Publicado em 04/05/2017

A 56ª Semana da Crítica, em Cannes, terá um filme brasileiro em sua seleção. Do diretor Fellipe Barbosa, o longa-metragem "Gabriel e a montanha" narra a viagem de um jovem cheio de sonhos para a África em 2009. Porém, durante suas andanças, encontros e escaladas, ele acabou morrendo em decorrência de uma hipotermia, em uma trilha no Monte Mulanje, no Malauí. O filme é baseado na história real do economista Gabriel Buchmann e tem João Pedro Zappa como protagonista.

"É quase um documentário-ficção, que trata sobre o conceito de viagem, da relação com o outro", afirmou Charles Tesson, responsável por selecionar os concorrentes da Semaine de La Critique. Este é o segundo filme de ficção de Fellipe que realizou também “Casa Grande”, ganhador de prêmio de público no Festival do Rio, em 2014. 

Outras produções selecionadas pela Semaine de La Critique para 2017 ao lado de "Gabriel e a montanha" são: “Ava”, de Léa Mysius (França); “La Família”, de Gustavo Rondón Córdova (Venezuela); “Makala”, de Emmanuel Gras (França); “Oh Lucy!”, de Atsuko Hirayanagi (Japão – EUA); “Los Perros”, de Marcela Said (Chile); e “Tehran Taboo”, de Ali Soozandeh (Irã – Áustria).

O presidente do júri deste ano será o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, que concorreu à Palma de Ouro 2016 com "Aquarius".




Voltar

Edição 2023