Publicado em 04/10/2023

O Festival do Rio valoriza a presença do talento nacional, abrindo sua programação para receber, em noites de gala, quatro séries brasileiras. É uma oportunidade única de assistir na tela grande aos primeiros episódios de Amar é para os fortes, criada por Antonia Pellegrino, Camila Augustini e Marcelo D2, para o Prime Video; How to Be a Carioca, que tem Carlos Saldanha como diretor artístico e Joana Mariani como diretora geral da atração, do Star+, João Sem Deus - A Queda de Abadiânia, que traz Marina Person como diretora do primeiro episódio, para o Canal Brasil; e Resistência Negra, dirigido por Mayara Aguiar, para o Globoplay.

As sessões são gratuitas e serão realizadas no Cine Odeon – CCLSR. O público que tiver interesse em acompanhar as projeções deve se inscrever neste link para conferir em primeira mão uma prévia de séries aguardadas e promissoras.

Conheça as séries que serão exibidas:

Amar é para os fortes

A saga de duas mulheres negras cariocas que veem seus destinos entrelaçados para sempre durante uma operação policial no Dia das Mães. Rita perde seu filho de 11 anos, Sushi, para a violência policial, e Edna é mãe de Digão, o policial que matou a criança. Buscando justiça e redenção, ambas irão enfrentar a corrupção policial e a morosidade do sistema judiciário. Rita terá o apoio de seu filho mais velho, o artista plástico Sinistro, que, junto com a comunidade da Maré, lutará por justiça para o irmão.

How to be a carioca

Irene, da Argentina, Matthias, da Alemanha, Nabil, da Síria, Laila, de Israel, e Karima, de Angola, visitam o Rio de Janeiro por diferentes motivos. Cada um a seu modo, eles vivenciam a beleza e o caos da "cidade maravilhosa". Eles conhecem um sujeito especial que os ajuda a resolver os problemas de um jeitinho único: Francisco, um carioca por excelência. No processo, se desfazem de preconceitos, se abrem para novas culturas, adotam perspectivas diferentes e ajudam o Rio a ser mais inclusivo e menos desigual. Exibição dos episódios 1 e 2 da série.

João sem Deus - A Queda de Abadiânia

A vida de duas irmãs muda completamente quando elas cruzam o caminho de João de Deus, famoso líder místico que atrai milhares de pessoas a Abadiânia, Goiás, em busca de cura. Dezessete anos depois, durante a semana que antecede a queda e prisão do "maior curador do Brasil", acusado de cometer centenas de abusos sexuais ao longo de décadas, Cecília, a irmã traumatizada que foi morar em Lisboa, retorna para resgatar Carmem, agora leal funcionária de João. O reencontro familiar se sobrepõe à queda do império de João de Deus.

Resistência Negra

Larissa Luz e Djonga apresentam ‘Resistência Negra’, série documental original ‘Globoplay’ com estreia prevista para novembro. A produção traz um recorte sobre a história dos movimentos negros no Brasil desde as primeiras revoltas anti-escravocratas no Brasil colônia com destaque para a história do Quilombo de Palmares, à aprovação da Lei de Cotas Raciais. O projeto foi levado ao Globoplay pelo babalorixá Ivanir dos Santos, que colheu contribuições dos principais acadêmicos e lideres dos movimentos negros do país. Serão 5 episódios com direção geral de Mayara Aguiar, uma das diretoras da novela Cara e Coragem.

...

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio FIRJAN. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.





Voltar

Edição 2023