Publicado em 08/08/2022

COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA, PROGRAMA COMEÇA PELA CIDADE DA BAIXADA FLUMINENSE, ENTRE 9 E 11 DE AGOSTO

Duque de Caxias é a primeira cidade do Rio de Janeiro contemplada pelo projeto especial Cinema Circulação. Uma iniciativa do Festival do Rio, em parceria com a FUNARJ, o programa leva mostra de filmes e oficinas de audiovisual para a cidade da Baixada Fluminense entre os dias 9 e 11 de agosto. Toda programação é gratuita. 

Entre os filmes - seis ao todo -, serão exibidos títulos nacionais recentes e de temática variada. No caso de Caxias serão projetados os seguintes filmes: A Batalha do Passinho (direção de Emílio Domingos), Eduardo e Mônica (René Sampaio), A Quem Interessa a Ignorância (Alexandre Carvalho), Alice Jr (Gil Baroni), Eleições (Alice Riff) e Medida Provisória (Lázaro Ramos).   

Em paralelo, serão ministradas quatro oficinas sobre os mais diferentes setores que fazem parte da produção cinematográfica. Duque de Caxias receberá os workshops “Roteiro e Storyboard”, ministrado pelo professor de cinema da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Alexandre Guerreiro; “Fotografia”, com a jornalista e fotógrafa Bete Bullara; “Brinquedos Óticos”, por Victor França da Silva; e “Cinema e Literatura” (Alexandre Guerreiro).

As ações no município de Duque de Caxias vão acontecer no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. A programação é voltada para os alunos do estabelecimento e também para os moradores locais.

Uma parceria do Festival do Rio com a FUNARJ, o Cinema Circulação tem como objetivo contribuir para a democratização do amplo acesso à cultura. As demais cidades participantes do programa serão Nova Iguaçu e Volta Redonda. 

Já a 24ª edição do Festival do Rio acontece entre 06 e 16 de outubro de 2022.

Sobre as oficinas:

ROTEIRO E STORYBOARD: Exercícios de criação de narrativas audiovisuais, utilizando as técnicas tradicionais de organização de narrativas dramáticas, analisadas através da exibição de curtas-metragens. Regras de formatação, como storyline, escaleta, argumento e roteiro. Exercícios de criação. Roda de leitura e análise dos trabalhos realizados.

Ministrado por: Alexandre Guerreiro

Público-alvo: pessoas acima de 16 anos

Nº de participantes: 30 pessoas

Duração: 4 horas

FOTOGRAFIA: Análise de fotografias para aprofundar o entendimento dos elementos técnicos que compõem essa linguagem. Exercícios que visam a apuração do olhar, a concentração e devida atenção à composição das imagens fotográficas e sua expressão. Análise dos trabalhos.

Ministrado por: Bete Bullara

Público-alvo: pessoas acima de 12 anos

Nº de participantes: 40 pessoas

Duração: 4 horas

BRINQUEDOS ÓTICOS: Apresentação dos aparelhos óticos que antecederam a invenção do cinema: taumatrópio, zootrópio, fenaquistoscópio e outras técnicas de criar a ilusão do movimento. Utilização desses aparelhos para criar seus próprios desenhos animados. Propiciam, de forma lúdica e prazerosa, a descoberta científica e a criação artística.

Ministrado por: Victor França da Silva

Público-alvo: pessoas acima de 7 anos

Nº de participantes: 30 pessoas

Duração: 4 horas

CINEMA E LITERATURA: Apresentação das modalidades de adaptação literária para o audiovisual através da leitura de trechos de romances, contos ou poesias e apresentação de trechos e filmes ou curtas metragens baseados nessas obras. Exercícios de roteirização de literatura.

Ministrado por: Alexandre Guerreiro

Público-alvo: pessoas acima de 16 anos

Nº de participantes: 40 pessoas

Duração: 4 horas

Sobre os filmes:

A BATALHA DO PASSINHO: Estilo de dança que cresceu nas favelas do Rio de Janeiro, o passinho tornou-se uma nova forma de dançar o funk carioca. Quando o vídeo de Beiçola e seus amigos, “Passinho Foda”, atingiu o número de 4 milhões de acessos no YouTube, os passinhos de Beiçola começaram a serem reproduzidos nos bailes das comunidades. O documentário mostra a vida dos dançarinos e as proporções que o fenômeno atingiu. 

Direção: Emílio Domingos

Roteiro Emílio Domingos, Julia Mariano

Produção: Brasil

Classificação Livre

EDUARDO E MÔNICA: Em um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, uma série de coincidências leva Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma festa estranha com gente esquisita. A comédia romântica é baseada na música homônima de Renato Russo, da banda Legião Urbana.

Direção: René Sampaio

Elenco: Gabriel Leone, Alice Braga, Victor Lamoglia

Não recomendado para menores de 14 anos

A QUEM INTERESSA A IGNORÂNCIA: Samara (professora), Renan (engenheiro) e Lola (jornalista) são jovens recém graduados em universidades brasileiras graças a políticas de ação afirmativa. Eles viajam pelo país atrás das melhores e piores escolas públicas e ainda confrontam políticos de diferentes partidos na Capital Federal, incluindo o então deputado (e atual Presidente) Jair Bolsonaro.

Direção: Alexandre Carvalho

Elenco: Lola Ferreira, Renan Campari, Samara Viana

Não recomendado para menores de 12 anos

ALICE JR: Em Alice Júnior, Alice (Anne Celestino) é uma adolescente trans cheia de carisma que investe seu tempo fazendo vídeos para o Youtube. Um dia, seu pai, Jean (Emmanuel Rosset), é transferido pela sua empresa do Recife para Araucárias do Sul, uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo. Na nova escola, Alice enfrenta preconceitos ao se deparar com uma sociedade mais retrógrada do que estava acostumada.

Direção: Gil Baroni

Elenco:  Anna Celestino Mota, Emmanuel Rosset, Thaís Schier, Surya Amitrano

Não recomendado para menores de 14 anos

ELEIÇÕES: A rotina do ensino médio de uma escola localizada no centro de São Paulo é alterada por conta das eleições do grêmio estudantil que se aproximam. Durante este período, é possível identificar como as consequências do processo eleitoral afetam as relações entre os alunos, assim como as eleições presidenciais, em proporções bem maiores, conseguem alterar a atmosfera de um país.

Direção: Alice Riff

Não recomendado para menores de 12 anos

MEDIDA PROVISÓRIA: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. O longa é uma adaptação de "Namíbia, Não!", peça de Aldri Anunciação, que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Direção: Lázaro Ramos

Elenco: Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge

Não recomendado para menores de 14 anos

Agenda:

09 de agosto, terça-feira

- 10h/ FILME: A Batalha do Passinho/ Auditório

- 15h30/ FILME: Eduardo e Mônica/ Auditório

10 de agosto, quarta-feira

- 8h30 às 12h30/ OFICINA: Roteiro e Storyboard, com Alexandre Guerreiro/ Sala de aula

- 8h30 às 12h30/ OFICINA: Fotografia, com Bete Bullara/ Sala de vídeo

- 10h/ FILME: A Quem Interessa a Ignorância/ Auditório

- 15h30/ FILME: Alice Jr/ Auditório

11 de agosto, quinta-feira

- 13h às 17h/ OFICINA: Brinquedos Óticos, com Victor França da Silva/ Sala de aula

- 13h às 17h/ OFICINA: Cinema e Literatura/ Alexandre Guerreiro/ Sala de aula

 - 15h30/ FILME: Eleições/ Auditório

 - 18h20/ FILME: Medida Provisória/ Auditório

Endereço: Instituto de Educação Governador Roberto Silveira - R. Gen. Mitre, Nº 587 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto



Voltar

Edição 2023