Publicado em 06/10/2016

As vidas de três mulheres bem diferentes, com sonhos e realidades contrastantes, se entrecruzam na cidadezinha de Livingston, no estado de Montana, no interior dos Estados Unidos. O enredo de Certas Mulheres (Certain Women) é simples e delicado. Mas o olhar de uma diretora que já se revelou uma exímia contadora de histórias como Kelly Reichardt faz do filme um dos pontos altos do Festival do Rio 2016. Some-se à direção precisa a presença cênica de três grandes atrizes e o filme tem tudo para se tornar um programa emocionante. Michelle Williams, Laura Dern e Kristen Stewart imprimem um ritmo hipnótico ao filme, que, com maestria, vai comparando os conflitos e sonhos de mulheres que têm algo em comum: o desejo de independência. 

Certain Women recebeu muitos elogios da crítica. O crítico David Morgan, da CBS News, observou que a paisagem de Montana em Certain Women é repleta de silêncios e momentos de contemplação, como o cinema de Kelly Reichardt. E o filme se pauta por um ritmo semelhante aos de outros da diretora, como O atalho (Meek's Cutoff)Night Moves ou Wendy and Lucy. O crítico A. O Scott, do New York Times, nomeou Certas Mulheres (Certain Women) como um dos filmes que "defendem a dignidade humana", em meio a um mundo crescentemente adverso, na programação do New York Film Festival 2016, ao lado de Tony Erdmann (de Maren Ade) e I, Daniel Blake (de Ken Loach). 

Kelly Reichardt gosta de grandes viagens e de personagens femininas independentes. Com Wendy and Lucy, ela contou a história de uma garota que atravessa os Estados Unidos na companhia de um cachorro. O filme conquistou corações, mentes e um lugar nas seleções oficiais dos festivais de Cannes, Toronto e New York. Michelle Williams entrou com perfeição na pele da garota americana independente em busca de seus sonhos. 

Em O Atalho (Meek's Cutoff), ela abordou o drama dos imigrantes da conquista do Oeste americano, na história de uma família de posseiros, que sofre uma emboscada em 1845, no estado do Oregon. O filme teve forte repercussão, e outra vez pelo desempenho eletrizante de Michelle Williams.

A diretora Kelly Reichardt não é tão distante de suas personagens, que gostam de afirmar sua independência. Ela cresceu em Miami, numa família de investigadores de polícia. Seu interesse pela fotografia veio da câmera fotográfica que seu pai usava para documentar cenas de crimes. Desenvolveu um olhar atento para os detalhes, as minúcias do cotidiano, as mudanças pequenas de humor, as explosões que são lentamente temperadas até que uma faísca deixa tudo a perder. E foi construindo histórias assim que Kelly passou a se conhecida como uma das mais envolventes cineastas do cinema indie americano. Baixo orçamento, histórias provocantes, atrizes fortes, com desempenhos marcantes. E à frente de todas, Michelle Williams.

Agora não é diferente: lá está Michelle Williams, interpretando uma personagem que está tentando construir um lar; lá está Kristen Stewart, que faz uma jovem advogada, um tanto ingênua, com a sensibilidade à flor da pele, na medida de sua descoberta diante do mundo. No terceiro polo deste precário equilíbrio feminino está a personagem de Laura Dern, uma advogada experiente, às voltas com um caso difícil, que a obriga a observar-se a si mesma entre o ceticismo e a auto-ironia. Todas vivem na cidadezinha de Livingston, Montana. E adiante uma quarta mulher surge para completar o quadro dessas certas mulheres independentes de que fala o filme. Certas Mulheres (Certain Women) tem sessões dias 7, 9 e 15 de outubro.


Saiba mais sobre o filme

CERTAS MULHERES (Certain Women), direção de Kelly Reichardt. 

Com Michelle Williams, Kristen Stewart, Laura Dern e outros.

A história de mulheres fortes que vivem intensamente na cidade de Livingston, Montana. A advogada Laura Wells é chamada para representar Fuller, um operário vitima de um acidente de trabalho que parece não ouvi-la. Perto dali, Gina e Ryan decidem construir uma nova casa, com sua desinteressada filha Guthrie. Fora da cidade, uma jovem rancheira cuida de animais enquanto cultiva uma obsessão por Elizabeth, uma advogada recém-formada. Com o céu de Montana ao fundo, essas mulheres procuram sua forma de moldar o mundo. Com Michelle Williams, Kristen Stewart e Laura Dern. Sundance 2016.


http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/certain-women




Voltar

Edição 2023