Talents Rio 2025: entenda quais são os critérios de concessão de bolsas para o programa de formação audiovisual Iniciativa é promovida pelo Festival do Rio em parceria com o Goethe-Institut e a Berlinale Talents, conta com apoio do Projeto Paradiso, e visa ampliar a diversidade de perfis e vivências presentes no programa
Para sua edição de 2025, o Talents Rio, programa de formação profissional promovido pelo Festival do Rio em parceria com o Goethe-Institut e a Berlinale Talents, com apoio do Projeto Paradiso, oferecerá bolsas para apoiar financeiramente participantes que não tenham condições de arcar com despesas de viagem e alimentação.
A medida visa ampliar a diversidade de perfis e vivências presentes no programa, reafirmando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à formação no setor audiovisual.
Vertente brasileira das iniciativas internacionais da Berlinale Talents, um dos pilares do Festival de Berlim, o programa Talents Rio 2025 contará com três disciplinas de formação dedicadas a áreas estratégicas do universo cinematográfico, acompanhando a expansão das categorias de formação realizadas na edição de 2024: Crítica, Desenho de Audiência e Preservação Audiovisual. As inscrições estão abertas e as pessoas candidatas podem preencher o formulário de inscrição até o dia 30 de julho (acesse este link para se inscrever).
Durante o processo de inscrição, cada candidato deve preencher um formulário geral, que inclui o envio de uma biografia, respostas a um questionário específico de sua área de atuação e uma amostra de trabalho em formato PDF. As três disciplinas que integram o programa (Crítica, Desenho de Audiência e Preservação Audiovisual) possuem requisitos próprios de elegibilidade e critérios específicos para avaliação do material submetido.
Além dessas etapas, todas as pessoas que se inscrevem no Talents Rio 2025 deverão indicar, no formulário de candidatura, se consideram ou não estarem aptas a receber apoio financeiro. Ao marcar essa opção, espera-se que o candidato leve em consideração um conjunto de aspectos que guiará a análise dos pedidos de bolsa, ainda que nenhuma documentação formal (comprovante de renda, por exemplo) seja exigida no ato da inscrição.
Importante: os participantes que não forem contemplados com bolsa deverão arcar com seus próprios custos de viagem e subsistência durante o programa. O Talents Rio, no entanto, oferecerá hospedagem em quartos de hotel duplos para todos os participantes do programa.
Entre os fatores considerados pelo comitê de seleção estão: raça/cor; gênero; pertencimento a comunidades tradicionais, rurais ou periféricas; ter estudado em escola pública ou sido bolsista em instituições privadas; ter participado de projetos sociais, culturais ou comunitários; ser beneficiário ou ex-beneficiário de programas sociais do governo; e integrar grupos minorizados socialmente. Esses elementos podem ser mencionados na biografia do candidato como forma de contextualizar sua trajetória e reforçar os motivos pelos quais se declara elegível à bolsa.
As inscrições para o Talents Rio 2025 devem ser feitas pela plataforma oficial da Berlinale Talents (clique neste link para acessar).
O resultado será divulgado até o dia 11 de agosto. Os participantes selecionados serão avisados via e-mail. A convocatória com instruções detalhadas estão disponíveis no site do Festival do Rio, neste link.
Para participar do Talents Rio 2025 nas categorias de Crítica e Desenho de Audiência, é preciso ter ao menos dois anos de atuação profissional na área escolhida.
Para a disciplina de Crítica, é necessário que o candidato tenha atuado como crítico, jornalista ou ensaísta, com publicações regulares em veículos impressos, audiovisuais ou digitais voltados à análise de filmes, ou com foco na cobertura da indústria cinematográfica.
Na categoria de formação de Desenho de Audiência, podem se inscrever profissionais com experiência com curadoria, programação e diversas outras atividades que promovam a conexão entre filmes e público, em cargos de responsabilidade em festivais, cineclubes, plataformas de streaming, salas de cinema ou outros ambientes de encontro entre as audiências e o cinema.
Para a disciplina de Preservação Audiovisual, o tempo de experiência no campo não é um critério de elegibilidade. Profissionais de qualquer área do campo audiovisual podem se inscrever para esta disciplina.
As atividades acontecem entre 5 e 10 de outubro, durante a 27ª edição do Festival do Rio, que neste ano será realizado entre os dias 2 e 12 do mesmo mês.
Mais informações em: https://www.berlinale-talents.de/bt/page/c/apply
Sobre o Berlinale Talents
O Berlinale Talents é definido como um "programa de desenvolvimento de talentos que explora o como e o porquê de fazer filmes". Ele ocorre desde 2003 como parte do Festival Internacional de Cinema de Berlim e possui uma comunidade de mais de 9.000 ex-alunos de 150 países. Dessa rede de ex-alunos, a rede brasileira congrega mais de 320 talentos.
O programa traz em sua proposta a ideia de ser um hub de encontros e debates, com painéis, workshops e eventos de networking. Os candidatos escolhem áreas de trabalho específicas e, se selecionados, têm acesso a uma programação geral, bem como a uma específica para sua área escolhida.
Sobre o Talents International
O Berlinale Talents tem a internacionalização como um de seus princípios e desenvolve projetos com estruturas similares às apresentadas em Berlim, mas conservam suas perspectivas regionais únicas e aproveitam as redes dos festivais de cinema locais. O Talents Rio é um dos desdobramentos internacionais do projeto, que também foi desenvolvido em cidades como Buenos Aires (Argentina), Durban (África do Sul), Beirute (Líbano), Guadalajara (México), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) e Tóquio (Japão).
Mais informações sobre as diferentes ações do Berlinale Talents podem ser encontradas no site https://www.berlinale-talents.de/bt/page/c/talentsinternational.
Sobre o Goethe-Institut
Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut conecta pessoas em todo o mundo, promovendo o intercâmbio cultural, a formação e os debates sobre a sociedade em contexto internacional, além de apoiar o ensino e a aprendizagem da língua alemã. Em colaboração com parceiras e parceiros, atua na reflexão sobre os desafios e oportunidades globais, reunindo diferentes perspectivas em um diálogo baseado na confiança. A escuta ativa e o exercício da reflexão são compreendidos como chaves para o entendimento. A atuação da instituição é orientada pelos princípios da transparência, da diversidade e da sustentabilidade, valores que norteiam seus serviços e sua forma de trabalho.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é um dos maiores da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira. Na área profissional e de negócios, o RioMarket reúne executivos, talentos e profissionais do audiovisual.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Newsletter
Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio
Voltar