Publicado em 01/08/2025


Convidados durante coquetel no Goethe-Institute durante o programa Talents Rio 2024 — Foto: Christian Rodrigues

O Talents Rio 2025, programa de formação de profissionais do audiovisual promovido pelo Festival do Rio, em parceria com o Goethe-Institut e a Berlinale Talents, com apoio do Projeto Paradiso, registrou um crescimento expressivo no número de candidaturas. Foram 176 inscrições nesta edição, contra 73 em 2024, um aumento de 141%.

As inscrições vieram de todas as regiões do Brasil, com estados como Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros, representados. O programa também recebeu candidaturas de outros países de Língua Portuguesa, como Angola e Portugal, reforçando a dimensão internacional da iniciativa.

Os selecionados serão anunciados neste mês de agosto, e as atividades acontecem entre 5 e 10 de outubro, durante a 27ª edição do Festival do Rio, marcada para os dias 2 a 12 de outubro de 2025.

O Talents Rio é um desdobramento do Berlinale Talents, que através da iniciativa Talents International, internacionaliza a proposta do programa originalmente criado no âmbito do tradicional Festival de Berlim. A edição brasileira busca qualificar profissionais, estimular ideias e debater desafios e tendências do setor.

Em 2025, o Talents Rio consolida a expansão do programa realizada na edição anterior, que hoje conta com três disciplinas de formação: Crítica, Desenho de Audiência e Preservação Audiovisual, que pela primeira vez abriu inscrições para o público.

Sob a coordenação de Pedro Butcher (coordenador geral e coordenador da disciplina de Crítica), Talita Arruda (Desenho de Audiência) e Lila Foster (Preservação Audiovisual), o Talents Rio contará com mentores convidados, especialistas e profissionais do setor para conduzir as atividades formativas.

Na edição do ano passado, nomes como Drika Oliveira, Gabriela Queiróz, Debora Butruce, João Paulo Reis, Rafael Sampaio, Cadu Marconi, Rafael de Luna, Milena Manfredini, Lia Bahia, João Luiz Vieira, Inês Aisengart, Fernanda Oliveira, Felipe Lopes, entre outros, contribuíram com encontros que abordaram desde a crítica e curadoria até estratégias de preservação e formação de público.

Sobre o Berlinale Talents

O Berlinale Talents é definido como um "programa de desenvolvimento de talentos que explora o como e o porquê de fazer filmes". Ele ocorre desde 2003 como parte do Festival Internacional de Cinema de Berlim e possui uma comunidade de mais de 9.000 ex-alunos de 150 países. Dessa rede de ex-alunos, a rede brasileira congrega mais de 320 talentos.

O programa traz em sua proposta a ideia de ser um hub de encontros e debates, com painéis, workshops e eventos de networking. Os candidatos escolhem áreas de trabalho específicas e, se selecionados, têm acesso a uma programação geral, bem como a uma específica para sua área escolhida.

Sobre o Talents International

O Berlinale Talents tem a internacionalização como um de seus princípios e desenvolve projetos com estruturas similares às apresentadas em Berlim, mas conservam suas perspectivas regionais únicas e aproveitam as redes dos festivais de cinema locais. O Talents Rio é um dos desdobramentos internacionais do projeto, que também foi desenvolvido em cidades como Buenos Aires (Argentina), Durban (África do Sul), Beirute (Líbano), Guadalajara (México), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) e Tóquio (Japão).

Mais informações sobre as diferentes ações do Berlinale Talents podem ser encontradas no site https://www.berlinale-talents.de/bt/page/c/talentsinternational

Sobre o Goethe-Institut

Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut conecta pessoas em todo o mundo, promovendo o intercâmbio cultural, a formação e os debates sobre a sociedade em contexto internacional, além de apoiar o ensino e a aprendizagem da língua alemã. Em colaboração com parceiras e parceiros, atua na reflexão sobre os desafios e oportunidades globais, reunindo diferentes perspectivas em um diálogo baseado na confiança. A escuta ativa e o exercício da reflexão são compreendidos como chaves para o entendimento. A atuação da instituição é orientada pelos princípios da transparência, da diversidade e da sustentabilidade, valores que norteiam seus serviços e sua forma de trabalho.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é um dos maiores da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira. Na área profissional e de negócios, o RioMarket reúne executivos, talentos e profissionais do audiovisual.


Siga o Festival do Rio nas redes sociais:


O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio - por meio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio



    Voltar