Publicado em 13/09/2013

O cineasta filipino Brillante Mendoza surgiu no cenário do cinema mundial em 2005, com seu primeiro longa, Masahista. De lá para cá, se revelou um dos nomes mais prolíficos em atividade, tendo lançado nada menos que 12 filmes. Dentre os mais conhecidos, estão Serbis, o polêmico Kinatay, melhor direção em Cannes, Lola e Em nome de Deus. Com seus olhar realista, Mendoza analisa as várias facetas da sociedade filipina contemporânea. E essa exploração continua em seus dois últimos trabalhos.

Em Vosso ventre, o diretor se volta para a história de Shaleha, moça que vive numa pequena cidade ao sul das Filipinas. Ela acaba de sofrer o terceiro aborto de sua vida e se desespera por não conseguir ter um filho. Ainda que seja a mãe adotiva de seu sobrinho, percebe que Bangas An, seu marido, deseja profundamente um filho seu. Vendo-se sem opção, ela toma uma decisão drástica: vai encontrar uma moça fértil que possa ser a segunda esposa de Bangas An. Mas na noite do casamento, Shaleha sentirá algo até então desconhecido: ciúmes. O longa ganhou uma menção especial do Festival de Veneza.

Já em Sapi, Mendozza cria um misto de sátira e filme de horror sobre os limites do jornalismo para capitalizar em cima de uma história. Dois canais de TV concorrentes correm atrás de assuntos como uma tempestade apocalíptica e um professor de meia-idade possuído pelo demônio. De um lado, está a chefe implacável da maior rede do país; do outro, um patrão preguiçoso que compra algumas imagens de um estranho cinegrafista amador. Até que o filme se transforma em um estudo arrepiante sobre como a junção entre superstições e meios de comunicação podem levar à histeria coletiva, chegando a um resultado perturbador. O filme estreou há pouquíssimo tempo, no Festival de Toronto.

Os dois filmes de Brillante Mendonza já estou confirmados na mostra Panorama desse ano.



Voltar

Edição 2023