Talents Rio 2025: Festival do Rio, Goethe-Institut e a Berlinale Talents abrem inscrições para programa de formação de profissionais do audiovisual Com foco em capacitação e inclusão, iniciativa abre pela primeira vez inscrições para a disciplina de Preservação Audiovisual, um dos três eixos temáticos do projeto, que também conta com as disciplinas de Crítica e Desenho de Audiência
Estão abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para a edição de 2025 do Talents Rio, programa de formação profissional voltado ao setor audiovisual promovido pelo Festival do Rio, em parceria com o Goethe-Institut e a Berlinale Talents, com apoio do Projeto Paradiso. A iniciativa integra a programação oficial da 27ª edição do festival, que acontece entre os dias 2 e 12 de outubro.
As pessoas interessadas podem se inscrever clicando neste link.
Após o sucesso da expansão realizada no programa em 2024, que marcou a incorporação das áreas de Desenho de Audiência e Preservação Audiovisual ao tradicional programa anteriormente conhecido como Talent Press Rio (realizado entre 2016 e 2022), dedicado à disciplina de Crítica, o programa avança mais um passo em 2025: pela primeira vez a disciplina de Preservação Audiovisual abre inscrições ao público.
Em 2024, a disciplina Preservação Audiovisual recebeu destaque como um projeto-piloto no qual profissionais e participantes convidados discutiram a construção de um currículo para a disciplina, que agora se abre a participantes. A medida atende à crescente demanda por formação e qualificação em uma área considerada estratégica e de grande importância para a memória, presente e futuro do cinema brasileiro.
Com três frentes de formação — Crítica, Desenho de Audiência e Preservação Audiovisual — o desdobramento brasileiro do projeto Berlinale Talents reafirma seu compromisso em capacitar novos talentos e estimular a circulação de ideias em torno dos bastidores da criação, exibição, conservação e pensamento na área cinematográfica do país.
O programa oferece oficinas, mesas de debates, masterclasses, exibição de filmes e atividades abertas ao público, promovendo o cruzamento de experiências entre participantes de diferentes perfis, regiões e trajetórias. Todas as atividades ocorrem durante os dias de festival, em meio à programação do Festival do Rio e do RioMarket.
Nesta edição, o Talents Rio oferecerá um número limitado de bolsas para cobrir despesas de viagem e estadia. Essas bolsas serão concedidas exclusivamente pelo comitê de seleção, com base em critérios socioeconômicos definidos no edital do programa. As passagens aéreas serão emitidas conforme as datas oficiais do Talents Rio. Caso a pessoa participante deseje chegar ao Rio de Janeiro antes do início do programa ou prolongar sua estadia após o término, eventuais custos adicionais serão de sua responsabilidade. A inclusão de ações afirmativas busca ampliar o alcance do programa e fomentar a diversidade de olhares na construção do audiovisual brasileiro contemporâneo.
Sob a coordenação de Pedro Butcher (coordenador geral e coordenador da disciplina de Crítica), Talita Arruda (Desenho de Audiência) e Lila Foster (Preservação Audiovisual), o Talents Rio contará com mentores convidados, especialistas e profissionais do setor para conduzir as atividades formativas.
Convidados durante coquetel no Goethe-Institute durante o programa Talents Rio 2024 — Foto: Christian Rodrigues
Na edição do ano passado, nomes como Drika Oliveira, Gabriela Queiróz, Debora Butruce, João Paulo Reis, Rafael Sampaio, Cadu Marconi, Rafael de Luna, Milena Manfredini, Lia Bahia, João Luiz Vieira, Inês Aisengart, Fernanda Oliveira, Felipe Lopes, entre outros, contribuíram com encontros que abordaram desde a crítica e curadoria até estratégias de preservação e formação de público.
Para Ilda Santiago, diretora-executiva do Festival do Rio, a ampliação do Talents Rio é fundamental para que o projeto se consolide como um espaço de formação que pensa o cinema em todas as suas dimensões.
“Abrir inscrições para a disciplina de Preservação é um passo importante para o Talents Rio e para o próprio audiovisual brasileiro. A preservação é uma área estratégica, mas historicamente negligenciada. Ampliar o número de disciplinas do Talents com inscrições abertas ao público é também ampliar o olhar sobre o cinema: olhar para os arquivos, para a memória, para as pessoas que cuidam dessas imagens e garantem que elas sigam vivas e acessíveis no futuro.”
Ela completa:
“Nossa ideia é que o Talents Rio seja um espaço de escuta, troca e construção coletiva. Nosso objetivo é criar condições reais de formação e acesso para quem quer desenvolver seus talentos para trabalhar com cinema e com o audiovisual em suas múltiplas frentes. Agradecemos profundamente aos nossos parceiros e apoiadores, Goethe-Institut e Berlinale Talents, que tornam essa iniciativa possível e nos ajudam a seguir fortalecendo pontes entre diferentes saberes, gerações e regiões do Brasil e do mundo lusófono.”
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial da Berlinale Talents (acesse aqui). A seguir, saiba alguns detalhes sobre prazos, elegibilidade e documentos necessários para o cadastro de inscritos.
Prazo para inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho de 2025. O resultado será divulgado até o dia 11 de agosto nos sites do Festival do Rio, Goethe-Institut e Berlinale Talents. As atividades acontecem entre 5 e 10 de outubro, durante a 27ª edição do Festival do Rio.
Elegibilidade
O Talents Rio 2025 é voltado a profissionais do setor audiovisual interessados nas áreas de Crítica, Desenho de Audiência e Preservação. Os critérios de elegibilidade variam de acordo com a disciplina:
- Crítica: é necessário atuar profissionalmente há pelo menos dois anos como crítico, jornalista ou ensaísta, com publicações regulares em veículos impressos, audiovisuais ou digitais voltados à análise de filmes, ou com foco na cobertura da indústria cinematográfica.
- Desenho de Audiência: podem se inscrever profissionais com no mínimo dois anos de experiência com curadoria, programação e diversas outras atividades que promovam a conexão entre filmes e público, em cargos de responsabilidade em festivais, cineclubes, plataformas de streaming, salas de cinema ou outros ambientes de encontro entre as audiências e o cinema.
- Preservação Audiovisual: profissionais de qualquer área do audiovisual podem se candidatar — incluindo educação, produção, distribuição, exibição e preservação — desde que demonstrem interesse claro por preservação e/ou estejam desenvolvendo um projeto relacionado ao tema.
Candidatura
O processo de inscrição é realizado integralmente online e inclui:
- Preenchimento de formulário com dados pessoais e biografia;
- Respostas a questionário específico na disciplina escolhida;
- Envio de amostra de trabalho que demostre o percurso profissional, motivações e competências da pessoa candidata.
Todas as atividades do Talents Rio são presenciais e gratuitas. O programa oferece credenciamento oficial para o Festival do Rio e hospedagem para todos os participantes. Um número limitado de bolsas poderá ser concedido para custeio de passagens e alimentação, com base em critérios socioeconômicos. Os participantes que não receberem bolsa deverão arcar com seus próprios custos de viagem e estadia durante o programa. O Talents Rio, no entanto, oferecerá hospedagem em quartos duplos de hotel para todos os participantes selecionados.
Documentos para inscrição
Além do formulário e do questionário, cada disciplina exige a submissão de um documento específico em PDF (máximo de 5 páginas — 6 páginas exclusivamente nas inscrições para a disciplina Crítica — e 5 MB):
- Crítica: três textos autorais publicados nos últimos 12 meses (resenhas, entrevistas ou ensaios), com indicação de veículo, data e alcance. Pelo menos um dos textos deve ser uma crítica.
- Desenho de Audiência: descrição de duas experiências práticas (festivais, campanhas, espaços de exibição etc.) que demonstrem sua atuação na área. Devem constar informações sobre estratégias, resultados, público-alvo, desafios e impacto.
- Preservação Audiovisual: carta de motivação respondendo a perguntas sobre o papel da preservação audiovisual, a situação na região de origem do candidato, suas expectativas em relação ao programa e sua atuação ou interesse na área. Projetos ou experiências anteriores em preservação também podem ser incluídos.
Mais informações em: https://www.berlinale-talents.de/bt/page/c/apply
Sobre o Berlinale Talents
O Berlinale Talents é definido como um "programa de desenvolvimento de talentos que explora o como e o porquê de fazer filmes". Ele ocorre desde 2003 como parte do Festival Internacional de Cinema de Berlim e possui uma comunidade de mais de 9.000 ex-alunos de 150 países. Dessa rede de ex-alunos, a rede brasileira congrega mais de 320 talentos.
O programa traz em sua proposta a ideia de ser um hub de encontros e debates, com painéis, workshops e eventos de networking. Os candidatos escolhem áreas de trabalho específicas e, se selecionados, têm acesso a uma programação geral, bem como a uma específica para sua área escolhida.
Sobre o Talents International
O Berlinale Talents tem a internacionalização como um de seus princípios e desenvolve projetos com estruturas similares às apresentadas em Berlim, mas conservam suas perspectivas regionais únicas e aproveitam as redes dos festivais de cinema locais. O Talents Rio é um dos desdobramentos internacionais do projeto, que também foi desenvolvido em cidades como Buenos Aires (Argentina), Durban (África do Sul), Beirute (Líbano), Guadalajara (México), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) e Tóquio (Japão).
Mais informações sobre as diferentes ações do Berlinale Talents podem ser encontradas no site https://www.berlinale-talents.de/bt/page/c/talentsinternational.
Sobre o Goethe-Institut
Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut conecta pessoas em todo o mundo, promovendo o intercâmbio cultural, a formação e os debates sobre a sociedade em contexto internacional, além de apoiar o ensino e a aprendizagem da língua alemã. Em colaboração com parceiras e parceiros, atua na reflexão sobre os desafios e oportunidades globais, reunindo diferentes perspectivas em um diálogo baseado na confiança. A escuta ativa e o exercício da reflexão são compreendidos como chaves para o entendimento. A atuação da instituição é orientada pelos princípios da transparência, da diversidade e da sustentabilidade, valores que norteiam seus serviços e sua forma de trabalho.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é um dos maiores da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira. Na área profissional e de negócios, o RioMarket reúne executivos, talentos e profissionais do audiovisual.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Newsletter
Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio
Voltar