Publicado em 06/04/2025


Ainda Estou Aqui, de Walter Salles

Neste domingo (6), o drama biográfico Ainda Estou Aqui faz sua estreia no streaming, no catálogo da plataforma Globoplay, após meses de uma trajetória arrebatadora nos cinemas comerciais, festivais e premiações internacionais, nas quais o filme de Walter Salles fez história ao se tornar a primeira produção brasileira a conquistar o Oscar de melhor filme internacional.

A consagração conferida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que ocorreu após a também histórica vitória da protagonista Fernanda Torres no Globo de Ouro e outras dezenas de conquistas, incluindo o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza em 2024, foi a coroação de um longo percurso de divulgação, que incluiu uma sessão especial realizada pelo Festival do Rio no icônico Cine Odeon em outubro do ano passado. A referida sessão foi a única a reunir todo o elenco principal do filme com a grande dama da atuação brasileira, a imortal Fernanda Montenegro, que faz uma curta, mas inesquecível participação no longa-metragem baseado no livro de memórias de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva.

Walter Salles, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello na sessão especial de Ainda Estou Aqui no Festival do Rio — Foto: Alexandre Macieira
Walter Salles, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello na sessão especial de Ainda Estou Aqui no Festival do Rio — Foto: Alexandre Macieira

Além da importância histórica da exibição de Ainda Estou Aqui na maratona cinéfila carioca, a sessão marcou mais um capítulo de uma trajetória sólida tradição do Festival do Rio

Ao longo de suas 26 edições, o evento se consolidou como um verdadeiro radar do cinema mundial, antecipando ao público da Cidade Maravilhosa obras de todo o mundo que viriam a figurar na lista final de indicados a um dos principais prêmio da Academia. Com exceção das edições de 2007, 2016 e 2020, a programação do festival trouxe pelo menos um dos cinco filmes que representaram seus países na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.

Essa tradição remonta à própria estreia do festival. Em 1999, a mostra Panorama do Cinema Mundial apresentou ao público brasileiro Tudo Sobre a Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, um longa que não tardou a ser exaltado como um clássico contemporâneo e que, no ano seguinte, levaria o Oscar na categoria então chamada de melhor filme em língua estrangeira. Desde então, dez vencedores desse prêmio passaram pelas salas do Festival do Rio antes de triunfar em Hollywood, entre eles O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella, A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, e A Separação, de Asghar Farhadi.

É um feito que reafirma a sensibilidade da curadoria do Festival do Rio para as pulsações do cinema contemporâneo. E enquanto celebramos o sucesso de Ainda Estou Aqui, relembramos os títulos que trilharam esse mesmo caminho na disputa pela estatueta dourada — e já lançamos um olhar curioso e ansioso para outubro: que títulos inesquecíveis ganharão as telas na 27ª edição?

Abaixo, convidamos você a revisitar os títulos que marcaram presença no Festival do Rio antes de conquistarem uma indicação (ou mesmo a vitória no Oscar de melhor filme internacional. As produções atualmente disponíveis em plataformas de streaming estão devidamente sinalizadas.

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025

Sinopse: Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva.

País: Brasil

Onde assistir: Globoplay

Exibido em uma Sessão Especial no 26º Festival do Rio (2024)


A Garota da Agulha, de Magnus von Horn

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025

Sinopse: Karoline é uma operária que luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. Quando se vê desempregada, abandonada e grávida, ela conhece a carismática Dagmar, que administra uma agência de adoção clandestina. Karoline assume o papel de ama de leite e as duas se tornam bem próximas, mas o mundo da jovem é despedaçado quando ela descobre a verdade por trás do seu trabalho. Inspirado numa história real.

País: Dinamarca

Onde assistir: MUBI

Exibido na mostra Panorama Mundial no 26º Festival do Rio (2024)


A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025

Sinopse: Recém-promovido a juiz de instrução, Iman luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares. Prix Spécial e Prêmio FIPRESCI Cannes 2024.

País: Alemanha

Onde assistir: Telecine, Globoplay (com assinatura premium), Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 26º Festival do Rio (2024)


Dias Perfeitos, de Wim Wenders

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024

Sinopse: Hirayama parece totalmente satisfeito com sua vida simples de limpador de banheiros em Tóquio. À parte sua rotina bastante estruturada, dedica-se à paixão pela música e pelos livros. Também ama as árvores e sempre as fotografa. Uma sequência de encontros inesperados revela gradualmente o seu passado, nesta reflexão comovente e poética sobre encontrar a beleza no cotidiano. Kōji Yakusho ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2023.

País: Japão

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 25º Festival do Rio (2023)


A Sala dos Professores, de İlker Çatak

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024

Sinopse: Carla Nowak, uma dedicada professora de educação física e matemática, inicia seu primeiro trabalho em um colégio e se destaca por seu idealismo. Quando um de seus alunos se torna suspeito de uma série de roubos, ela decide investigar o assunto por conta própria. Carla tenta fazer a mediação entre pais indignados, colegas cheios de opinião e alunos agressivos, mas é implacavelmente confrontada com a rígida estrutura do sistema escolar. Quanto mais ela tenta fazer tudo da maneira certa, mais se aproxima do seu limite.

País: Alemanha 

Onde assistir: Max, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 25º Festival do Rio (2023)


A Sociedade da Neve, de J. A. Bayona

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024

Sinopse: Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, caiu no coração da Cordilheira dos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos num dos ambientes mais hostis e inacessíveis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para permanecerem vivos. Adaptação do livro "A Sociedade da Neve", de Pablo Vierci. Filme de encerramento do Festival de Veneza 2023.

País: Espanha

Onde assistir: Netflix

Exibido na mostra Panorama Mundial no 25º Festival do Rio (2023)


Argentina, 1985, de Santiago Mitre

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023

Sinopse: Inspirado em fatos reais, conta a história dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina, no ano de 1985. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022.

País: Argentina

Onde assistir: Prime Video

Exibido na mostra Première Latina no 24º Festival do Rio (2022)


Close, de Lukas Dhont

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023

Sinopse: A amizade entre dois meninos de treze anos, Leo e Rémi, acaba de repente. Sem entender o que aconteceu, Léo procura Sophie, mãe de Rémi. O filme dividiu o Grande Prêmio do Festival de Cannes 2022 com Stars at Noon, de Claire Denis.

País: Bélgica

Onde assistir: MUBI, Netflix, Claro TV+, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 24º Festival do Rio (2022)


EO, de Jerzy Skolimowski

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023

Sinopse: EO é uma fábula que mostra a Europa contemporânea pelos olhos de um burro cinza. Dotado de espírito curioso e olhar melancólico, ele vive como artista de circo antes de embarcar numa jornada incrível que passa pela Itália e pela Polônia. Seleção oficial do Festival de Cannes 2022.

País: Polônia

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 24º Festival do Rio (2022)


A Menina Silenciosa, de Colm Bairéad

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023

Sinopse: Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família enorme, carente e disfuncional. Com a aproximação do verão e do parto de sua mãe, ela é enviada para a casa de parentes distantes apenas com a roupa do corpo. A nova vida com os desconhecidos aos poucos lhe cai bem, até o momento em que a garota faz uma dolorosa descoberta. Vencedor do Grande Prêmio do Júri Internacional da mostra Geração Kplus no Festival de Berlim 2022.

País: Irlanda

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 24º Festival do Rio (2022)


Drive My Car, de Ryūsuke Hamaguchi

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022

Sinopse: ​Yusuke Kafuku, ator e diretor de teatro, ainda incapaz, depois de dois anos, de lidar com a perda de sua amada esposa, aceita dirigir uma montagem de “Tio Vânia“ em um festival de teatro em Hiroshima. Lá ele conhece Misaki, uma jovem introvertida, designada para dirigir seu carro. Entre os passeios, segredos do passado e confissões sinceras serão revelados.​

País: Japão

Onde assistir: MUBI, Netflix, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Especial no 23º Festival do Rio (2021)


Os Miseráveis, de Ladj Ly

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2020

Sinopse: ​Stéphane ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris onde Victor Hugo hambientou seu famoso romance Os miseráveis. Ao lado de seus novos colegas, Chris e Gwada - ambos membros experientes da equipe - ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana. Inspirado nas manifestações de 2005 em Paris, este é um retrato provocador das tensões entre a população e a polícia. Prêmio do Júri, Cannes 2019.​

País: França

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Prime Video, Claro Video, Apple TV

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 21º Festival do Rio (2019)


Cafarnaum, de Nadine Labaki

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2019

Sinopse: ​Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes, o filme conta a história de Zain, menino libanês que processa os pais pelo “crime” de lhe dar a vida. O menino corajoso e despachado tem rotina dura. Foge de seus pais abusivos e negligentes, sobrevive graças à sua esperteza nas ruas, cuida da refugiada etíope Rahil e seu bebê Yonas, é preso por um crime violento e, finalmente, procura justiça no tribunal. O filme mexe com o coração ao mesmo tempo em que clama por ação. No elenco, não-atores que interpretam vidas parecidas com as suas.

País: Líbano

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Prime Video, Claro Video, Apple TV

Exibido na mostra Panorama Mundial no 20º Festival do Rio (2018)


Guerra Fria, de Paweł Pawlikowski

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2019

Sinopse: ​Esse drama polonês conta uma história apaixonada e improvável entre duas pessoas que se encontram em uma época dividida. Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos distintos vivem um amor impossível em um tempo impossível. Do mesmo diretor de Ida (2013), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de melhor diretor. Indicado ao People’s Choice Award no Festival de Toronto. ​

País: Polônia

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube e Apple TV

Exibido na mostra Panorama Mundial no 20º Festival do Rio (2018)


Assunto de Família, de Hirokazu Kore-eda

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2019

Sinopse: ​Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018. Após mais uma jornada rotineira de furtos em lojas, Osamu e seu filho cruzam com uma menina sofrendo sob frio congelante. A princípio relutante em abrigar a garota, a mulher de Osamu decide cuidar dela depois de conhecer as desgraças que a pequena havia enfrentado. Apesar de se tratar de uma família pobre, que tira seu sustento do pouco dinheiro conseguido com pequenos crimes, todos parecem felizes, até que um incidente inesperado revela segredos escondidos e testa seus laços de união. ​

País: Japão

Onde assistir: Telecine, Globoplay (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 20º Festival do Rio (2018)


Nunca Deixe de Lembrar, de Florian Henckel von Donnersmarck

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2019

Sinopse: ​Inspirado por eventos reais e abrangendo três eras da história alemã, o filme conta a história de um jovem estudante de Arte, Kurt, que se apaixona por outra aluna, Ellie. O pai de Ellie, o professor Seeband, um médico famoso, está consternado com a escolha de namorado da filha e jura destruir o relacionamento. O que nenhum deles sabe é que suas vidas já estão conectadas através de um crime terrível que Seeband cometeu décadas atrás. Vencedor de dois prêmios no Festival de Veneza. ​

País: Alemanha

Onde assistir: Claro TV+

Exibido na mostra Panorama Mundial no 20º Festival do Rio (2018)


Corpo e Alma, de Ildikó Enyedi

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2018

Sinopse: ​Maria trabalha há pouco tempo em um abatedouro, onde é responsável pelo controle de qualidade. No almoço na cantina, a jovem sempre escolhe uma mesa isolada onde fica em silêncio. Ela leva seu trabalho a sério e segue estritamente as regras. Seu chefe Endre é pouco mais velho que ela e também é do tipo silencioso. Aos poucos, eles começam a se conhecer, reconhecer seu parentesco espiritual, e ficam impressionados ao descobrir que têm os mesmos sonhos durante a noite. Com cuidado, eles tentam torná-los realidade. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2017.​

País: Hungria

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 19º Festival do Rio (2017)


Cinco Graças, de Deniz Gamze Ergüven

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2016

Sinopse: ​Em uma aldeia no norte da Turquia, Lale e suas quatro irmãs voltam da escola para casa a pé brincando inocentemente com alguns garotos. No entanto, a imoralidade dessa brincadeira desencadeia um escândalo com consequências inesperadas. Progres­sivamente, a casa da família de Lale se transforma em uma prisão. As lições da escola são abruptamente substituídas por tarefas domésticas e casamentos começam a ser arranjados. Apaixo­nadas pela liberdade, as cinco irmãs se empenharão agora em contornar as restrições que lhes foram impostas. Quinzena dos Realizadores, Cannes 2015.​

País: França

Exibido na mostra Expectativa no 17º Festival do Rio (2015)


Ida, de Paweł Pawlikowski

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2015

Sinopse: Polônia, início dos anos 1960. Anna é uma noviça prestes a fazer seus votos perante a Deus. Instruída por sua madre superiora a fazer uma última visita à sua família antes de retirar-se à vida religiosa, Anna decide encontrar sua tia Wanda, uma sensual ex-procuradora da república. No encontro, revelações sobre seu passado serão feitas e descobre o seu verdadeiro nome: Ida. Uma fantástica jornada pelo interior da Polônia onde segredos familiares e de Estado revelam-se sombriamente interligados. Prêmio FIPRESCI em Toronto 2013 e exibido em Roterdã 2014.

País: Polônia

Exibido na mostra Panorama Mundial no 16º Festival do Rio (2014)


Timbuktu, de Abderrahmane Sissako

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2015

Sinopse: Timbuktu está mergulhada no silêncio graças aos extremistas religiosos que dominam a região. Já não há música, futebol ou risadas nas ruas que agora se encontram desertas. Longe de tudo isso, nas dunas, Kidane leva uma vida tranquila com a mulher, a filha e o seu rebanho. Mas sua paz será ameaçada quando ele entra em conflito com Amadou, o pescador que atacou uma de suas vacas. Para se defender, Kidane deve enfrentar a lei daqueles que estão determinados em derrotar um Islã aberto e tolerante. Do mesmo diretor de Bamako e Esperando a felicidade. Festival de Cannes 2014.

País: Mauritânia

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 16º Festival do Rio (2014)


A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2014

Sinopse: Senhoras da aristocracia, novos-ricos, políticos, criminosos de alto nível, atores, nobres decadentes, artistas e intelectuais – verdadeiros ou presumidos – sob a ótica de um só personagem, o jornalista e escritor Jep Gambardella, 65 anos. Em sua volta à Itália, Paolo Sorrentino, diretor de Aqui é o meu lugar (2011), não cita outros realizadores, mas presta sua homenagem ao grande cinema italiano de Scola, Fellini, Ferreri e Monicelli. Um filme sobre Roma, seus habitantes, seus perigos e aventuras intelectuais que não nos levam a lugar algum. Competição oficial de Cannes 2013.

País: Itália

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTubem, Prime Video e Apple TV

Exibido na mostra Panorama Mundial no 15º Festival do Rio (2013)


Alabama Monroe, de Felix Van Groeningen

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2014

Sinopse: Apesar das diferenças, Elise e Didier formam um casal apaixonado. Ela é dona de uma loja de tatuagem, tem uma cruz tatuada no pescoço e mantém os dois pés firmes no chão. Ele toca banjo em uma banda e é ao mesmo tempo um ateu convicto e um romântico incorrigível. A felicidade do casal parece completa com a chegada da filha, Maybelle. Mas, aos 6 anos de idade, a menina adoece gravemente e o casal enfrenta sua primeira crise. Ganhador dos prêmios de melhor roteiro e melhor atriz no Festival de Tribeca e prêmio do público na mostra Panorama no Festival de Berlim 2013.

País: Bélgica

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Expectativa no 15º Festival do Rio (2013)


A Imagem que Falta, de Rithy Panh

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2014

Sinopse: Realizado a partir do livro L’Emination, de Christophe Bataille, a nova obra do cambojano Rithy Panh evoca em primeira pessoa um episódio recorrente em sua obra: o genocídio khmer, que dizimou sua família e transtornou sua infância. Após anos de buscas por imagens ou fotos que exprimissem a dor e o sofrimento do período, o diretor resolveu criar suas próprias, na composição de um filme que, segundo a definição do próprio, “não é a imagem final, nem a busca de uma única imagem, mas a imagem objetiva de uma busca: a busca que o cinema permite”. Prêmio Um Certo Olhar de Cannes 2013.

País: Camboja

Onde assistir: Belas Artes À La Carte

Exibido na mostra Panorama: Grandes Documentaristas no 15º Festival do Rio (2013)


O Segredo de Seus Olhos, de Juan José Campanella

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2012

Sinopse: Simin quer deixar o Irã com sua filha, mas o marido Nader quer ficar para cuidar da saúde debilitada do pai. Essa recusa a sair do país leva Simin a tentar o divórcio, sem sucesso. Ele contrata uma jovem chamada Razieh para cuidar do pai, mas as coisas correm mal.

País: Irã

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 13º Festival do Rio (2011)


Notas de Rodapé, de Joseph Cedar

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2012

Sinopse: O filme é um conto sobre uma grande rivalidade e a complicada relação entre pai e filho, dois professores acadêmicos excêntricos que dedicaram suas vidas trabalhando em estudos talmúdicos. O pai, Eliezer, tem uma forte rejeição ao mundo acadêmico por jamais ter sido reconhecido enquanto o filho, Uriel, é uma estrela em ascensão, incessantemente buscando reconhecimento.

País: Israel

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Prime Video e Apple TV

Exibido na mostra Panorama Mundial no 14º Festival do Rio (2012)


Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2011

Sinopse: As vidas de duas famílias dinamarquesas se cruzam, e uma amizade extraordinária, mas arriscada, começa a surgir. Porém, a solidão, a fragilidade e a tristeza estão à espreita.

País: Dinamarca

Exibido na mostra NOMEDAMOSTRA no º Festival do Rio (ANO)


Fora da Lei, de Rachid Bouchareb

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2011

Sinopse: Após perderem a casa da família na Argélia na década de 1920, três irmãos e sua mãe são dispersos pelo mundo. Messaoud se junta ao exército francês e luta na Indochina; Abdelkader se torna líder do movimento de independência argelino na França e Saïd se muda para Paris para tentar a sorte nos clubes obscuros e ginásios de boxe de Pigalle.

País: Argélia

Exibido na mostra Panorama Mundial no 12º Festival do Rio (2010)


O Segredo de Seus Olhos, de Juan José Campanella

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010

Sinopse: Um assessor jurídico aposentado escreve um romance com a esperança de fechar um de seus antigos casos de homicídio, que permanece sem solução, e superar o amor não correspondido que sentia por seu chefe. Décadas depois, ambas as memórias continuam a persegui-lo.

País: Argentina

Onde assistir: Prime Video

Exibido na mostra Première Latina no 11º Festival do Rio (2009)


A Fita Branca, de Michael Haneke

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010

Sinopse: 1913. Em um vilarejo na Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário. O estranho acidente com o médico, cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada.

País: Alemanha

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no º Festival do Rio (ANO)


Valsa Com Bashir, de Ari Folman

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2009

Sinopse: Nesta biopic animada, um cineasta israelense entrevista soldados que lutaram ao seu lado para reconstruir as memórias de seu serviço.

País: Israel

Onde assistir: Max

Exibido na mostra Panorama Mundial no 10º Festival do Rio (2008)


12, de Nikita Mikhalkov

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2008

Sinopse: Um remake livre de 12 Homens e uma Sentença, 12 se passa na Moscou contemporânea, onde 12 homens muito diferentes devem decidir, em consenso, o destino de um jovem tchetcheno acusado de assassinar seu padrasto, um oficial do exército russo. Confinados em uma sala improvisada de júri em um ginásio escolar, um a um, cada homem ocupa o centro do palco para apresentar seus argumentos enquanto o acusado aguarda um veredito e revisita sua angustiante jornada pela guerra em flashbacks.

País: Rússia

Exibido na mostra Panorama Mundial no 11º Festival do Rio (2009)



Katyn, de Andrzej Wajda

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2008

Sinopse: Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha Nazista invade a Polônia, desencadeando a Segunda Guerra Mundial. Em 17 de setembro, o Exército Vermelho soviético atravessa a fronteira. O exército polonês, incapaz de lutar em duas frentes, é derrotado. Milhares de poloneses, tanto militares quanto oficiais do governo, são capturados pelos invasores. Seu destino só será conhecido vários anos depois.

País: Polônia

Exibido na mostra Panorama Mundial no 11º Festival do Rio (2009)


O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2007

Sinopse: Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o Pan fauno, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

País: México

Onde assistir: ClaroTV +

Exibido na mostra Panorama Mundial no 8º Festival do Rio (2006)


Dias de Glória, de Rachid Bouchareb

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2007

Sinopse: Eles nunca pisaram em solo francês, mas, como a França estava em guerra, Said, Abdelkader, Messaoud e Yassir se alistam no Exército Francês, junto com outros 130.000 soldados "indígenas", para libertar a "pátria" do inimigo nazista. Heróis que a história esqueceu...

País: Argélia

Exibido na mostra Panorama Mundial no 8º Festival do Rio (2006)


Infância Roubada, de Gavin Hood

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2006

Sinopse: Um marginal sul-africano chamado Tsotsi (Presley Chweneyagae) vive inserido em um contexto de violência, e ele e seu bando de criminosos rondam as ruas de Joanesburgo dia e noite, atacando aqueles que não lhes dão o que querem. Após atirar em uma mulher e roubar seu carro, ele percebe que o bebê dela está banco de trás do automóvel. Em vez de abandonar o recém-nascido no local do crime, ele leva o bebê para casa e cuida dele. A criança age como um catalisador para que o bandido endurecido recupere sua humanidade.

País: África do Sul

Onde assistir: Pluto TV

Exibido na mostra Panorama Mundial no 8º Festival do Rio (2006)


Paradise Now, de Hany Abu-Assad

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2006

Sinopse: Os palestinos Said e Khaled, são amigos de longa data e vivem na Cisjordânia. Ambos ofereceram-se como voluntários e foram aceites por um grupo de resistência palestiniana para realizar uma missão de atentado suicida. Eles terão tempo para pensar sobre o que estão prestes a fazer, seus pensamentos não apenas moldados por suas diferentes histórias familiares, mas também pela amizade. Vencedor do Globo de Ouro.

País: Palestina

Onde assistir: Prime Video, Belas Artes À La Carte

Exibido na mostra Panorama Mundial no 7º Festival do Rio (2005)


Uma Mulher Contra Hitler, de Marc Rothemund

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2006

Sinopse: A verdadeira história de Sophie Scholl, a heroína anti-nazi mais famosa da Alemanha. A obra recria seus últimos seis dias: prisão, interrogatório, julgamento e sentença.

País: Alemanha

Onde assistir: Prime Video

Exibido na mostra Panorama Mundial no 7º Festival do Rio (2005)



O Samurai do Entardecer, de Yoji Yamada

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2004

Sinopse: No Japão da década de 1860, o samurai Seibei (Hiroyuki Sanada) vive em uma vila rural com sua mãe e filhas, onde está preso ao trabalho como contador, em vez de lutar como um guerreiro. Desiludido com sua posição na sociedade e com a morte de sua esposa, Seibei finalmente é despertado de sua apatia pela chegada de Tomoe (Rie Miyazawa), uma mulher que ele amava na infância. Seus sentimentos por ela ainda são fortes, mas os encargos familiares, profissionais e sociais podem impedir Seibei de seguir seus desejos.

País: Japão

Exibido na mostra Panorama Mundial no 7º Festival do Rio (2005)


Lugar Nenhum na África, de Caroline Link

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2003

Sinopse: Percebendo a ameaça representada por Hitler, o advogado judeu Walter Redlich (Merab Ninidze) se muda com sua esposa, Jettel (Juliane Köhler), e sua filha, Regina (Lea Kurka), para uma fazenda no Quênia. Regina se adapta rapidamente, formando um laço com Owuor (Sidede Onyulo), o cozinheiro, mas Jettel não está feliz. As coisas pioram quando a família é obrigada a se mudar novamente, desta vez para Nairobi, por ordem das autoridades britânicas. Desanimado, Walter decide se alistar no exército aliado -- e Jettel encontra conforto com outros homens.

País: Alemanha

Exibido na mostra Foco Alemanha no 4º Festival do Rio (2002)


O Homem Sem Passado, de Aki Kaurismäki

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2003

Sinopse: Ao chegar em Helsinque, um homem sem nome é espancado por bandidos, recuperando-se milagrosamente para logo descobrir que perdeu completamente sua memória. De volta às ruas, ele tenta começar do zero, fazendo amizade com um cão mal-humorado e se apaixonando por um voluntário do Exército de Salvação.

País: Finlândia

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama Mundial no 4º Festival do Rio (2002)


Herói, de Zhang Yimou

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2003

Sinopse: Na antiga China, um lutador sem importância está sendo homenageado por derrotar três dos mais perigosos inimigos do rei. Quando o desconhecido narra suas batalhas contra os assassinos Broken Sword, Flying Snow e Moon, o rei começa a questionar alguns dos detalhes. Como o desconhecido não é encontrado, o rei coloca sua própria visão sobre os eventos. 

País: China

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Prime Video e Apple TV

Exibido na mostra Panorama Mundial no 6º Festival do Rio (2004)


O Crime do Padre Amaro, de Carlos Carrera

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2003

Sinopse: O recém-ordenado padre Amaro é enviado a uma pequena cidade para trabalhar na paróquia local. Ao se apaixonar pela bela devota Amélia, uma tragédia sem precedentes marcará sua vida. Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.

País: México

Onde assistir: Max, Claro TV+, Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Première Latina no 4º Festival do Rio (2002)


O Filho da Noiva, de Juan José Campanella

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2002

Sinopse: Aos 42 anos, Rafael Belvedere está passando por uma crise. Ele vive à sombra de seu pai, se sente culpado por raramente visitar sua mãe idosa, sua ex-esposa diz que ele não passa tempo suficiente com a filha e ele ainda não se comprometeu com a namorada. No seu momento mais baixo, um pequeno infarto o reúne com Juan Carlos, um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado.

País: Argentina

Exibido na mostra Première Latina no 4º Festival do Rio (2002)


Elling, de Petter Næss

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2002

Sinopse: Elling, um homem de 40 anos, sensível e aspirante a poeta, é enviado a uma instituição psiquiátrica quando sua mãe, que o acolheu durante toda a sua vida, morre. Lá, ele conhece Kjell Bjarne, um gigante gentil e virgem obcecado por mulheres, também na casa dos 40 anos. Juntos, os dois formam uma amizade improvável enquanto enfrentam os desafios de reconstruir suas vidas e encontrar um caminho para a independência e a aceitação, em meio a suas dificuldades emocionais e sociais. 

País: Noruega

Exibido na mostra Panorama Mundial no 4º Festival do Rio (2002)


Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2001

Sinopse: Um acidente de carro fatal na Cidade do México desencadeia uma série de eventos na vida de três pessoas: uma supermodelo, um jovem que deseja fugir com sua cunhada e um homem em situação de rua. Suas vidas são lançadas em situações inesperadas, instigadas pelo destino aparentemente insignificante de um cachorro.

País: México

Exibido na mostra Première Latina no 2º Festival do Rio (2000)


Divided We Fall, de Jan Hřebejk

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2001

Sinopse: Esta história dramática de um herói improvável se passa em uma pequena cidade tcheca ocupada por forças alemãs nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial. Josef e Marie são um casal sem filhos que sonha em ter um bebê — mas, infelizmente, ele é estéril. Um dia, eles reencontram David, um jovem judeu e ex-vizinho que acabou de escapar de um campo de concentração, e decidem escondê-lo em sua casa.

País: Tchéquia

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 3º Festival do Rio (2001)


Fama Para Todos, de Dominique Deruddere

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2001

Sinopse: Quando um pai de família perde o emprego de repente, ele faz de tudo para que sua filha se torne uma cantora de sucesso. Num encontro por acaso, ele acaba sequestrando a maior estrela pop do país e a mantém em cativeiro, exigindo que a indústria da música dê uma chance à filha.

País: Bélgica

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 3º Festival do Rio (2001)


O Gosto dos Outros, de Agnès Jaoui

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2001

Sinopse: Castella (Jean-Pierre Bacri) é um empresário bem-sucedido, mas deslocado em um mundo que muda rápido demais. Mais por tédio do que por interesse, ele aceita acompanhar sua esposa Angélique (Christiane Millet) a uma apresentação de Bérénice, de Racine. Para sua surpresa, ele fica profundamente tocado pela força e beleza da atuação da protagonista, Clara (Anne Alvaro). O destino acaba aproximando esses dois opostos quando Castella decide aprender inglês — e descobre que sua professora é ninguém menos que Clara.

País: França

Exibido na mostra Foco França no 3º Festival do Rio (2001)


Tudo Sobre a Minha Mãe, de Pedro Almodóvar

  • Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2000

Sinopse: Após a morte de seu amado filho adolescente em um acidente, Roth deixa Madri para Barcelona para lidar com sua dor, ficar com velhos amigos e – talvez – entrar em contato com o pai – distante- que o menino nunca conheceu.

País: Espanha

Onde assistir: MUBI, Telecine, Prime Video (com assinatura premium), Globoplay (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 1º Festival do Rio (1999)


Solomon & Gaenor, de Paul Morrison

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2000

Sinopse: Em 1911, um jovem judeu no País de Gales tenta ganhar a vida vendendo tecidos de porta em porta, mas para isso precisa esconder suas origens. Em uma de suas vendas, ele conhece e se apaixona por uma jovem recatada, filha de um pai obstinado e com um irmão que odeia judeus. Os dois se apaixonam e a moça fica grávida, mas só então ela descobre os segredos do rapaz. Quando estouram tumultos antijudaicos, o romance do casal ganha um drástico desfecho.

País: Reino Unido

Onde assistir: Belas Artes à la Carte

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 1º Festival do Rio (1999)


Vida Prometida, de Régis Wargnier

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2000

Sinopse: Junho de 1946: Stalin convida emigrantes russos a retornarem à pátria. Mas é uma armadilha — quando um navio cheio de repatriados chega da França a Odessa, apenas um médico e sua família escapam da execução ou da prisão. Ele e sua esposa francesa (que tem o passaporte rasgado na chegada) são enviados para Kiev. Enquanto ela quer voltar para a França o quanto antes, ele sabe que agora são prisioneiros do regime e que cada passo precisa ser calculado com extremo cuidado.

País: França

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 2º Festival do Rio (2000)


Himalaya, de Eric Valli

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2000

Sinopse: Em uma vila no noroeste do Himalaia, Tinl, um carismático e experiente chefe local que acaba de perder seu filho mais velho, se recusa a permitir que o jovem Karma lidere a caravana de iaques. Como resultado, os dois acabam partindo em rotas diferentes, cada um guiando sua própria expedição. Esta é a história da rivalidade entre eles, enfrentando os desafios e a imponência das montanhas do Himalaia.

País: Nepal

Exibido na mostra Ventos do Oriente no 2º Festival do Rio (2000)


Central do Brasil, de Walter Salles

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1999

Sinopse: Dora escreve cartas na estação Central do Brasil para pessoas analfabetas. Quando uma de suas clientes é atropelada, seu filho Josué fica perdido na estação. A contragosto, Dora acolhe o menino e o leva aos confins do Nordeste, à procura do pai.

País: Brasil

Onde assistir: Netflix, Globoplay, Telecine

Exibido na mostra Cine Brasil no 1º Festival do Rio (1999) e na mostra Clássicos & Cults no 20º Festival do Rio (2018)


Tango, de Carlos Saura

  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1999

Sinopse: Um famoso diretor teatral está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango. Quando um mafioso que está investindo na produção traz sua amante para um teste para o elenco, um triângulo amoroso mortal tem início.

País: Argentina

Onde assistir: Mercado Livre Play, Looke, NetMovies, PlutoTV e Prime Video (com assinatura premium)

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no 1º Festival do Rio (1999)


Siga o Festival do Rio nas redes sociais:


O Festival do Rio conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.



    Voltar

    Edição 2024