Relembre os vencedores da Palma de Ouro que passaram pelo Festival do Rio e veja quais estão disponíveis no streaming De Roma, Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini, a Titane (2021), de Julia Ducournau, títulos premiados no prestigiado festival francês já passaram pelas salas cariocas nos intensos dias de Festival do Rio
Relembre todos os vencedores da Palma de Ouro exibidos no Festival do Rio — Foto: divulgação/reprodução
Em quase três décadas de história, o Festival do Rio se consolidou como uma vitrine para algumas das obras mais celebradas do cinema clássico e contemporâneo — muitas delas, inclusive, consagradas com a Palma de Ouro, principal honraria do Festival de Cannes. De Roma, Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini, a Titane (2021), de Julia Ducournau, títulos premiados no prestigiado festival francês já passaram pelas salas cariocas, formando um coral de vozes autorais, eloquentes, diversas e ousadas que se destacam no cenário internacional.
Às vésperas da cerimônia de entrega de prêmios da Competição Oficial da 78ª edição do Festival de Cannes, que marca a volta do Brasil à disputa pela Palma de Ouro com O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho — premiado na Première Brasil com O Som ao Redor —, vale revisitar quais desses vencedores também já foram exibidos no Festival do Rio. Uma oportunidade para ver (ou rever) grandes filmes e obras-primas que ajudaram a moldar o imaginário cinéfilo internacional.
Relembre todos os filmes a seguir e saiba onde assistir online os longas que estão disponíveis no streaming.
Titane, de Julia Ducournau
- Venceu a Palma de Ouro no 74º Festival de Cannes (2021)
- Integrou a mostra Panorama Especial no 23º Festival do Rio (2021)
Sinopse: Após uma série de crimes inexplicáveis, um pai se reencontra com o filho que estava desaparecido há dez anos. Titane: um metal altamente resistente ao calor e à corrosão, com ligas de alta resistência à tração.
País: França, Bélgica
Onde assistir: MUBI
Leia também: 50 filmes imperdíveis das mostras internacionais do Festival do Rio disponíveis no streaming
Assunto de Família, de Hirokazu Kore-eda
- Venceu a Palma de Ouro no 71º Festival de Cannes (2018)
- Integrou a mostra Panorama do Cinema Mundial no 20º Festival do Rio (2018)
Sinopse: Após mais uma jornada rotineira de furtos em lojas, Osamu e seu filho cruzam com uma menina sofrendo sob frio congelante. A princípio relutante em abrigar a garota, a mulher de Osamu decide cuidar dela depois de conhecer as desgraças que a pequena havia enfrentado. Apesar de se tratar de uma família pobre, que tira seu sustento do pouco dinheiro conseguido com pequenos crimes, todos parecem felizes, até que um incidente inesperado revela segredos escondidos e testa seus laços de união.
País: Japão
Onde assistir: Telecine, Globoplay (com assinatura premium)
Leia também: Relembre todos os vencedores e indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional que foram exibidos no Festival do Rio
Eu, Daniel Blake, de Ken Loach
- Venceu a Palma de Ouro no 69º Festival de Cannes (2016)
- Integrou a mostra Panorama do Cinema Mundial no 18º Festival do Rio (2016)
Sinopse: Daniel Blake, 59 anos, trabalhou como marceneiro durante a maior parte de sua vida em Newcastle, Reino Unido. Agora, depois de um ataque cardíaco que quase o fez despencar de um andaime, ele precisa da ajuda do Estado pela primeira vez em sua vida. Em sua jornada burocrática, ele cruza o caminho de Katie e seus dois filhos. Para ela, só ha duas opções: viver em um abrigo para sem-tetos ou mudar-se para uma cidade a cerca de 500 quilômetros de Londres.
País: Reino Unido, França
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)
Tio Boonmee Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul
- Venceu a Palma de Ouro no 63º Festival de Cannes (2010)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 12º Festival do Rio (2010)
Sinopse: Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar seus últimos dias na casa na floresta. Durante um jantar, o espírito de sua esposa aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta seu filho, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.
País: Tailândia, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Países Baixos
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)
Leia também: 20 clássicos contemporâneos do cinema que marcaram o Festival do Rio e estão no streaming
A Fita Branca, de Michael Haneke
- Venceu a Palma de Ouro no 62º Festival de Cannes (2009)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 11º Festival do Rio (2009)
Sinopse: 1913. Em um vilarejo na Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário. O estranho acidente com o médico, cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada.
País: Alemanha, Áustria, França, Itália, Canadá
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu
- Venceu a Palma de Ouro no 60º Festival de Cannes (2007)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 9º Festival do Rio (2007)
Sinopse: Romênia, nos últimos dias do Comunismo. Otilia e Gabita são estudantes e dividem um quarto em uma residência universitária em Bucareste. Gabita está grávida. As duas marcam um encontro com um certo Sr. Bebe em um hotel barato. Ele realizará o aborto ilegal de Gabita. Mas o senhor Bebe recusa o dinheiro e exige outro tipo de pagamento.
País: Romênia, Países Baixos
Ventos de Liberdade, de Ken Loach
- Venceu a Palma de Ouro no 59º Festival de Cannes (2006)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 8º Festival do Rio (2006)
Sinopse: Irlanda, 1920: trabalhadores se unem para enfrentar os violentos esquadrões enviados da Grã-Bretanha para impedir a independência do país. Damien, movido pelo amor à pátria, abandona a medicina e se junta ao irmão na luta armada. Com a assinatura do tratado de paz, surge um novo conflito: a guerra civil divide antigos aliados e coloca à prova laços de sangue e lealdade.
País: Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, França, Suíça
A Criança, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
- Venceu a Palma de Ouro no 58º Festival de Cannes (2005)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 7º Festival do Rio (2005)
- Integrou a mostra Ano da França no Cinema - Arte: A Televisão como Cinema no 11º Festival do Rio (2009)
Sinopse: Bruno, vinte anos. Sonia, dezoito. Vivem do benefício de Sonia e dos furtos cometidos por Bruno e os garotos de sua turma. Sonia acaba de dar à luz Jimmy, filho do casal. Como Bruno poderá ser pai, levando uma vida inconsequente e preocupado apenas com o dinheiro de seus esquemas?
País: Bélgica, França
Elefante, de Gus Van Sant
- Venceu a Palma de Ouro no 56º Festival de Cannes (2003)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 5º Festival do Rio (2003)
Sinopse: Elefante se passa em um dia comum dentro de uma escola americana, com tarefas escolares, futebol, fofocas e conversas entre colegas. Para cada estudante que conhecemos, o ensino médio representa uma experiência distinta: estimulante, acolhedora, traumática, solitária, difícil.
País: Estados Unidos
Onde assistir: Max, Prime Video (com assinatura premium)
O Pianista, de Roman Polanski
- Venceu a Palma de Ouro no 55º Festival de Cannes (2002)
- Integrou a mostra Panorama Mundial no 4º Festival do Rio (2002)
Sinopse: Um brilhante pianista polonês, judeu, é confinado no gueto de Varsóvia, onde enfrenta o sofrimento e a humilhação. Ele escapa da deportação e se esconde entre as ruínas da cidade. Um oficial alemão o encontra e o ajuda a sobreviver.
País: França, Polônia, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América
Onde assistir: MGM+, Prime Video (com assinatura premium), Apple TV+ (com assinatura premium)
O Quarto do Filho, de Nanni Moretti
- Venceu a Palma de Ouro no 54º Festival de Cannes (2001)
- Integrou a mostra Panorama do Cinema Mundial no 3º Festival do Rio (2001)
Sinopse: Uma família unida vive em uma pequena cidade no norte da Itália: o pai, Giovanni; a mãe, Paola; e os dois filhos adolescentes — Irene, a mais velha, e Andrea, o caçula. Giovanni é psicanalista. Em seu consultório, anexo ao apartamento da família, ele escuta os conflitos de seus pacientes, em contraste com a aparente tranquilidade de sua própria vida. Em um domingo de manhã, é chamado com urgência por um paciente e não consegue sair para correr com o filho, como havia prometido. Andrea vai mergulhar com amigos — e não volta mais.
País: Itália, França
Dançando no Escuro, de Lars Von Trier
- Venceu a Palma de Ouro no 53º Festival de Cannes (2000)
- Integrou a mostra Via Digital no 2º Festival do Rio (2000)
- Integrou a mostra Ano da França no Cinema - Arte: A Televisão como Cinema no 11º Festival do Rio (2009)
Sinopse: Selma é uma imigrante tcheca e mãe solteira que trabalha em uma fábrica no interior dos Estados Unidos. Sua paixão por música — especialmente os grandes números dos musicais clássicos de Hollywood — é sua forma de escapar da dura realidade. Selma guarda um segredo doloroso: está perdendo a visão, e seu filho Gene corre o mesmo risco se ela não conseguir juntar dinheiro suficiente para pagar uma cirurgia. Quando um vizinho desesperado a acusa injustamente de roubar suas economias, o drama de sua vida caminha para um desfecho trágico.
País: Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Itália, Estados Unidos, Reino Unido, França, Suécia, Finlândia, Islândia, Noruega
Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)
Rosetta, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
- Venceu a Palma de Ouro no 52º Festival de Cannes (1999)
- Integrou a mostra Panorama do Cinema Mundial no 2º Festival do Rio (2000)
Sinopse: Todos os dias, Rosetta batalha por um trabalho: consegue emprego, perde, volta a encontrar, tiram dela, e ela insiste em recuperar. Vive assombrada pelo medo de sumir, pela vergonha de não se sentir incluída. Ela só quer uma vida normal, como a de todo mundo, junto com os outros, no meio deles.
País: França, Bélgica
Adeus, Minha Concubina, de direção
- Venceu a Palma de Ouro no 46º Festival de Cannes (1993) — empatado com O Piano, de Jane Campion
- Integrou a mostra Clássicos e Cults no 25º Festival do Rio (2023)
Sinopse: Cheng Dieyi e Duan Xiaolou crescem suportando o duro treinamento da escola da Ópera de Pequim. À medida que os meninos amadurecem, eles desenvolvem talentos complementares: Dieyi, com suas características delicadas, assume os papéis femininos; Xiaolou interpreta os militares viris. Suas identidades dramáticas se tornam reais para Dieyi quando ele se apaixona por Xiaolou, que não retribui seus sentimentos e se casa com uma cortesã.
País: China, Hong Kong
Paris, Texas, de Wim Wenders
- Venceu a Palma de Ouro no 37º Festival de Cannes (1984)
- Integrou a mostra Clássicos e Cults no 26º Festival do Rio (2024)
Sinopse: Do nada, um homem magro, de terno escuro e boné de beisebol vermelho, aparece no calor escaldante do deserto entre os Estados Unidos e o México. Ele bebe o último gole de sua garrafa de água e segue em frente, obstinadamente, para a área inóspita que os habitantes locais chamam de "The Devil's Playground". Travis pode parecer mudo e amnésico, mas é movido pelo desejo de se reconectar à sua família.
País: Alemanha, França, Reino Unido
All That Jazz - O Show Deve Continuar, de Bob Fosse
- Venceu a Palma de Ouro no 33º Festival de Cannes (1980) — empatado com Kagemusha, a Sombra do Samurai, de Akira Kurosawa
- Integrou a mostra Na Trilha dos Musicais no 5º Festival do Rio (2003)
Sinopse: All That Jazz conta, essencialmente, a história do diretor e coreógrafo Joe Gideon nos últimos meses de sua vida autodestrutiva. O filme busca explorar seus sentimentos, muitas vezes contraditórios, em relação ao trabalho, à família, ao amor, às mulheres e à morte. Esses conflitos aparecem por meio de cenários realistas, pensamentos, lembranças e fantasias. No longa, música, canções e dança revelam quem é Gideon.
País: Estados Unidos
Onde assistir: Looke, NetMovies, Prime Video (com assinatura premium)
Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola
- Venceu a Palma de Ouro no 32º Festival de Cannes (1979)
- Integrou a mostra Tesouros da Cinemateca: Projeto Restauração no 3º Festival do Rio (2001)
Sinopse: Enquanto o Exército dos EUA se afunda cada vez mais na Guerra do Vietnã, tentando combater os vietnamitas em uma selva impenetrável, um oficial, o Capitão Willard, recebe uma missão das Forças Especiais: localizar e eliminar o Coronel Kurtz, um ex-Boina Verde que passou a comandar com brutalidade um povoado entrincheirado na fronteira com o Camboja.
País: Estados Unidos
Pai Patrão, de Vittorio Taviani e Paolo Taviani
- Venceu a Palma de Ouro no 30º Festival de Cannes (1977)
- Integrou a mostra Fratelli Taviani no 10º Festival do Rio (2008)
Sinopse: Em Siligo, uma aldeia de pastores na Sardenha, o pequeno Gavino é retirado da escola pelo pai, que decide levá-lo para cuidar do rebanho. Dos seis aos vinte anos, vive isolado nas montanhas, submetido à dureza e à autoridade violenta do pai. Um dia, ao ouvir o som de um acordeão, algo desperta em Gavino. Fascinado, ele quebra o silêncio e a obediência ao trocar dois cordeiros pelo instrumento. Esse gesto marca o início de sua libertação e do caminho rumo ao conhecimento, à música e à própria voz.
País: Itália
O Caso Mattei, de Francesco Rosi
- Venceu a Palma de Ouro no 25º Festival de Cannes (1972) — empatado com A Classe Operária Vai para o Paraíso, de Elio Petri
- Integrou a mostra Bravo, Rosi! no 3º Festival do Rio (2001)
Sinopse: Em 27 de outubro de 1962, um avião caiu em Bascapè, Itália, dando início a uma trama de intrigas, sabotagens, desaparecimentos e mortes. No centro da história, baseada em acontecimentos reais, está Enrico Mattei, ex-combatente da resistência contra os nazistas, pioneiro no investimento em gás metano e presidente da estatal ENI, voltada à exploração do petróleo. Sua morte foi oficialmente tratada como acidente, mas suspeitas levantadas por jornalistas apontam para outras explicações possíveis, alimentando o mistério em torno de seu destino.
País: Itália
O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte
- Venceu a Palma de Ouro no 15º Festival de Cannes (1962)
- Integrou a mostra Clássicos & Cults no 24º Festival do Rio (2022)
Sinopse: Para cumprir uma promessa, Zé do Burro constrói uma cruz e a leva até uma distante igreja. Mesmo com as dificuldades, ele mantém sua fé para completar a missão.
País: Brasil
Onde assistir: Globoplay, Telecine
A Doce Vida, de Federico Fellini
- Venceu a Palma de Ouro no 13º Festival de Cannes (1960)
- Integrou a mostra Tesouros da Cinemateca no 14º Festival do Rio (2012)
Sinopse: Jornada episódica do jornalista Marcello, que tenta encontrar seu lugar no mundo dividido entre o fascínio da alta sociedade romana e a vida doméstica sufocante ao lado da namorada. Enquanto circula por festas, escândalos e personagens extravagantes, Marcello segue em busca de sentido e do desejo de se tornar um escritor sério.
País: Itália, França
Onde assistir: Telecine, Globoplay (com assinatura premium), Plex, PlutoTV, Prime Video (com assinatura premium)
Otelo, de Orson Welles
- Venceu a Palma de Ouro no 5º Festival de Cannes (1952)
- Integrou a mostra Orson Welles in Rio no 17º Festival do Rio (2015)
Sinopse: Otelo, general mouro a serviço de Veneza, se casa em segredo com Desdêmona, filha de um senador. Inconformado, o rejeitado pretendente Roderigo une forças com Iago, subordinado de Otelo movido por rancor. Quando a acusação de feitiçaria contra o casal fracassa, Iago põe em prática um plano cruel: fazer Otelo acreditar que Desdêmona o trai. Alimentado por ciúmes e manipulações, o herói trágico caminha rumo à ruína.
País: Estados Unidos, Itália
Onde assistir: Belas Artes à la Carte
Maria Candelaria, de Emilio Fernández
- Venceu a Palma de Ouro no 1º Festival de Cannes (1946) — venceu o Grand Prix du Festival International du Film, maior prêmio à época, concedido a outros 10 filmes
- Integrou a mostra De Pecadoras a Santas: O Melodrama Mexicano no 4º Festival do Rio (2002)
Sinopse: Um jovem jornalista pergunta a um velho artista sobre o retrato de uma mulher indígena nua em seu ateliê. O artista então relembra a história de Maria Candelaria, jovem indígena rejeitada por sua comunidade por ser filha de uma prostituta. Ela encontra amparo em Lorenzo Rafael, também indígena, que a ama e tenta protegê-la do preconceito e da violência que a cercam.
País: México
Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini
- Venceu a Palma de Ouro no 1º Festival de Cannes (1946) — venceu o Grand Prix du Festival International du Film, maior prêmio à época, concedido a outros 10 filmes
- Integrou a mostra 6x Rossellini: Uma Homenagem à Cineteca di Bologna no 16º Festival do Rio (2014)
Sinopse: Poderoso drama sobre a resistência aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Deu ao mundo uma linguagem cinematográfica nova, totalmente despida de preciosismos estéticos. Ao ser exibido – e triunfado em Cannes –, levou cineastas, críticos e público à certeza de que algo de novo surgia no cinema. Muito desse sucesso se deveu também à interpretação magnífica de Anna Magnani, que protagonizou uma das cenas mais famosas do cinema, a antológica sequência em que tenta acompanhar o carro que levava seu marido preso pelos alemães e é abatida pelas costas por um dos soldados nazistas.
País: Itália
Onde assistir: Belas Artes à la Carte
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Newsletter
Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio
Voltar