Oscar 2025: Ainda Estou Aqui faz história em lista de indicados, que traz filmes que se destacaram no Festival do Rio Longa-metragem de Walter Salles disputa as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz pelo trabalho de Fernanda Torres
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles — Foto: divulgação/Sony
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira (23), a lista completa de filmes que concorrem ao Oscar em 2025. Na seleção de indicados à mais famosa premiação da indústria cinematográfica norte-americana, destacam-se as três nomeações concedidas para o drama brasileiro Ainda Estou Aqui, longa-metragem dirigido por Walter Salles que disputa os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, pelo trabalho de Fernanda Torres, que nesta temporada de premiações fez história ao vencer o Globo de Ouro, desbancando estrelas como Nicole Kidman e Angelina Jolie.
- Leia também: Fernanda Montenegro é homenageada em pré-estreia de Ainda Estou Aqui e celebra Walter Salles: 'Parte da nossa vida'
O filme de Walter Salles repete o feito de outra produção do realizador, Central do Brasil, que em 1999 disputou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (categoria rebatizada em 2020 como Melhor Filme Internacional) e rendeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. A filha da grande dama da dramaturgia brasileira iguala, 26 anos depois, o feito da mãe, a primeira brasileira e latino-americana a ser indicada ao Oscar.
Além disso, Ainda Estou Aqui segue rompendo barreiras para o cinema brasileiro no cenário internacional e se tornou o primeiro longa-metragem produzido no país e totalmente falado em português a concorrer ao principal prêmio da Academia. Anteriormente, o país apareceu na categoria mais prestigiada da premiação com O Beijo da Mulher Aranha, em 1986, coprodução com os EUA dirigida por Héctor Babenco e com diálogos majoritariamente em inglês.
Drama histórico de profunda humanidade, Ainda Estou Aqui retrata o desaparecimento do engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva, que nunca mais foi visto após ser levado de sua casa por agentes armados da ditadura militar. O roteiro adapta para os cinemas, o livro de memórias de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. Interpretado por Selton Mello, Rubens deixa um vazio irreparável na vida de sua família, levando Eunice, a matriarca incansável de cinco filhos, a assumir a liderança do lar e a lutar por memória, verdade, justiça e reparação.
Walter Salles, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello na sessão especial de Ainda Estou Aqui realizada pelo Festival do Rio — Foto: Alexandre Macieira
Em uma rede social, Torres celebrou a oportunidade de projetar a história de vida de Eunice Paiva para o mundo, agradeceu pelo carinho recebido e destacou o clima de comoção e entusiasmo que envolve a torcida pelo sucesso do filme no país. "Queria dizer que amo o Brasil. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer alegria, não só para mim, para o Walter e para todo mundo envolvido nesse filme, mas para o país inteiro", disse.
O filme de Walter Salles foi exibido em uma sessão especial do Festival do Rio, realizada em outubro de 2024, e se junta outras produções que integraram a maratona cinéfila carioca no ano passado e foram indicadas ao Oscar em diversas categorias nesta quinta-feira.
Karla Sofía Gascón em Emilia Pérez, de Jacques Audiard — Foto: divulgação/Paris Filmes
Emília Pérez, de Jacques Audiard, exibido na Gala de Abertura do 26º Festival do Rio, foi o grande destaque na lista de indicados revelada pela Academia, recebendo 13 indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood. Celebrado em Cannes, onde venceu o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Interpretação Feminina (dividido para o quarteto de protagonistas), o longa-metragem francês com trama situada no México fez com que a atriz espanhola Karla Sofía Gascón se tornasse a primeira mulher transexual indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
A seguir, veja a lista com todos os filmes que fizeram parte da programação da mais recente edição do Festival do Rio e foram indicados ao Oscar 2024 — para acessar a lista completa de indicados, clique aqui.
- Emilia Pérez, de Jacques Audiard (Gala de Abertura)
Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção (Jacques Audiard), Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón), Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Filme Internacional, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original ("El Mal" e "Mi Camino"), Melhor Cabelo e Maquiagem
- Conclave, de Edward Berger (Gala de Encerramento Internacional)
Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator (Ralph Fiennes), Melhor Atriz Coadjuvante (Isabella Rossellini), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Figurino
- Ainda Estou Aqui, de Walter Salles (Sessão Especial)
Indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
- O Aprendiz, de Ali Abbasi (Panorama Mundial)
Indicações: Melhor Ator (Sebastian Stan) e Melhor Ator Coadjuvante (Jeremy Strong)
- A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg (Expectativa)
Indicação: Melhor Ator Coadjuvante (Kieran Culkin), Melhor Roteiro Original
- Setembro 5, de Tim Fehlbaum (Expectativa)
Indicação: Melhor Roteiro Original
- Trilha Sonora para um Golpe de Estado, de Johan Grimonprez (Panorama Mundial)
Indicação: Melhor Documentário
- A Garota da Agulha, de Magnus von Horn (Panorama Mundial)
Indicação: Melhor Filme Internacional
- A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof (Panorama Mundial)
Indicação: Melhor Filme Internacional
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:Voltar