Publicado em 26/09/2023

O Festival do Rio é a vitrine do melhor do cinema mundial. Nesta edição, todos filmes premiados do Un Certain Regard (‘Um certo olhar’ em português) de 2023 vão ser exibidos na programação da 25a edição do evento, que acontece de 5 a 15 de outubro. A mostra paralela do Festival de Cannes é reconhecida por reunir audaciosos e inovadores, com narrativas não-tradicionais.

Confira a lista dos filmes e os prêmios que receberam por lá:

How to Have Sex, de Molly Manning Walker

Três adolescentes britânicas acumulam ritos de passagem durante as férias bebendo, dançando e transando, no que deveria ser o melhor verão de suas vidas. Enquanto se movimentam pelas ruas ensolaradas de Mália, na Grécia, elas navegam pelas complexidades do sexo, consentimento e autodescoberta. Um retrato dolorosamente familiar do início da vida adulta e de como as primeiras experiências sexuais devem — ou não — acontecer. Prêmio de Melhor Filme da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

Cães de Caça, de Kamal Lazraq


Nos subúrbios de Casablanca, Hassan e Issam, pai e filho, vivem realizando pequenos trabalhos criminosos para a máfia local. Certa noite, eles são encarregados de sequestrar um homem e enfrentam dificuldades quando as coisas não saem como o planejado. Vencedor do Prêmio do Júri da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

A Mãe de Todas as Mentiras, de Asmae El Moudir


A cineasta marroquina Asmae El Moudir quer saber por que existe apenas uma fotografia de sua infância e a menina retratada sequer é ela. Asmae decide explorar os mistérios do passado criando uma réplica artesanal do bairro onde cresceu, em Casablanca. A partir de então, ela questiona as histórias que sua mãe, seu pai e sua avó contam sobre sua casa e o país. Lentamente, ela começa a desvendar as camadas de farsa e esquecimento intencional que moldaram sua vida. Prêmios de Melhor Direção da mostra Un Certain Regard e Melhor Documentário no Festival de Cannes 2023.

Adeus, Julia, de Mohamed Kordofani

Destroçada pela culpa após encobrir um assassinato, Mona — uma cantora sudanesa do norte aposentada, que vive um casamento tenso — tenta se redimir abrigando em casa a viúva do falecido, uma sudanesa do sul chamada Julia, e seu filho. Incapaz de confessar o que fez, Mona decide deixar o passado para trás e se ajustar ao novo estado das coisas, sem saber que a turbulência do país pode adentrar sua casa e colocá-la face a face com seus pecados. Vencedor do Prêmio da Liberdade da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a ditadura militar, o Estado brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência. Prêmio de Melhor Equipe da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

Augúrio, de Baloji

Acompanhando o retorno de Koffi à sua terra natal após ter sido banido pela família, Augúrio explora o peso das crenças sobre o destino de cada um através de quatro personagens. Acusados de bruxaria e feitiçaria, todos estão entrelaçados e guiam uns aos outros pela fantasmagoria da África. Vencedor do Prêmio New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

...

O Festival do Rio conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e com apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da Rio Filme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.




Voltar

Edição 2023