nas redes sociais:


O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio



    Voltar